Mato Grosso
Parceria promoverá doação de óculos de grau a alunos da rede estadual
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o proprietário da rede de óticas Bamboo e Paris Vision, Eduardo Carvalho, a fabricante de lentes Hoya, o Instituto Lions da Visão e as Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Saúde (SES) e de Educação (Seduc) formataram uma ação voltada para crianças e adolescentes da rede escolar estadual com problemas de visão.
O objetivo da ação é fornecer óculos de grau para os alunos matriculados na rede de ensino estadual.
Para isso, o Instituto Lions da Visão, em parceria com a Seduc, fará exames de acuidade visual nas escolas estaduais para, neste primeiro momento, identificar as crianças e adolescentes que possuem algum tipo de problema. Posteriormente a esta primeira triagem, os estudantes passarão por consultas oftalmológicas, para, em seguida, receber os óculos de grau.
Mil armações de óculos foram doadas pelo empresário Eduardo de Carvalho e a fabricante de lentes Hoya fornecerá os mil pares de lentes, que deverão atender, neste primeiro momento, às unidades escolares estaduais dos municípios de Cuiabá em Várzea Grande.
O primeiro mutirão de exames será feito na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. A ação se estenderá depois para as demais escolas e para o interior do Estado.
“Somos muito gratos pela sensibilidade e pela doação do empresário Eduardo e sua esposa Marlene Sylveira, que são meus parceiros há anos nas ações sociais. Temos muitas crianças sem condições de comprar óculos e recebo, constantemente, relatos de crianças e adolescentes que tiram notas baixas, têm pouca concentração na sala e, às vezes, os problemas são por falta de um exame de vista e a necessidade de usar óculos. Tenho certeza de que essa iniciativa vai contribuir muito para o rendimento destas crianças e adolescentes. Eu uso óculos e sei o quanto é difícil ficar sem eles”, pontuou a primeira-dama.

Eduardo de Carvalho contou que a ideia surgiu após ter recebido um pedido, por meio das redes sociais, para ajudar o menino Lucas, de Lambari D´Oeste, que foi diagnosticado mais de 10 graus de miopia e, devido à falta dos óculos, não conseguia enxergar praticamente nada e ficava introspectivo.
“Ele tinha uns óculos antigos, todo quebrado, e quando me procuraram eu fiquei muito sensibilizado e imaginei que assim como o Lucas há outras milhares de crianças na mesma situação. Como sei da seriedade e do envolvimento da primeira-dama em causas sociais como essa, eu a procurei para começarmos juntos mais esta ação social. Tenho certeza de que conseguiremos juntos ajudar muitas crianças de Mato Grosso e estou muito feliz com isso”, disse o empresário.
O presidente do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, destacou que a instituição tem condições de realizar os exames de acuidade de forma gratuita nas escolas e também capacitar profissionais da rede estadual de ensino para atuar como multiplicadores, realizando as acuidades na rede.
Em relação às consultas oftalmológicas, o Lions e a Secretaria de Estado de Saúde irão verificar como serão realizadas. Carvalho também se dispôs a verificar a possibilidade de ser firmar uma parceria com a Associação Mato-grossense de Oftalmologia para somar no mutirão de consultas.
A previsão é de que no mês de setembro seja divulgado o cronograma de atendimento nas escolas estaduais.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha






