Política MT

Parlamentar quer intermediar apoio do governo para ajudar municípios a adequarem aterros sanitários

Publicado

A falta de aterros sanitários nos municípios de Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia levou o deputado Adalto de Freitas (Patriota) a indicar ao governo a necessidade de disponibilizar apoio técnico e financeiro a estes municípios. O suporte deverá auxiliar a administração municipal na elaboração de projetos de gestão de resíduos sólidos e na construção de aterros sanitários.

De acordo com a justificativa, a exigência da adequação dos locais de deposíto de resíduos partiu do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de São Félix do Araguaia.  Foram ingressadas quatro ações civis públicas, com pedido liminar, contra os municípios sob alegação de que os mesmo utilizam espaços inadequados, os chamados lixões.

“Peço que o governo do Estado auxilie esses os municípios, assim como os demais em Mato Grosso, que não têm condições de custear totalmente a elaboração de projetos de gestão e gerenciamento. Sabemos que é importante ter o aterro controlado, técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, para não causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Realmente se faz necessário uma readequação”, disse o parlamentar.

Consta ainda que os municípios deverão remover todo o lixo atualmente depositado na área utilizada para esse fim (lixão) para um local adequado. As prefeituras terão também que apresentar junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), referente à área dos atuais “lixões”.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa discute serviços  prestados pela Energisa em Mato Grosso

Conforme o artigo 18 da Lei 12.305/2010, que Instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para os municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlado, destinado a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

Aterro Controlado – Segundo a norma ABNT NBR 8849/1985, o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Esse método utiliza os mesmos princípios de engenharia dos aterros sanitários.

Comentários Facebook

Política MT

Escritório do Deputado Thiago Silva é alvo de criminosos

Publicado

O parlamentar não descarta que o ato criminoso tenha cunho político

Thiago Silva é o autor da Lei sancionada pelo Estado

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi surpreendido, nesta manhã de sábado (2), ao receber a notícia do arrombamento de seu escritório, localizado na região central de Rondonópolis, por marginais durante a madrugada. O local, que é utilizado para os assessores do parlamentar exercerem as suas atividades e no atendimento ao público, foi todo revirado.

Como as eleições se aproximam, o deputado não descarta que o ato criminoso tenha cunho eleitoral. “Não é de hoje que estamos sofrendo essas perseguições políticas. Eles abriram todas as gavetas, mexeram em todos os documentos, espalharam papéis por todos os lados, roubaram três computadores e pastas referente ao trabalho parlamentar.

O Deputado relata que quebraram o portão da frente e adentraram o local. Logo, os bandidos tentaram arrombar a porta de fundos do escritório, com a ferramenta pé de cabra, mas não conseguiram. Com isso, utilizaram a mesma na janela próxima à porta e entraram por ela. Assim, reviraram todo o escritório, roubando três notebooks e pastas com documentos.

“Esperamos que a justiça seja feita e sejam identificados os culpados deste ato criminoso”, posiciona o deputado.

Thiago Silva já realizou contatos junto com as Polícias Civil e Militar e pedirá a intervenção da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), já que esse ato não é o primeiro que ocorre em Rondonópolis.

Veja Mais:  Deputado Claudinei viabiliza ambulância para Rondonópolis

Ele explica que há uma semana atrás, uma vereadora do município, também enfrentou uma situação semelhante à dele – o que comprova ainda mais que há um possível envolvimento político por trás desses crimes.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Irajá Lacerda recebe Homenagem da Assembleia Legislativa Honraria foi proposta pelo Deputado Estadual Paulo Araújo (PP)

Publicado

Na tarde desta sexta-feira (01), o pré-candidato a deputado federal, Irajá Lacerda (PSD), recebeu a Comenda Marechal Cândido Rondon, homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, proposta pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP). A honraria é entregue às personalidades civis ou militares que prestaram relevantes serviços ao estado.

“Trabalhamos pelo nosso povo, pelo bem da nossa gente. Hoje, outras pessoas receberam homenagens nesta data, é muito bom estar ao lado de tantos mato-grossenses que fazem a diferença e lutam por nosso estado”, disse Irajá.

A entrega ocorreu em sessão especial de entrega de títulos e moções, momento em que a ALMT reconheceu 115 cidadãos que contribuem para a sociedade.

“É uma data muito especial, um momento ímpar e um grande orgulho de poder entregar essa honraria. Irajá contribui para o desenvolvimento de Mato Grosso e merece estar neste momento sendo homenageado. Essa é uma forma de trazer ao conhecimento da população as ações realizadas por ele”, disse o deputado.

O segundo suplente do senador Carlos Fávaro (PSD), ex-secretário de Estado, José Esteves de Lacerda, pai do Irajá, também esteve presente no evento. Emocionado, ele falou sobre o orgulho de ver o filho trabalhando por Mato Grosso.

“Irajá tem uma trajetória bonita, se dedica a fazer a diferença. Tenho orgulho do que tem feito. Obrigado ao deputado Paulo Araújo por essa gentileza”, comentou José Lacerda.

Veja Mais:  CCJR analisa PLOA nesta terça-feira
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado Thiago Silva destina emenda e entrega ônibus escolar para Alto Paraguai

Publicado

Thiago Silva entrega o ônibus para representantes de Alto Paraguai

O deputado estadual Thiago Silva destinou emenda parlamentar e realizou a entrega nesta segunda-feira (27) de um novo ônibus escolar para atender o município de Alto Paraguai. A indicação é da secretária Layane Souza e do prefeito Adair José.

O evento foi realizado no Palácio Paiaguás e contou com a participação do Governador Mauro Mendes, Secretário Estadual de Educação Alan Porto e demais servidores públicos do Estado.

O deputado comemorou mais um investimento destinado para a educação de Mato Grosso. “Para mim é uma imensa alegria contribuir com a destinação da emenda para atender a educação de Alto Paraguai e este novo ônibus será importante para atender alunos da zona rural e também da cidade. Agradeço a confiança em nosso trabalho”, disse o deputado Thiago Silva.

A secretária Layane representou o prefeito Adair no evento e fez o seu agradecimento em nome da população de Alto Paraguai. “Quero agradecer o nosso deputado, pois ano passado fizemos esse pedido a ele e por ser professora, conhecemos as dificuldades do município. Em nome do prefeito Adair nós agradecemos e digo que estamos juntos para realizar mais parcerias”, disse a secretária.

O parlamentar se colocou a disposição para continuar destinando emendas para viabilizar benefícios em prol da população de Alto Paraguai e de toda a região médio-norte.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Veja Mais:  CCJR analisa PLOA nesta terça-feira
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana