Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Operação Guardiões 2 cumpre mandados judiciais na região do Xingu em MT

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (12.9), no município de Canarana (823 km a leste de Cuiabá), a Operação Guardiões 2, com o objetivo de combater crimes ambientais, ameaças contra comunidades ribeirinhas e indígenas, além do uso e porte ilegal de armas de fogo.

A investigação conduzida pela Delegacia de Canarana aponta que pessoas ligadas a algumas pousadas e ranchos, já alvos de investigações anteriores, voltaram a praticar atos criminosos na região do Xingu.

Foram cumpridos oito mandados judiciais de busca e apreensão domiciliares em endereços residenciais na cidade de Canarana, em ranchos ribeirinhos, embarcações e estruturas ligadas a região do rio Sete de Setembro, próximo ao rio Xingu.

A Operação Guardiões 2 também visou retirar de circulação armas de fogo e munições que poderiam ser utilizadas em ataques, apreender materiais para pesca ilegal, bem como caça e pescados ilegais.

O trabalho operacional contou com a participação de 45 policiais civis das unidades das Delegacias Regionais de Água Boa e Barra do Garças.

Investigação

Os suspeitos respondem inquéritos por envolvimentos em crimes ambientais, comércio ilegal de armas, tráfico de drogas, ameaças contra pescadores e lideranças indígenas com a conivência de colaboradores locais.

Entre as condutas criminosas identificadas estão o lançamento de fios de aço no leito do rio para impedir a navegação, disparos de arma de fogo para intimidar pescadores, pesca predatória em período de defeso, além da utilização de estruturas já interditadas para a continuidade das atividades ilícitas.

Veja Mais:  Autor de homicídio confessa crime e é preso em ação integrada em Barra do Bugres

Conforme o delegado de Canarana, Diogo Jobane, os indícios revelaram que as armas ostentadas pelos suspeitos não possuem registro no Sistema Nacional de Armas, configurando porte e posse ilegal.

“Há ainda registros de ameaças de morte explícitas contra moradores e lideranças indígenas locais, gerando clima de insegurança e medo”, completou o delegado.

A Delegacia de Canarana trabalha para cumprir a ordem pública, proteger a vida das comunidades e assegurar a confiança da sociedade no império da lei, diante da reiteração criminosa e do grave risco contra as comunidades tradicionais e ao meio ambiente.

A Polícia Civil reforça que continuará atuando de forma incisiva na região, em cooperação com demais órgãos ambientais e de segurança, para garantir o respeito às normas, a preservação do meio ambiente e a segurança da população.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil prende suspeito e recupera arma de policial furtada após acidente de trânsito

Publicado

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande recuperou, nesse sábado (13.9), a arma de um policial militar, de 32 anos, que havia sido furtada enquanto ele estava desacordado após sofrer um acidente de trânsito.

O acidente aconteceu na madrugada da sexta-feira (12.9), quando o policial trafegava no Bairro Santa Isabel, em Várzea Grande, e, ao passar por um quebra-molas, se desequilibrou e caiu no chão.

Com a queda, o militar bateu a cabeça e ficou desacordado. Ele estava portando uma arma de fogo do tipo pistola e um carregador contendo 17 munições, pertencentes à Polícia Militar, e uma pessoa os furtou de sua cintura, deixando o coldre e o celular da vítima.

Essa pessoa ainda retornou ao local após o furto e ficou presente até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Imagens de câmera de segurança flagraram a cena.

Ainda na sexta-feira, a Derf de Várzea Grande foi acionada e deu início às buscas pelo suspeito. Primeiro, o veículo que ele utilizava quando parou no local do acidente foi identificado, um Honda Civic. Por meio da placa, os policiais conseguiram identificar o nome da proprietária e o endereço e foram até o local.

Os policiais foram informados sobre quem estava com o veículo no dia do acidente e levados até o suspeito, de 22 anos, que entregou o local em que havia escondido a arma do policial, em uma mata em frente à casa dele, enterrada e enrolada em uma sacola e pano.

Veja Mais:  Polícia Civil prende autor de roubo com reféns em empresa de entregas em Cuiabá

O homem foi preso, autuado por furto e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e a arma e o veículo apreendidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil lamenta falecimento de policial aposentado – Sebastião Ribeiro da Cruz

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso lamenta o falecimento do investigador aposentado, Sebastião Ribeiro da Cuz, conhecido pelo apelido de “Ferruja”, neste domingo (14.9).

O policial civil dedicou sua vida profissional à instituição, exercendo de forma exemplar suas funções, e prestou relevantes serviços à população da região do Vale do Araguaia.

Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, a Polícia Civil externa pesar e condolências.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Autor de homicídio confessa crime e é preso em ação integrada em Barra do Bugres
Continue lendo

Policial

Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 55 porções de entorpecentes

Publicado

Equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 25 anos, e duas mulheres, de 24 e 25 anos, por tráfico ilícito de drogas, na tarde desse sábado (13.9), em Várzea Grande. Com os suspeitos, foram encontradas 55 porções de diversos entorpecentes.

Durante patrulhamento tático, a equipe policial flagrou um homem em atitude suspeita entregando um pacote a uma mulher, em frente a uma residência no bairro Construmat. Os policiais realizaram a abordagem e verificaram que se tratava entorpecente.

Questionado sobre a droga, o suspeito confirmou a comercialização na região e ainda contou que na residência de outra mulher, havia mais quantidades de maconha e cocaína.

Durante buscas no local indicado, a equipe encontrou a proprietária da casa e localizou 25 porções de cocaína e 35 porções de maconha, além de material de preparo. Em relato à PM, a suspeita confirmou que a casa servia para armazenar a droga que era vendida na região.

Diante do flagrante, os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil identifica autores de roubo de posto de combustível executado com ajuda por presidiário do RJ
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana