Rondonópolis
Nova gestão almeja consolidar governo digital para modernizar serviços e reduzir burocracia

A administração do prefeito Claudio Ferreira tem como uma de suas principais prioridades a implantação do Governo Digital em Rondonópolis. A iniciativa visa modernizar a gestão pública, reduzir a burocracia e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Com a digitalização dos serviços municipais, a Prefeitura busca aumentar a eficiência, reduzir custos, garantir acessibilidade, fortalecer a transparência, incentivar a inovação e assegurar maior proteção de dados.
A principal mudança será a inversão da lógica tradicional do atendimento público. Em vez de os cidadãos precisarem buscar serviços, muitos deles serão oferecidos proativamente. “Vai ser um governo em rede. Todo mundo vai receber um WhatsApp em casa na época da vacina, matrícula online, e o cartão do idoso vai chegar sem que ele precise correr atrás do seu direito. O seu direito vai até você. Nós vamos mudar a ordem das coisas de verdade”, afirmou o prefeito Claudio Ferreira.

Entre os benefícios diretos para a população estão a eliminação de filas, a automação de processos, a digitalização de documentos e a criação de canais acessíveis para diferentes públicos, incluindo idosos, pessoas com deficiência e moradores de áreas remotas.
A Prefeitura de Rondonópolis lançará um portal único para facilitar o acesso aos serviços municipais. Entre as principais funcionalidades, destacam-se: Atendimento ao cidadão: emissão de segunda via de IPTU, parcelamento de tributos, consulta de débitos, solicitação de passe livre e emissão de notas fiscais e certidões. Saúde pública: agendamento online de consultas e exames, acesso ao prontuário eletrônico e maior eficiência nos atendimentos. Educação municipal: matrículas online, consulta de boletins e frequência escolar, além de uma plataforma para professores. Meio ambiente: solicitação digital para poda e remoção de vegetação, geolocalização para pedidos e informações sobre normas ambientais.
Para isso, a modernização da gestão pública exige a superação de desafios estruturais herdados da administração anterior, como a infraestrutura tecnológica defasada, a falta de e-mails corporativos para servidores, sistemas obsoletos e a necessidade de integração entre diferentes órgãos públicos.
Para superar essas barreiras, a Prefeitura prevê um investimento inicial de R$ 1,5 milhão em tecnologia. Os recursos serão destinados à aquisição de servidores robustos, estrutura de armazenamento de dados e reforço da segurança cibernética. O setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura já está trabalhando para que essas mudanças comecem a acontecer.
A proteção das informações dos cidadãos também será uma prioridade. O sistema contará com: Criptografia de ponta a ponta para proteger dados sensíveis, autenticação em dois fatores (2FA) para acesso aos serviços digitais, monitoramento 24/7 contra ataques cibernéticos, conformidade rigorosa com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A implementação do Governo Digital transformará a forma como os cidadãos acessam os serviços públicos. Entre os impactos positivos estão os atendimentos sem filas e sem burocracia, acessível a qualquer hora e de qualquer lugar, acompanhamento em tempo real de solicitações, garantindo transparência e evitando extravio de documentos, redução de custos para o governo e para os cidadãos, diminuindo gastos com transporte e papel, inclusão digital, garantindo que até mesmo moradores de áreas remotas tenham acesso a serviços essenciais.
Modelos semelhantes já foram implantados em cidades como Curitiba, São Paulo e Recife, que registraram ganhos em eficiência e transparência.

O Superintendente de Tecnologia e Modernização Institucional, Rafael Michiles, reforça a importância da digitalização. “A gestão de TI eficiente traz diversos benefícios para a sociedade, tornando os processos das instituições públicas mais transparentes e ágeis. Além de acelerar a execução das tarefas dos servidores, reduz a carga de trabalho e as filas de espera dos cidadãos. Em resumo, a tecnologia não é apenas uma ferramenta operacional, mas uma peça estratégica para modernizar o setor público, aumentar a eficiência dos serviços e fortalecer a confiança da população nas instituições. Nós estamos compromissados com a mudança”, disse.

Rondonópolis
Vereador Wesley Cláudio e Secretária Tânia falam sobre esforços para superar crises na saúde de Rondonópolis

Foto- Assessoria
Em uma conversa franca com a população, o vereador Wesley Cláudio e a secretária de Saúde, Tânia, abordaram as dificuldades enfrentadas pela gestão na área da saúde em Rondonópolis. Ambos discutiram a atual situação dos serviços e o compromisso em superar as adversidades.
Vereador Wesley Cláudio: “Quando a gente observa de longe, parece que o problema é pequeno. Mas, ao se aprofundar, vemos a gravidade da situação. Vim até aqui, à Secretaria de Saúde, para entender melhor o que está acontecendo. E o que encontramos é que há muitos desafios, mas também muitos esforços para melhorar o atendimento à população.”
A conversa seguiu com a análise dos avanços e obstáculos enfrentados pela equipe de saúde municipal. A secretária Tânia foi enfática ao explicar as dificuldades relacionadas à entrega de medicamentos e outros insumos essenciais.
Secretária Tânia: “A situação que encontramos é bastante delicada. A gestão anterior deixou os estoques completamente vazios, e estamos trabalhando com recursos limitados para suprir a demanda. Já recebemos parte dos medicamentos e materiais essenciais, mas a entrega não está no ritmo que esperávamos. A burocracia e os prazos legais com os fornecedores também dificultam esse processo.”
Vereador Wesley Cláudio: “Exatamente. É um processo que depende de muitos fatores externos, como prazos e contratos com fornecedores. Por exemplo, a empresa que venceu a licitação para fornecer os medicamentos tem 30 dias para entregar, mas o atraso tem sido constante. Se não entregar dentro do prazo, só podemos procurar outro fornecedor, mas isso também leva mais tempo. É uma situação complexa.”
A secretária Tânia também destacou que, embora os problemas com a entrega de medicamentos sejam uma realidade, o esforço para organizar os serviços de saúde não para. Um exemplo disso é a Policlínica de Rondonópolis, que já está funcionando e contribuindo para reduzir a sobrecarga nas unidades de urgência.
Secretária Tânia: “A Policlínica já está em funcionamento, e a melhora no atendimento da UPA já é perceptível. Estamos trabalhando incansavelmente, inclusive até à noite, para garantir que tudo esteja funcionando o mais rápido possível. Sabemos que a população precisa desses serviços, e o nosso compromisso é entregar resultados.”
Vereador Wesley Cláudio: “Eu estive na Policlínica e pude constatar pessoalmente a melhoria. A equipe está de parabéns pelo trabalho. Sei que a sensação de falta de medicamentos é real, mas a realidade é que os estoques estavam zerados. Agora, com a chegada dos remédios, estamos conseguindo atender a população, mas ainda não é o ideal.”
Ambos destacaram que, apesar das dificuldades, a gestão atual está fazendo o máximo possível para reorganizar os serviços de saúde. A secretária Tânia também mencionou a reforma da Secretaria de Saúde, que estava em péssimas condições quando a atual gestão assumiu.
Secretária Tânia: “Encontramos a Secretaria totalmente desmontada. Estamos comprando materiais, realizando reformas essenciais e organizando os estoques. Sabemos que não é fácil, mas cada dia tem sido uma vitória.” Vereador Wesley Cláudio: “E o apoio do prefeito Cláudio Ferreira tem sido fundamental. Ele tem se mostrado comprometido com a melhoria da saúde e tem nos dado suporte para seguir com esse trabalho. O povo de Rondonópolis pode contar com a gente.” Por fim, ambos reforçaram o compromisso da gestão em entregar resultados cada vez mais rápidos e eficazes à população de Rondonópolis, com foco na melhoria contínua da saúde pública.
Vereador Wesley Cláudio: “Estamos trabalhando unidos. A Câmara Municipal também tem dado apoio, e juntos vamos superar esses desafios. A gestão é séria, e os resultados vão melhorar.”
Rondonópolis
Curso de Pregoeiros fortalece a excelência nas compras públicas em Rondonópolis

Servidores da Superintendência de Compras e Licitações, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação de Rondonópolis, participaram nesta semana do 20º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu (PR) — o maior evento nacional voltado a profissionais que atuam diretamente na área de compras públicas e licitações.
Reconhecido como uma das principais referências para capacitação e troca de experiências entre pregoeiros, agentes de contratação e especialistas da área, o Congresso proporciona um ambiente de aprendizado contínuo, atualização normativa e aperfeiçoamento das boas práticas em processos licitatórios.
A participação no evento reforça o compromisso da gestão municipal com a profissionalização do serviço público, especialmente em setores estratégicos como o de compras e contratações. “Estar presente nesse encontro nos permite desenvolver habilidades técnicas e operacionais, além de promover uma valiosa troca de experiências com colegas de diversas regiões do país. Essa integração amplia nossa visão e permite trazer soluções práticas e inovadoras para a realidade de Rondonópolis”, destaca Rafaelly Rezende, pregoeira do Município.
O secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação, Luciano Rodrigues, ressalta a importância da capacitação contínua dos servidores: “Dentro do plano de governo do prefeito Cláudio Ferreira, temos os projetos ‘Tudo em Casa’, que visam capacitar tanto os servidores da área administrativa para processos de licitação quanto os empresários locais, preparando-os para participar efetivamente dos processos licitatórios. Essa iniciativa busca ampliar a participação das empresas locais nas compras públicas, fortalecendo a economia regional e garantindo maior eficiência nas contratações”.
Além da capacitação, os servidores também têm acesso a painéis com especialistas renomados, debates sobre os impactos da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), governança nas contratações públicas, inovação e tecnologia aplicadas aos processos licitatórios, entre outros temas relevantes.
A presença dos servidores de Rondonópolis no congresso reafirma o compromisso da administração pública com a eficiência, a transparência e a qualificação constante dos profissionais que atuam diretamente na gestão dos recursos públicos.
Rondonópolis
Sanear realiza atividades na praça para marcar o Dia Mundial da Água

A partir das 8h deste sábado (22) a equipe do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) vai iniciar as atividades programadas para comemorar o Dia Mundial da Água. Todas as pessoas passarem pela praça dos Carreiros vão poder participar das ações de conscientização que integram exposições, apresentação de vídeos atividades pedagógicas com crianças, além de atendimento da equipe comercial, tudo até o meio dia.
O público que passar pelo evento vai conhecer, por meio de uma maquete, o funcionamento de todo o processo que o Sanear realiza para fornecer água nas torneiras das residências, desde a captação do rio Vermelho, passando pelo sistema de tratamento que acontece na ETA da avenida Lions Internacional até fazer a distribuição de toda a rede de água da cidade.
Vídeos institucionais serão exibidos com mensagens de conscientização, alertando a população para o uso racional da água e também ensinando boas práticas para evitar o desperdício da água tratada. As crianças terão um local especial onde vão poder aprender de forma lúdica, com brincadeiras com balões e pintura facial, como não deixar que falte água nas casas.
O presidente do Sanear, Victor Vitorino, adiantou que os eventos serão uma oportunidade para toda a população de refletir sobre a importância dos recursos hídricos e de sua preservação, além de ser um momento de compartilhar conhecimento sobre o trabalho do Sanear na cidade. Victor convocou toda a população para participar junto dos eventos preparados especialmente para marcar o Dia Mundial da Água.
Além das atividades voltadas para a conscientização, a equipe de setor comercial do Sanear também vai estar presente na praça dos Carreiros para o atendimento ao público em geral, esclarecendo dúvidas, emitindo faturas e também acolhendo reclamações e denúncias para auxiliar o contribuinte.
-
Esportes16/03/2025 - 19:00
Internacional vence o Grêmio e conquista o Campeonato Gaúcho após nove anos
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
João Fonseca brilha nos EUA e conquista o Challenger de Phoenix
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
Corinthians vence o Palmeiras no Allianz Parque e larga na frente na final do Paulistão
-
Esportes16/03/2025 - 19:00
Flamengo conquista o Carioca em final tensa contra o Fluminense
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
Atlético-MG é hexacampeão do Campeonato Mineiro
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
São Paulo conquista a Supercopa Feminina em final épica contra o Corinthians
-
Policial17/03/2025 - 13:00
PRF cumpre mandados de prisão em Barra do Garças-MT
-
Política MT17/03/2025 - 12:30
Porto Estrela dá passo histórico na regularização fundiária com apoio de Botelho