Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Padaria é nova frente de trabalho da penitenciária de Rondonópolis

Publicado

A Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, localizada em Rondonópolis, terá uma nova frente de trabalho: a oficina de panificação. O local já está construído e recebeu nesta quarta-feira (04.06) os materiais que faltavam para o início dos trabalhos. 

Convênios entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Departamento Penitenciário Nacional, na ordem de R$ 371,793 mil, permitiram a aquisição de fornos industriais, modeladoras de pães, geladeira comercial, batedeira industrial, mesas, fritadeira e liquidificador industrial, formas, vitrine, cilindro, kits salgado e panificação e também de 73 equipamentos (máquinas de diversos modelos) para a oficina de costura. 

Contente com o investimento, o diretor da unidade Ailton Ferreira acredita que o novo espaço de trabalho, de quase 300m², será importante no processo de ressocialização dos reeducandos. Para ele, muito mais que segregar, a missão do Sistema Penitenciário é tentar promover a melhoria da pessoa reclusa para que, quando ela progredir de regime, tenha condições de ter uma vida dentro da legalidade.

“E essas atividades laborais contribuem para isso, fazem com que diminua a reincidência criminal, porque conseguimos reinserí-lo na sociedade com dignidade e uma profissão. E é essa a nossa filosofia de trabalho”, afirma. 

Com os materiais instalados, as atividades na padaria estão programadas para começarem no próximo dia 18 de julho, quando inicia um curso de panificação para 20 internos da unidade. A capacitação terá a duração de três meses e será realizada pela Sejudh, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional). 

Veja Mais:  Autor de furtos em fazendas e receptador são presos pela Polícia Civil

Conforme o assistente administrativo e responsável pelo setor de produção da unidade, Emanuel Carlos Rodrigues, após esse período de curso a proposta é designar alguns dos reeducandos que concluírem a capacitação para o trabalho na padaria. “Eles serão remunerados e irão produzir salgados, pães, bolos, entre outros produtos para consumo dos próprios internos”.  

Ateliê de costura

Além da padaria, a unidade também possui um ateliê de costura, onde 11 recuperandos trabalham. O local também foi incluido no pacote de investimentos nas atividades de ressocializacão da penitenciária e recebeu 13 máquinas de costura galoneira industrial; 12 máquinas interlock, 29 máquinas de overlock, 13 máquinas de costura reta; 11 facas ajustáveis para corte de tiras, 11 máquinas elastiqueiras, e ainda bebedouros elétricos de 20 litros e industriais.

O ateliê foi inaugurado em 2017 por meio de um convenio com o Instituto Mato-grossense de Algodão que cedeu maquinários e capacitou 25 recuperandos à época. No local são confeccionados uniformes para os reclusos da unidade e de outras da região sul. Os trabalhos intramuros ainda incluem a marcenaria, serralheria e lavanderia que emprega de forma remunerada no total 40 presos.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Autor de homicídio em Barra do Bugres é preso pela Polícia Civil poucas horas após o crime

Publicado

O homicídio que vitimou um adolescente, ocorrido no final da tarde de terça-feira (21.1), em Barra do Bugres, foi esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão de um dos autores poucas horas após o crime.

O suspeito foi preso em uma residência no bairro Maracanã, sendo apreendidas no local duas armas de fogo, uma pistola e um revólver calibre 38. O seu comparsa no crime conseguiu fugir e é procurado pelos policiais.

O crime que vitimou o adolescente Danilo da Silva Miranda, de 15 anos, ocorreu por volta de 17 horas de terça-feira (21), quando a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo. Um outro menor, de 14 anos, que estava com a vítima, correu para dentro da residência em busca de socorro e também foi atingido.

Com base em informações colhidas durante as investigações, os policiais conseguiram identificar os suspeitos, que estariam em posse de armas de fogo em uma residência no bairro Maracanã.

Os policiais foram até o local e, ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver, dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.

Nos fundos da residência, os policiais encontraram o segundo suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.

Veja Mais:  Governo de MT e Fecomércio divulgam balanço da FIT Pantanal 2023 nesta sexta-feira (12)

Ele foi conduzido à Delegacia de Barra do Bugres, onde foram identificados diversos indícios da participação do suspeito nos crimes de homicídio tentado e consumado contra os dois adolescentes.

Diante dos fatos, o delegado responsável pelas investigações, Fernando Albuquerque, autuou o suspeito em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e homicídio tentado e consumado.

As investigações seguem em andamento para esclarecer todos os fatos e prender o outro envolvido no crime.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mulher é presa pela Polícia Civil por envolvimento com tráfico de drogas em Canarana

Publicado

Policiais civis da Delegacia de Canarana prenderam, na segunda-feira (20.1), uma mulher que atuava com a venda de drogas no município. A suspeita de 34 anos foi surpreendida com entorpecentes e autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Os policiais já investigavam a traficante há algum tempo e após monitoramento do imóvel onde mora, flagraram o momento em que um usuário foi até a residência.

Quando o usuário saiu do local, os investigadores fizeram a abordagem, sendo encontrada com ele uma porção de crack, que ele admitiu ter comprado da suspeita.

Diante dos fatos, os policiais seguiram até a residência da investigada, onde localizaram um pote com porção de maconha, dinheiro, aparelho celular e maquininha de cartão.

Com a chegada dos policiais na residência, a suspeita tentou quebrar o aparelho celular com o fim de apagar possíveis provas. A investigada também possuía diversas câmeras em pontos estratégicos de sua residência para monitorar a possível chegada de policiais no local.

Diante das evidências, a suspeita foi conduzida à Delegacia de Canarana, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, sendo posteriormente colocada à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Três Batalhões da PM têm novos comandantes em Cuiabá
Continue lendo

Mato Grosso

“Queremos aprender com MT para replicar as lições de sucesso em nosso país”, afirma embaixador da Ucrânia

Publicado

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, destacou o grande potencial de Mato Grosso e o interesse do país em aprender com o Estado, especialmente no setor do agronegócio. A declaração foi feita durante reunião com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, nesta quarta-feira (22.1), no Palácio Paiaguás.

O embaixador ressaltou a importância de Mato Grosso como maior produtor de alimentos no cenário mundial. “A Ucrânia produz 60 milhões de toneladas por ano de trigo, girassol e óleo. Nada comparado a Mato Grosso. Com a guerra, perdemos o controle de nossas terras e estamos buscando maneiras de recuperar nossa produção agrícola e começar a plantar soja. Queremos aprender com vocês para replicar essas lições de sucesso em nosso país”, afirmou o embaixador.

Durante a reunião, o governador em exercício reforçou o interesse de uma parceria sólida. “Mato Grosso é amigo e parceiro nos negócios. Vocês têm um dos melhores solos do mundo, e seria uma honra para nós fortalecer ainda mais nossos laços com a Ucrânia. Estamos dispostos a compartilhar nossa experiência e aprender com vocês também”, pontuou.

Ele também fez questão de destacar o compromisso do Estado com a democracia e a liberdade. “Somos a favor da democracia, da liberdade de expressão, e contra qualquer forma de ditadura ou autoritarismo. A situação da Ucrânia nos causa tristeza, mas acreditamos na determinação do povo ucraniano para superar esse momento difícil”, declarou o governador.

Veja Mais:  Colaboradores da Aprosmat realizam campanha de arrecadação de brinquedos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana