Política MT
“O bom empresário não precisa se preocupar com CPI ”, diz Janaina após instalação de Comissão Parlamentar e Inquérito
Foto: Karen Malagoli
Após sessão de instalação da comissão parlamentar de inquérito que investigará a sonegação e os incentivos fiscais em Mato Grosso, a vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), afirmou que não se trata de uma caça às bruxas e nem de atrapalhar a economia do estado, mas sim de ressarcimento aos cofres públicos em um momento em que o estado precisa de dinheiro.
“Eu mesma já fui procurada por vários empresários trazendo denúncias de outros empresários que sonegam impostos em Mato Grosso. Acho que o bom empresário tem muito interesse que a CPI tenha sucesso justamente porque ele está em desvantagem com relação ao mau empresário. Grande parte das documentações que recebemos vem de empresários que estão preocupados porque hoje muitos deles acabam fechando as portas justamente por conta da sonegação”, explicou.
Um exemplo de prejuízo por sonegação fiscal, segundo a deputada, trata-se do setor atacadista. “Um dos empresários trouxe para mim uma documentação robusta de uma empresa que é de fora do estado e que traz milhões e milhões pra dentro do estado sonegando impostos e vendendo a preços que são impossíveis de concorrer. O deputado Dilmar Dalbosco externou preocupação com o fato de a CPI de repente atrapalhar a atração de empresas, porém eu acredito que ele deveria se preocupar com o oposto que são os empresários ruins. A meu ver, o empresário ruim não é interessante nem pra Mato Grosso, nem pra população pois sua produção é predatória. Sabemos que existem muitos nesse perfil que só usam oque temos no estado e não deixam nada para o nosso povo, então a nossa preocupação é essa”, diz.
Para Janaina, os trabalhos têm que ser sérios e criteriosos para que pecha de que tudo acaba em pizza na Assembleia Legislativa seja quebrada. Para isso, segundo ela, a primeira medida será convocar Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federa (PF), o Tribunal de Justiça, a Casa Civil e o Ministério Público Estadual para que digam oque fizeram com os outros 2 relatórios das CPIs anteriores realizadas pela Assembleia com o mesmo tema.
Política MT
Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Ex-governador Mauro Mendes
O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.
Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.
Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.
O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.
A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.
Veja Vídeo:
Política MT
Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
Política MT
“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.
O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado. O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.
O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.
-
Rondonópolis01/06/2026 - 13:36Prefeitura de Rondonópolis explica desligamento de profissional do Centro de Reabilitação Nilmo Junior
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:41Prefeitura encaminha projeto para garantir liberdade econômica e reduzir burocracia em Rondonópolis
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:45Prefeitura propõe mudanças na estrutura organizacional e funcional do SAMU em Rondonópolis
-
Rondonópolis01/06/2026 - 19:53CORPUS CHRISTI|Cláudio Ferreira decreta ponto facultativo nos dias 4 e 5 de junho nos serviços públicos
-
Rondonópolis01/06/2026 - 20:01Rondonópolis|Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas
-
Rondonópolis03/06/2026 - 13:49Vereadores cobram informações sobre entrega do Residencial Celina Bezerra e déficit habitacional de Rondonópolis
-
Policial02/06/2026 - 10:41Pedido de soltura de bombeiro acusado de atirar contra residência é negado em Rondonópolis
-
Rondonópolis02/06/2026 - 11:18Rondonópolis|Semob orienta torcedores sobre decorações para a Copa do Mundo e reforça cuidados com a segurança no trânsito







