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Sorriso

Município consolida modelo de Saúde Digital e amplia cobertura de atendimentos

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Unindo tecnologia e acolhimento para ampliar o acesso à saúde especializada

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço destacando a ampliação de consultas especializadas e os resultados significativos realizados por meio da estratégia de Saúde Digital, realizada pelo Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS).

Na última segunda-feira (27), o Município ampliou a oferta de atendimentos em especialidades, que agora passam a contar com Endocrinologista, Cardiologia, Reumatologia e Nutrição. Parte dessas consultas foi realizada em unidades de saúde, como a do bairro Rota do Sol, que conta com o suporte do Consultor Digital — ferramenta que conecta pacientes e profissionais de forma ágil e segura, fortalecendo o cuidado e o acesso à saúde especializada.

Os dados apresentados pela Secretaria demonstram o impacto da implementação da saúde digital no município. Desde o início dos atendimentos, no final de julho, os resultados são de 1.786 teletriagens. Dessas triagens, resultaram mais de 1.200 consultas médicas online, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento.

De acordo com o coordenador do projeto em Sorriso, Valdelírio Venites, a tecnologia tem sido a principal aliada na agilidade dos atendimentos. A adesão tem sido crescente, com o Município registrando mensalmente mais de 400 consultas por consultório virtual de atenção primária.

“Sorriso é pioneiro não só para o Estado, mas como país ao abraçar essa ferramenta. Nosso desafio no primeiro momento era entender qual seria essa acessibilidade da população com a tecnologia. E o que percebemos é que a população aderiu e gostou do serviço de telessaúde e telemedicina”.

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A Telessaúde permitiu uma maior flexibilização dos horários, solucionando um antigo problema de longas esperas por consultas. Vanio Jordani explica como a tecnologia tem ajudado a melhorar o tempo e a atender às necessidades da rotina do cidadão, ressaltando a importância do atendimento noturno para quem tem dificuldade de comparecer durante o dia.

“Uma pessoa que trabalha o dia todo e, na parte da noite, tem que acompanhar o pai ou a mãe ou algum familiar em consulta. A gente consegue fixar o horário e fazer o máximo possível para atender naquele horário, para melhorar o atendimento e para que as pessoas possam acessar o serviço com mais qualidade”, detalhou.

Outro ponto de destaque é a infraestrutura de apoio ao diagnóstico. A cidade instalou 12 pontos de eletrocardiograma (ECG), o que permitiu a realização de mais de 3 mil exames até o momento, um avanço fundamental para a saúde cardiovascular da população.

O projeto é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso (CITS), a Telessaúde Efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e a AbraSocial

“A divulgação e o envolvimento local também foram cruciais, contando com o apoio dos presidentes de bairro, dos agentes comunitários de saúde e dos próprios profissionais das equipes que ajudam a levar os serviços do Tele a toda a população”, finaliza o gestor da pasta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Prazo para entrega da declaração de vacinação nas escolas é prorrogado até 23 de janeiro

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Atenção pais e responsáveis

Os pais e responsáveis por crianças e adolescentes que ainda não participaram de ações de vacinação ou não conseguiram atualizar a caderneta ainda têm tempo para regularizar a situação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuam realizando a verificação e atualização das vacinas de rotina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Durante o atendimento, as equipes conferem as doses aplicadas, realizam as vacinas que estiverem faltando e emitem a declaração de vacinação, documento obrigatório para a rematrícula escolar.

Para ter acesso à declaração, é necessário levar a criança ou o adolescente, a caderneta de vacinação e um documento de identificação. A entrega nas unidades escolares será feita em duas etapas:

Primeira etapa: até o dia 19 de novembro;

Segunda etapa: de 19 a 23 de janeiro.

De acordo com Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, a prorrogação do prazo tem o objetivo de facilitar o acesso das famílias às vacinas, garantindo mais tempo para que todas possam atualizar a caderneta de vacinação e entregar o comprovante dentro do prazo escolar, além de reforçar a importância da imunização como forma de cuidado e prevenção.

“Em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, prorrogamos o prazo para que nenhuma criança ou adolescente fique sem o documento por falta de tempo no fim do ano. Manter a caderneta de vacinação em dia é um ato de amor, de cuidado e de responsabilidade. É por meio da imunização que protegemos nossas famílias e evitamos doenças imunopreveníveis”, ressaltou Kátia.

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A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que os pais procurem a UBS mais próxima e garantam a proteção e o bem-estar dos filhos antes do início do próximo ano letivo.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Sorriso apresenta balanço da saúde pública no 2º quadrimestre de 2025

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Relatório destaca avanços, transparência e cumprimento de metas em todas as áreas da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso apresentou, nesta terça-feira (29), o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2025, em audiência pública realizada conforme determina a Lei Complementar nº 141/2012. O documento, elaborado no sistema DigiSUS, traz um panorama das ações realizadas entre maio e julho de 2025, com dados sobre aplicação de recursos, produção de serviços, vigilância em saúde e acompanhamento das metas do Plano Municipal de Saúde.

Durante o quadrimestre, o Município manteve um ritmo crescente de atendimentos na Atenção Básica, considerada a “porta de entrada do SUS”. Houve ampliação nas consultas médicas, odontológicas e multiprofissionais, além de reforço nas ações de urgência e emergência, garantindo respostas mais ágeis nos momentos críticos.

Outro destaque foi a melhoria da cobertura vacinal, resultado das campanhas estratégicas de vacinação nas escolas e do fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na saúde mental, o relatório apontou avanços significativos, com ampliação das atividades desenvolvidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo fortalecimento da rede de apoio psicossocial.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, reforçou o caráter participativo e técnico da apresentação. “O RDQA é uma ferramenta que permite à população compreender de forma clara como os recursos estão sendo aplicados e como as metas do Plano Municipal de Saúde estão sendo cumpridas. Mais do que um documento técnico, ele se consolida como um painel de transparência e responsabilidade, que reflete o cuidado e o compromisso da gestão com cada ação realizada em benefício da comunidade.”

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O documento apresenta também dados epidemiológicos, produção em saúde, despesas, recursos, andamento das metas do Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual de Saúde, demonstrando avanços consistentes em indicadores de acesso, qualidade e gestão.

A receita consolidada do segundo quadrimestre foi apresentada em conformidade com as exigências legais, evidenciando de forma clara as fontes de financiamento, a aplicação dos recursos na rede municipal de saúde, bem como o andamento das auditorias realizadas e em curso.

Para a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico, Daniele Buzzacaro, mais do que cumprir uma obrigação legal, o relatório é uma prestação de contas à sociedade, que fortalece a confiança entre o poder público e a população.

“Essa é uma excelente oportunidade de mostrarmos com clareza tudo o que vem sendo realizado na saúde do Município. Todas as informações estão disponíveis no Portal da Transparência, permitindo que qualquer cidadão acompanhe de perto a aplicação dos recursos públicos, o controle eficiente dos gastos públicos e a correta execução das políticas de saúde. Participar e fiscalizar é também um ato de cidadania”, destacou Daniele.

Dr. Vanio Jordani, secretário municipal de Saúde, destacou que os resultados apresentados refletem uma gestão pautada pela eficiência, participação e compromisso com o cidadão.

“Os números mostram o resultado de um trabalho construído com planejamento, tecnologia e humanização. São ações concretas que se traduzem em melhorias reais na vida das pessoas. A saúde é viva, dinâmica, e o nosso dever é garantir que cada atendimento gere impacto positivo na comunidade. Estamos consolidando Sorriso como uma referência em governança pública e inovação em saúde”, afirmou o secretário.

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A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que todos os dados apresentados estão disponíveis ao público no Portal da Transparência, conforme os pilares fundamentais da gestão da saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Semas divulga cronograma de Ações Comunitárias em novembro

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Palestras abordam temas diversos e promovem a interação com a comunidade

Na próxima quinta-feira (19 de novembro), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) dá início à programação das Ações Comunitárias de novembro. A primeira rodada de palestras com a comunidade será no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, a partir das 19h. O tema “A importância da família e suas responsabilidades no desenvolvimento de crianças e adolescentes” será trabalhado pela promotora de Justiça Maisa Fidelis.

No dia 25 de novembro (uma terça-feira), também a partir das 19h, a Ação Comunitária será no CRAS São Domingos. Com palestra de Maria Luiza da Costa, será abordado o tema “Como resgatar nossas raízes”, em alusão a celebração da Consciência Negra.

Na quarta-feira (26 de novembro), a partir das 19h, o CRAS São José também trabalhará o antirracismo e o resgate cultural com a palestra de Mara Cruz “Da dor à consciência: o valor de ser quem somos”.

No dia 27 de novembro, às 19h, no CRAS Praça CEU, a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) destacará a importância de colocar fim à violência contra as mulheres.

Na última sexta-feira de novembro (dia 28), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) terá, a partir das 13h30, uma equipe do Sicredi para falar aos idosos sobre educação financeira e prevenção a golpes.

“As ações comunitárias são aqueles momentos de diálogo aberto com as famílias atendidas nos CRAS e no CCPI, no entanto, são eventos abertos e toda a população é bem-vinda para conversar sobre temas relevantes a toda a sociedade”, destaca a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.

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Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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