Mato Grosso

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Nova Acrópole realizam Café Filosófico sobre Arquitetura Sagrada

Publicado

“Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno – sob a ótica da Filosofia à Maneira Clássica”. Este é o tema do workshop que ocorre no sábado (17.08), Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT, em parceria com a Nova Acrópole Cuiabá.

O evento, com entrada franca, é voltado para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o simbolismo e a finalidade da arquitetura sagrada, ou mesmo, saber o significado dos elementos que compõe igrejas e catedrais. Link para inscrições aqui!

A programação será dividida em duas partes. Das 14h às 15h30 haverá a palestra do professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Rafael Ferreira, estudioso da simbologia teológica que ministra aulas nas áreas de simbologia, mitologia, arte e ciência.

“Os construtores de catedrais não estavam construindo apenas uma edificação e sim verdadeiras obras de arte que tinham um sentido religioso, artístico e político. Além disso, essas grandes estruturas serviam para que as pessoas pudessem se inspirar e elevar a consciência”, adianta o professor Rafael Ferreira.

Na sequência, está reservada a oficina prática com o artista plástico Carlos Pina. Os estudantes farão desenhos à mão livre dos símbolos e da estrutura da Igreja do Bom Despacho. A inscrição para oficina será realizada antes da palestra, sendo limitada a 20 pessoas.

Café Filosófico

Com encontros recorrentes desde o ano de 2015, o Café Filosófico ocorre no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e é livre para todas as idades. De acordo com Viviene Lozi, diretora do Museu, trata-se de uma ação desenvolvida para a socialização.

Veja Mais:  Detran-MT dispõe de canal para tirar dúvidas e prestar informações aos cidadãos

“Todos podem participar, independentemente de sua bagagem filosófica. O evento visa proporcionar um momento para que a comunidade científica e a sociedade civil possam discutir ideias do universo filosófico, político, social, religioso, cultural e artístico, dentre outros temas”, diz Lozi.  

A diretora ressalta ainda que a retomada do encontro consta no plano educativo do programa “Museu para Todos”. “Esta data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrada pelas instituições museológicas em que reafirmamos o nosso processo de trabalho em virtude da preservação e conservação do patrimônio cultural”, explica.  

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos muitos aparelhos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e fica aberto à visitação de quarta-feira à domingo, sempre das 9h às 19h.

O Museu dispõe de exposições, visitas mediadas, palestras e oficinas. “Proporcionando à sociedade uma abordagem dialógica que reafirma o valor inestimável, a importância histórica e cultural, além da durabilidade representativa simbólica/material que os museus têm na nossa região”, conclui Viviene Lozi.

Serviço

Tema: Workshop “Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno”

Quando: Sábado, 17 de agosto a partir das 14h

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Inscrições: https://bit.ly/31nnwv3

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Outras informações: (65) 3646-9101.

Veja Mais:  TCE-MT promove live "Compreendendo a pandemia Covid-19" nesta quinta-feira, 16

Comentários Facebook

Mato Grosso

Pleno acata recursos interpostos por empresas de publicidade

Publicado


.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu conhecimento aos recursos ordinários interpostos por empresas de publicidade de Mato Grosso, com o objetivo de alterar a decisão no processo de Tomada de Contas resultante do julgamento das Contas Anuais de Gestão da Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá, exercício de 2012. Com base nas alegações apresentantes pelos recorrentes, o Pleno do Tribunal de Contas aprovou a Tomada de Contas e determinou o arquivamento do processo.

As contas foram julgadas regulares Acórdão nº 150/2013-TP e determinada a instauração de Tomada de Contas com a finalidade de apurar os danos ao erário decorrentes de gastos com publicidade.

Nos recursos ordinários, os recorrentes postularam a nulidade do julgamento da Tomada de Contas (Acórdão nº 69/2018), sob argumento de violação ao direito do contraditório e ampla defesa e também sobre os custos de publicidade praticados pela Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá.

Relator do processo, o conselheiro João Batista Camargo concluiu que, em relação as supostas irregularidades no pagamento de publicidade em veículos de comunicação, apurados na Tomada de Contas, não se pode utilizar como único parâmetro para aferir sobrepreço o valor monetário, ou seja, o preço pago, sem levar em consideração a qualidade, quantidade, forma, horário, tiragem, entre outros fatores condicionais que possam interferir na formação de preço.

Veja Mais:  Pleno acata recursos interpostos por empresas de publicidade

João Batista concordou com o Ministério Público de Contas (MPC) que os documentos apresentados esclareceram o processo de despesa da Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá.  “Sendo assim, ficou evidenciado que o valor das despesas foi devidamente justificado e não restou caracterizado o superfaturamento. Por essa razão, o acórdão atacado deve ser reformado e as contas julgadas regulares”.

O processo foi julgado por unanimidade na sessão ordinária remota do dia 7.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

TCE-MT promove live “Compreendendo a pandemia Covid-19” nesta quinta-feira, 16

Publicado


.

Como parte do projeto “Qualidade de Vida em Tempos de Pandemia”, desenvolvido em parceria pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Escola Superior de Contas promove, às 9h desta quinta-feira (16), a live “Compreendendo a pandemia Covid-19”.

A conversa virtual contará com a participação do supervisor da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente da Corte de Contas, auditor público externo Luiz Otávio Esteves de Camargos, e da professora licenciada em Ciências Biológicas, doutora em Ciências e pesquisadora da UFMT, Edna Lopes Hardoim.

Tendo como público-alvo os colaboradores do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC), bem como estudantes da UFMT, a live faz parte do primeiro módulo do projeto de extensão, que tem por objetivo oferecer aos participantes a formação necessária sobre a pandemia, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e do ambiente de trabalho.

Para acompanhar basta acessar o canal do TCE Mato Grosso no YouTube ou o perfil no Facebook.

Lives do TCE-MT

O Tribunal de Contas já realizou lives com os temas “O TCE-MT cooperando no combate à pandemia”, “A saúde pública de Mato Grosso no enfrentamento à Covid-19”, “Transparência e Controle Social”, “A Assembleia Legislativa e o TCE-MT no enfrentamento à emergência de saúde pública”, e “Os desafios da educação em MT”.

Veja Mais:  Pleno acata recursos interpostos por empresas de publicidade

Iniciativa da Escola Superior de Contas, a realização das lives conta com o apoio da Secretaria-Geral do Tribunal Pleno, bem como das Secretarias de Articulação Institucional, de Tecnologia da Informação e de Comunicação do TCE-MT.

Todos os vídeos estão disponíveis no canal do TCE Mato Grosso no YouTube (Clique aqui).

 

Gabriela Galvão
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT é diagnosticado com Covid-19

Publicado

Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, foi diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19).

O resultado do exame PCR fica pronto nesta terça-feira (14), mas exames preliminares de Tomografia Computadorizada já confirmaram o diagnóstico.

O conselheiro já iniciou o tratamento em um hospital localizado em São Paulo.

Em virtude do diagnóstico do presidente do TCE-MT, a sessão do Tribunal Pleno, que seria realizada nesta terça-feira (14), foi cancelada.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Pleno acata recursos interpostos por empresas de publicidade
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana