Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Palestra sobre prevenção ao suicídio abre trabalhos do “Projeto Acolher”

Publicado

Em todo o mundo, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Uma em cada 14 minutos. Estes dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em 2017. Neste cenário, outro levantamento elaborado pelo Governo Federal, por meio do Mapa da Violência, apresenta o Brasil na 8ª posição dentre os países que possuem maior índice de suicídio e Mato Grosso na 10ª posição entre os estados brasileiros.

Com base nesta preocupante realidade, objetivando prestar suportes psicossociais contínuos aos servidores com palestras, rodas de conversas e atividades fisioterápicas, os psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas do Hospital Municipal São Benedito lançaram nesta terça-feira (12), o “Projeto Acolher”.  No ato, a enfermeira especialista em saúde mental, Maria Aparecida Milhomem abriu os trabalhos do projeto com palestras sobre os principais sintomas que levam pessoas a ter ideação e a cometer o ato de suicídio. 

A profissional também abordou os principais serviços que a Secretaria Municipal de Saúde oferta para que sejam realizados desde os primeiros cuidados de prevenção até o tratamento dos transtornos depressivos. “A depressão é o principal fator que leva ao suicídio. Por isso, precisamos falar muito sobre as formas de combatê-la. Embora esta seja uma palavra bastante comum entre as pessoas nos dias atuais, cada vez mais nos deparamos com amigos, parentes ou pessoas muito próximas que entram em surtos psicóticos e em muitos casos cometem o suicídios. Para se ter ideia, estudos do Ministério da Saúde comprovam que para cada morte por este ato, houve de 10 a 20 tentativas”, explicou.

Veja Mais:  Secretaria intensifica serviços de patrolamento em bairros de Várzea Grande

Milhomem ainda ressaltou que os dados dão conta de que normalmente existem pessoas próximas com graus altíssimos de depressão, que em muitos casos disfarçam com sorrisos nos rostos.  “Muitas vezes essas pessoas são propensas candidatas a tirarem a própria vida. Frente a isso, nosso papel com essa palestra é propor uma autoanálise da própria vida e das pessoas que nos rodeiam. Os índices diminuirão consideravelmente se buscarmos ajuda para nós mesmos e para quem amamos”, concluiu a profissional.

Reforçando a proposta de autocuidado, a psicóloga Flávia Guedes Saldanha e a assistente social Jaklyne de Arruda Soares – idealizadoras do “Projeto Acolher” – deram sequência aos trabalhos durante o período da tarde com a oferta de acolhimento e escuta especializada e individualizada.

“Nosso intuito será proporcionar aos nossos colaboradores conscientização sobre o suicídio e escutas especializadas e continuas, incentivando-os a qualidade de vida e a prevenção para outras comorbidades, que são problemas variados que podem desenvolver a depressão ou a ideação suicida”, explicou a psicóloga Flávia Guedes.  

O projeto estará à disposição dos servidores todos os dias da semana para as conversas individualizadas com as profissionais e prevê programações semanais com todos o funcionalismo. No entanto, para a assistente social Jaklyne Arruda, o resultado do primeiro dia de ação já foi gratificante.  “Idealizamos e preparamos tudo com muito carinho, para que os servidores se sentissem acolhidos ao falar sobre o tema. E já no primeiro dia a adesão foi fantástica tanto nas palestras quanto nos atendimentos individuais. Com isso, avigoramos o compromisso de respeito e humanização aos servidores, como determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro”, frisou Arruda.

Veja Mais:  Construção da Praça de Esporte e Cultura no Jardim Passaredo segue avançando

Esse sentimento foi consolidado por Fabiane Cristine Falcão, servidora do setor de Qualidade. “A iniciativa de criarem esse projeto foi simplesmente maravilhosa, a palestrante convidada atendeu as expectativas esperadas. Consegui entender e olhar para o próximo com mais carinho, aproveitei o momento para tirar dúvidas, pois, minha avó sofre com isso há anos, já tentou se matar e dependente de um remédio que já virou vício. Enfim, todo o evento foi fantástico, e por trabalharmos em um hospital, onde há muitos casos de pessoas com vários pensamentos depressivos reafirmo que o projeto foi uma ideia sensacional. Tenho certeza que irá ajudar muitos colaboradores a compreenderem melhor suas vidas e a de suas famílias”, finalizou.

 

 

 

Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura realiza busca ativa para apresentar benefícios do Mutirão Fiscal 2025

Publicado

Contato com os contribuintes tem sido por mensagem de texto (SMS) informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato para conhecer condições especiais dessa temporada de negociação

A Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Banco do Brasil, está realizando uma busca ativa de contribuintes para apresentar os benefícios da regularização dos débitos fiscais no Mutirão Fiscal 2025. O banco tem entrado em contato com os contribuintes por mensagem de texto (SMS) e informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato com a Prefeitura.

O canal oficial para o contribuinte falar diretamente com a secretaria de Gestão Fazendária é pelo WhatsApp (65) 98459-8124. Em caso de dúvida, o contribuinte pode ir pessoalmente à Procuradoria ou ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), ambos localizados no Paço Municipal.

O número correto do banco é o 0800 881 6767. Caso receba SMS ou ligação com este número não é golpe. Fique atento ao boleto, que deve sair em nome da prefeitura de Várzea Grande.

Confira as condições especiais do Mutirão Fiscal 2025:

– Pagamento à vista: desconto de 99% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela em até 6 meses: desconto de 85% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela de 7 a 12 meses: desconto de 70% sobre multa moratória e juros de mora

Veja Mais:  Justiça determina desbloqueio das contas do DAE

– Parcela de 13 a 18 meses: desconto de 60% sobre multa moratória e juros de mora

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Moretti sanciona leis para facilitar regularização de imóveis e destravar a economia local

Publicado

Prefeita lembrou que em apenas dez meses de sua gestão já colocou em prática várias ações que atendem pedidos do segmento empresarial e flexibilizam a relação entre contribuintes e o Fisco Municipal. “Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para Várzea Grande”

A prefeita por Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou duas leis municipais na manhã desta sexta-feira (24). A primeira é a lei municipal 5.456/2025 a qual trata da regularização de edificações urbanas dentro do Município. A nova legislação permite que construções irregulares, concluídas até a data de promulgação da lei, sejam regularizadas desde que atendam condições mínimas de segurança, salubridade, acessibilidade, habitabilidade e respeito à vizinhança.

Já a lei 5.455/2025 que rege Código de Posturas Municipal (Lei Complementar nº 4.699/2021), teve ajustando o artigo 179. A nova redação determina que o Alvará de Localização e Funcionamento de novos imóveis só será concedido após a emissão do “Habite-se”, documento que ateste a conclusão da obra.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a ação visa desburocratizar a emissão de Alvará de Funcionamento, além de destravar a economia municipal. “Conto com toda classe empresarial e entidades representantes para que nos auxilie na regularização destes imóveis, pois isso é fundamental a nossa economia, porque vai gerar mais emprego e mais renda aos várzea-grandenses”, disse.

Moretti também destacou ações da atual gestão para garantia da justiça fiscal que estão sendo implantadas e colocas em prática em apenas dez meses de sua gestão. “É um misto de vontade política em fazer junto à necessidade de flexibilizar a relação entre o contribuinte e o Fisco Municipal”. E completou: “Desde o início da gestão, estamos implantando ações importantes como descontos no IPTU, Programa de Regularização Fiscal com descontos, Mutirão Fiscal com 99% de descontos sobre multas e juros em parcela única, Programa de Autorregularização Tributária (PROAT), entre tantos outros. Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para nós”, declara a prefeita.

Veja Mais:  Trabalho intenso leva melhorias ao Capão Grande e Passagem da Conceição

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estamos destravando e quebrando barreiras que já poderiam ter sido feitas tempos atrás para incentivar nossa economia. Parabéns, prefeita, pois essa ação visa transformar Várzea Grande em um Município pujante e forte economicamente”, pontua Nelo.

O vereador Rogério Franças Martins – Rogerinho da Dakar (PSDB) -, declarou que votou favorável à iniciativa quando a leis foram apresentadas na Câmara Municipal. “Sou empresário em nossa cidade e sempre ouvi essa demanda dos nossos companheiros. Defendi e votei favorável ao projeto, pois sei que é fundamental incentivarmos a vinda de novas empresas para Várzea Grande”, conta.

Também estiveram presentes na solenidade: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá; secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Controladora-Geral do município, Elizangela Oliveira; segundo vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ozair Nunes; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, Luiz Roberto da Silva; presidente da Associação dos Contadores, Emília Furlaneto e empresários do Município representando diversos segmentos econômicos.

Veja Mais:  Secretaria intensifica serviços de patrolamento em bairros de Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular

Publicado

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.

A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.

Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.

Veja Mais:  Justiça determina desbloqueio das contas do DAE

“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.

O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.

Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana