Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

“Patrulha Rural da PM resgata a segurança e a tranquilidade de se viver no campo”, afirma produtor rural de Cáceres

Publicado

“As equipes da Patrulha Rural resgatam a sensação de tranquilidade e segurança de se viver no campo”. A declaração é do produtor rural Hélio César de Oliveira, do município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), sobre o policiamento ostensivo, tático e preventivo por parte dos policiais militares no interior do Estado de Mato Grosso.

A Patrulha Rural está presente nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regionais. O programa foi criado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e intensificou a atuação da polícia na segurança pública de quem mora na zona rural.

“É um trabalho muito importante que proporciona segurança aos produtores rurais e seus familiares. O trabalho é diuturno para auxiliar os moradores e garantir a segurança. O deslocamento é rápido e eficiente. Os militares são muito bem preparados e capacitados”, ressaltou César.

O agricultor Raimundo Silva, de Bom Jesus do Araguaia (a 867 km de Cuiabá), também confirmou que o policiamento da Patrulha Rural de Mato Grosso tem proporcionado sensação de segurança para quem mora no campo.

“Só temos a agradecer aos homens e mulheres que compõem a Patrulha Rural da Polícia Militar. Há muitos anos não víamos um policiamento com tanta frequência na zona rural do Estado. Isso tem nos proporcionado uma melhor sensação de segurança no campo”, disse.

Em suas atividades, as equipes da Patrulha Rural promovem o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais, assentamentos e chácaras, com policiamento especializado voltado a trechos de plantações, locais de difícil acesso, comunidades rurais, fazendas e áreas ribeirinhas.

Veja Mais:  Governo lança quatro licitações para investir R$ 155 milhões em obras no interior do Estado

A Patrulha Rural também coordena um trabalho preventivo com visitações, orientações e realização de cadastros de propriedades rurais em todo o Estado, promovendo, assim, uma aproximação com a população.

O comandante do 6º Comando Regional em Cáceres, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, relembrou que uma das maiores dificuldades do policiamento rural era o difícil acesso às comunidades rurais.

“O trabalho preventivo era muito precário. Com a implantação do programa, cadastro das propriedades rurais e investimento do Governo de Mato Grosso, hoje se tem viaturas e efetivos próprios para esse tipo de policiamento ostensivo, tático e preventivo. As rondas se tornaram constantes em todos os 142 municípios, distritos e comunidades rurais. Com isso, se estabeleceu um elo de confiança dos moradores das áreas rurais com a Polícia Militar. Esse proprietário passa a ser os olhos da segurança”, comentou.

Segurança no campo

Somente no ano de 2024, policiais militares da Patrulha Rural visitaram mais de 28 mil propriedades rurais e cadastraram 986 novas propriedades no interior do Estado. Além disso, as equipes apreenderam 624 quilos de drogas, registraram 304 boletins de ocorrências e outras 79 foram presas em flagrante por crimes diversos nas zonas rurais.

Os policiais militares apreenderam 51 armas de fogo, recuperaram seis veículos com registro de roubo e furto e 16 pessoas foram flagradas com mandado de prisão em aberto. Os dados são da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (SPOE), vinculado à Polícia Militar.

Veja Mais:  Liberação de crédito pela Desenvolve MT cresce 71,23% no primeiro semestre de 2024

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a valorização da segurança no campo é um instrumento importante para impedir ações criminosas cometidas por invasores de terras e, consequentemente, impedir crimes ambientes como desmatamento ilegal em áreas de preservação ou propriedades privadas.

Além disso, o coronel Fernando reforçou que os investimentos por parte do Governo do Estado fortalecem ainda mais as ações de combate à criminalidade na zona rural, frustrando tentativas de roubo ou furto, recuperando cargas de grãos, defensivos agrícolas, equipamentos, gado e fertilizantes.

“O Governo de Mato Grosso entregou caminhonetes, espingardas e fuzis de última geração para proporcionar maior segurança aos nossos policiais militares e qualidade do serviço prestado à população. Esse tipo de investimento impede ações de invasores de terras, na qual o governador Mauro Mendes decretou tolerância zero a esse tipo de crime no Estado”, declarou o coronel Fernando.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador

Publicado

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou, durante entrevista na Farm Show 2025, em Primavera do Leste, os esforços do Governo de Mato Grosso para reduzir custos logísticos, atrair investimentos e garantir a estrutura necessária para o crescimento dos municípios.

Segundo ele, a modernização da infraestrutura tem colocado Mato Grosso em uma posição estratégica no cenário nacional e internacional, o que atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento do Estado.

“Mato Grosso avançou na industrialização, e isso não tem mais volta. A agroindústria está crescendo, a produção de etanol e carnes aumentou, e isso gera mais empregos e oportunidades. Hoje, temos a menor taxa de desemprego do Brasil. Mas, para esse crescimento continuar, precisamos garantir estrutura e segurança para quem trabalha e vive aqui”, afirmou Otaviano Pivetta.

Ele pontuou ações do Governo de Mato Grosso para enfrentar os desafios logísticos do setor produtivo. “Seis anos atrás, a situação era outra. Hoje, temos a construção da primeira ferrovia estadual do Brasil, um marco para o Estado. Além disso, temos investimentos constantes em obras rodoviárias, com intervenções em todas as regiões. Isso significa transporte mais barato para os produtores e preços mais competitivos para o consumidor final”, afirmou.

O vice-governador ressaltou também que a modernização da infraestrutura tem como objetivo garantir que Mato Grosso siga atraindo investimentos e mantendo sua posição estratégica no cenário nacional e internacional. “Mato Grosso tem os olhos do mundo voltados para sua produção agrícola, especialmente de países como a China, Índia e nações do Oriente Médio. O que estamos vendo é um processo irreversível de verticalização da produção, com a chegada forte da agroindústria, e esse movimento só tende a crescer”.

Veja Mais:  Governo abre processo seletivo para contratar Analistas de Sistema

Além dos investimentos em infraestrutura, Otaviano Pivetta destacou o compromisso do Governo com a segurança jurídica para quem trabalha no campo. “O governo não atrapalha o setor produtivo, pelo contrário, trabalha para oferecer estrutura e segurança para quem quer produzir e gerar empregos. E os resultados estão aparecendo: o Estado tem a menor taxa de desemprego do Brasil, refletindo o avanço na industrialização e nas cadeias produtivas. Não permitimos invasões ou bagunças que possam atrapalhar a ordem e o crescimento”, enfatizou.

Otaviano Pivetta também lembrou da importância de seguir acompanhando o crescimento das cidades, principalmente em relação à habitação. “Muita gente está se mudando para municípios-polo como Primavera do Leste, e precisamos garantir moradia para essas famílias. O Governo está trabalhando para ampliar o acesso à casa própria e dar condições de vida digna para quem chega à região”.

Em agenda no município, o vice-governador visitou ainda a Escola Municipal Tia Dejane, localizada no bairro Primavera III, e a Escola Estadual Paulo Freire.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seciteci forma 25 técnicos em agropecuária em Tangará da Serra

Publicado

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quarta-feira (19.3), a formatura do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra (ETEC). Ao todo, 25 estudantes receberam certificados durante a solenidade.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Tangará e contou com a presença do corpo docente e direção da ETEC, além de familiares e amigos dos formandos.

“Esta turma é a prova de que, apesar dos obstáculos, a vontade de crescer, aprender e alcançar objetivos não pode ser interrompida. Quando muitos olhavam para obstáculos e viam dificuldades, eles transformaram as adversidades em força, adaptaram-se ao novo e se tornaram mais resilientes”, afirma a diretora da ETEC de Tangará, Wérica Crislaine.

A oradora da turma, Patrícia Lima Da Silva, fez um agradecimento especial aos docentes. “Agradecemos imensamente aos professores que compartilharam não só conhecimento, mas paciência e incentivo. Vocês foram inspiração, mostrando que a agropecuária, além da técnica, é também dedicação e compromisso com o futuro”.

A Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra está vocacionada para o agronegócio, ofertando cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Logística e Informática. A oferta é estrategicamente pensada para preparar alunos para atuarem no mercado de trabalho local. A turma que realizou a solenidade de formatura nesta quarta-feira iniciou os estudos em 2023.

Ao todo, a Seciteci conta com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. Confira mais informações sobre as escolas clicando aqui.

Veja Mais:  Governo abre processo seletivo para contratar Analistas de Sistema

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT apresenta crédito para impulsionar o agronegócio e a economia local no Show Safra 2025

Publicado

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, estará no Show Safra 2025, de 24 a 28 de março, em Lucas do Rio Verde. No estande do Governo de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal, a instituição apresentará soluções financeiras voltadas para empreendedores do setor agropecuário, e demais segmentos para apoiar a economia local, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do estado.

A novidade para este ano é a linha de crédito rural que financia até R$1,5 milhão, com taxa de juros de 1% ao mês, podendo chegar até 0,80% para pagamento em dia. Entre os itens financiáveis estão tratores, colhedoras, pulverizadores, plantadeiras, sistemas de ordenha mecânica, criação de peixes e uma variedade de equipamentos essenciais para as operações agrícolas e agroindustriais.

A linha de crédito rural da Desenvolve MT oferece financiamento para máquinas e equipamentos novos e usados, com até 85% do valor financiado para itens novos e até 60% para usados. O prazo para pagamento pode ser de até 90 meses, já a carência varia de acordo com a produção do empreendedor. O crédito está disponível para produtores rurais, empresas do ramo e cooperativas sediadas em Mato Grosso, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Durante os cinco dias de evento, a equipe da Desenvolve MT estará à disposição para esclarecer dúvidas, realizar simulações de financiamento e orientar os visitantes sobre as melhores opções de crédito para impulsionar os negócios não só do setor agropecuário, mas também do comércio local e serviços.

Veja Mais:  Metade das cartas para o Papai Noel já foi adotada

Para Mayran Beckmann, presidente da Desenvolve MT, o evento será uma oportunidade para atender o máximo de clientes e fortalecer o apoio ao setor produtivo. “Estamos muito empenhados em participar do Show Safra 2025, um evento fundamental para o agronegócio e a economia de Mato Grosso. Nossa expectativa é levar soluções de crédito acessíveis, com prazos flexíveis e taxas competitivas, ajudando empresários e produtores a expandirem seus negócios”.

SERVIÇO

Data: 24 a 28 de março de 2025
Local: Show Safra 2025 – Lucas do Rio Verde (MT)
Estande: Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Lucas do Rio Verde

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana