Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Pedal da Guarda reafirma compromisso com saúde, esporte e inclusão em noite memorável do ‘VG com Elas’

Publicado

Foi uma noite de celebração com a participação de mais de 500 ciclistas. Evento homenageou mulheres e reforçou a luta por direitos

O tradicional Pedal da Guarda Municipal de Várzea Grande realizou uma edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O evento reuniu mais de 500 ciclistas, na noite de ontem (6), entre homens, mulheres e famílias inteiras, em um percurso que teve início às 20h na Praça Sarita Baracat, no Centro da cidade e seguiu até o Parque Bernardo Berneck.

O passeio ciclístico integrou a programação do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, que promove neste mês de março atividades especiais voltadas ao público feminino. Durante o evento, a prefeita Flávia Moretti (PL) ressaltou a importância da iniciativa. “O Pedal da Guarda é um evento que celebra a força e a presença da mulher em todos os espaços, incentivando a saúde, o esporte e a confraternização. Dentro do VG com Elas, ele reforça nosso compromisso com as mulheres de Várzea Grande”, afirmou. A prefeita é uma amante do ciclismo e sempre está presente no Pedal.

A deputada federal Gisela Simona, que já participou de edições anteriores do Pedal da Guarda, destacou a importância da mulher na política e no esporte. “O pedal é um momento de lazer e inclusão, mas também de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e na política. Incentivar a participação feminina é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Veja Mais:  Educação prepara Seminário de Modalidades Paralímpicas de Várzea Grande

O vereador de Várzea Grande, Charles da Educação, ex-atleta de natação, ressaltou a relevância do esporte na vida das pessoas. “A prática esportiva é fundamental para a saúde e qualidade de vida. O Pedal da Guarda é um exemplo de como a atividade física pode unir pessoas e promover bem-estar. Hoje, homenageamos todas as mulheres que fazem a diferença em nossa cidade”, pontuou.

PEDAL DA GUARDA: Uma tradição que cresce a cada ano. Criado em 2018, o Pedal da Guarda, também conhecido como Pedal da Família, tornou-se um dos eventos mais populares da cidade, atraindo participantes de Várzea Grande e também de Cuiabá. Para esta edição especial, todas as mulheres participantes receberam camisetas personalizadas e brindes. A Banda Municipal de Várzea Grande esteve presente, animando a concentração dos ciclistas a partir das 19h.

O comandante da Guarda Municipal e subsecretário de Defesa Social, Juliano Lemos, enalteceu a participação feminina e o caráter inclusivo do evento. “Todos os anos, no mês de março, fazemos essa homenagem especial às mulheres, reconhecendo sua força e importância na sociedade. O Pedal da Guarda é um espaço de convivência, saúde e segurança para toda a família”, afirmou.

Para facilitar a participação de quem não possui bicicleta, foi disponibilizado aluguel de bicicletas a preços acessíveis no local. O evento ocorre semanalmente, com saída da Praça Sarita Baracat (antiga preça Aquidaban), às 20h e concentração a partir das 19h.

Veja Mais:  Prefeito encaminha projeto para a Câmara que atende solicitação da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, participou pela primeira vez incentivada pela prefeita Flavia Moretti e destacou a importância da iniciativa. “O pedal de hoje simboliza a luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de nos cuidarmos. A prefeita Flávia Moretti insiste tanto que acabei cedendo, comprei uma bicicleta e hoje estou aqui, vivendo essa experiência maravilhosa”, disse.

Cidilena, moradora de Cuiabá, atravessa a ponte semanalmente para participar do evento. “Para mim, é o melhor pedal da região. O evento de hoje foi especial em homenagem ao Dia da Mulher, e esses movimentos são fundamentais para valorizar nossa presença”, comentou.

Maria Aparecida Xavier, líder do grupo “Corogats”, que reúne ciclistas acima de 40 anos, também celebrou a edição especial. “Pedalar é uma experiência maravilhosa, fortalece amizades, melhora a saúde e nos faz sentir valorizadas. Nosso grupo começou com 11 mulheres e hoje já somos mais de 20. Participamos de todos os pedais há dois anos”, destacou.

Com um clima de celebração e fortalecimento das mulheres, o Pedal da Guarda Municipal mais uma vez reafirmou seu compromisso com a saúde, o esporte e a inclusão, promovendo um evento memorável dentro da programação do VG com Elas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Sorriso é destaque com 12 experiências exitosas no Cosems/MT

Publicado

Sorriso garantiu lugar de destaque com a apresentação das 12 experiências exitosas, apresentadas nesta quarta-feira (19), durante o 2.º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, que teve como tema “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. Os projetos foram exibidos durante a Mostra de Experiências Exitosas, que recebeu mais de 282 municípios inscritos.

A Mostra de Experiências Exitosas reuniu gestores, profissionais e especialistas em saúde, que discutiram os desafios e avanços na área. O objetivo do evento é compartilhar práticas bem-sucedidas que possam servir de inspiração para outros municípios. A divulgação dos trabalhos, feitos de forma oral, demonstrou a eficiência e inovação das políticas públicas de saúde implementadas no Município.

Conhecido por seu protagonismo em diversas áreas, Sorriso agora se consolida como referência na excelência da gestão da saúde pública e nas boas práticas de saúde, em um dos maiores fóruns de discussão do setor, em Mato Grosso.

“O evento reúne experiências que podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas ainda mais eficazes, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso estado”, pontuou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.

Veja as 12 experiências exitosas apresentadas pela equipe de Sorriso:

– Análise das irregularidades sanitárias em supermercados de Sorriso/MT e o papel da Visa Municipal – Fernanda Barbosa Ferreira Souza;

Veja Mais:  1ª dama aponta Qualifica 300 como uma das razões pela posição de Cuiabá em ranking de empregos

– Vigilância Sanitária de Sorriso-MT e Nbcal: juntos na proteção ao aleitamento materno -Cláudia Inês Sônego;

-“É hora de evaporar os principais prejuízos do tabaco e do cigarro eletrônico” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– O impacto da tecnologia nas ações de combate às endemias – Taynná Vacaro Moura Alves;

– Análise epidemiológica das mães de RN com sífilis congênita nos anos de 23 e 24 em Sorriso-MT – Cátia Freitas Luciano Venites;

– Círculo de Construção da Paz, ferramenta para cuidar de quem cuida, Experiência na Ap. de Sorriso – Cátia Freitas Luciano Venites;

– Monitoramento em tempo real: a inovação do Cievs/Sorriso na Vigilância em Saúde – Lucas Richard de Souza;

– “Formação multiprofissional na atuação em Saúde” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– Segurança alimentar: ações educativas e preventivas da Vigilância Sanitária em Sorriso/MT – Cláudia Inês Sônego;

– Microplanejamento para ampliar a cobertura vacinal: a experiência da USF -Fraternidade em Sorriso-MT – Taynna Vacaro Moura Alves;

– Estimativa rápida participativa como ferramenta para construção do planejamento na Atenção Básica – Maria Aparecida de Souza Nunes

– Projeto de combate à Obesidade Infantil: desafios e possibilidades em Sorriso/MT – João Ricardo Gabriel de Oliveira

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Projeto de Saúde Comunitária movimenta seis bairros de Sorriso

Publicado

Agentes Comunitários de Saúde do PSF Pinheiros III, em parceria com a Academia da Saúde e a equipe Multiprofissionais (eMULT), estão desenvolvendo o projeto Caminhada Saudável, voltado para pessoas acima de 10 anos. A iniciativa oferece caminhadas supervisionadas e exercícios funcionais, estendendo-se, também, aos moradores dos bairros Pinheiros II, Terra Brasil, Santa Maria I e II e Brasil Norte.

As atividades são realizadas todas as quartas e sextas-feiras, entre 7h e 8h30. Na quarta-feira, os participantes se reúnem no Pavilhão do Santa Maria e fazem caminhada ao redor do bairro. Já, na sexta-feira, no mesmo horário, o Pavilhão se transforma em um espaço dedicado aos exercícios físicos, como aeróbica, treino funcional e outras práticas orientadas.

Os ACSs desempenham um papel fundamental no engajamento das ações. Em cada visita domiciliar, eles não apenas orientam as famílias sobre cuidados básicos de saúde, mas também incentivam os moradores a fazer parte de uma rotina mais ativa, promovendo a inclusão da atividade física.

“Nosso objetivo é transformar o cotidiano da comunidade e mostrar como a atividade física ajuda a prevenir doenças e gerar impactos positivos tanto na saúde física quanto na saúde mental de quem a pratica”, ressalta a ACS, Katiuska Amâncio.

Vale ressaltar que a Academia da Saúde conta com projetos para mulheres e homens de diferentes faixas etárias e gestantes, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com a oferta de pilates, academia ao ar livre, caminhada, exercícios aeróbicos, alongamento e acompanhamento completo e multidisciplinar.

Veja Mais:  Sine oferece 50 vagas para vendedor em quadro com 103 postos de emprego; confira

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas municipais promovem atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Publicado

Durante esta semana, escolas da rede municipal de ensino estão realizando uma série de atividades especiais em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado, 22 de março. A programação, realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos conta com a parceria da Concessionária Águas de Sorriso, que apresentam a importância de preservar os recursos hídricos.

A iniciativa chama a atenção dos estudantes para os desafios enfrentados para garantir sua disponibilidade e a qualidade da água que consumimos, além destacar o papel de cada cidadão na preservação desse recurso vital através de práticas sustentáveis e o uso consciente.

O desperdício é um dos principais fatores que contribuem para a escassez da água. A ação mostrou que pequenas atitudes podem fazer a diferença e salvar o planeta.

“A água é um bem precioso e que necessita ser preservada. E, educar as nossas crianças, é plantar uma sementinha para que elas cresçam com a consciência de que cada gota conta desperdiçada, podem trazer consequências para as gerações e para o planeta”, afirmou a coordenadora de Projetos, Adaiane Banfi.

A secretária de Educação, Adriana Reichert, frisa que ações como essas, convidam os alunos a se tornarem multiplicadores das informações recebidas, levando para suas casas, hábitos que podem fazer a diferença no planeta.

“A parceria com a Águas de Sorriso foi essencial para levar informações técnicas e práticas para os estudantes. Precisamos reforçar a relevância desse recurso para a vida, e que com práticas sustentáveis e o uso consciente da água, podemos contribuir para”, declarou.

Veja Mais:  Prefeito assina contrato para concessão do transporte coletivo na segunda-feira (23)

Ao final das atividades, a equipe da Águas de Sorriso distribui gibis da Turma da Mônica aos estudantes, com historinhas que mostram o ciclo da água desde a sua captação, passando pelo sistema de purificação, tratamento, consumo e retorno a natureza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana