Política MT
Personalidades do Araguaia são homenageadas em sessão solene
Foto: MARCOS LOPES / ALMT
Centenas de pessoas lotaram a Câmara Municipal de Barra do Garças na noite desta quinta-feira (13), durante sessão solene promovida pela vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), para homenagear os cidadãos da região do Araguaia que contribuem com o desenvolvimento local.
“São homenagens justas para quem escolheu essa terra de belezas ímpares para viver e tanto contribuiu para o seu desenvolvimento. Nessa noite entregamos a comenda Dante de Oliveira, Moções de Aplausos e títulos de cidadãos mato-grossenses para centenas de pessoas cuja contribuição para a sociedade precisa ser enaltecida. Hoje o meu aplauso é para vocês”, disse a deputada, durante sua fala.
Janaina, que durante a sessão também agraciou os colaboradores da rede de enfrentamento à violência doméstica com moções de aplausos, lembrou do trabalho pioneiro que o grupo vem desenvolvendo e o quanto isso tem inspirado pessoas do estado e Brasil à fora.
“Como mulher, mãe, deputada e cidadã sinto um orgulho imenso de vocês e essa moção de aplausos é para externar isso. Estou muito feliz em homenagear essas pessoas que enfrentam tantas adversidades e não desistem de lutar por um mundo melhor. Quero reiterar o que disse a vocês. Suas atitudes não passam despercebidas, como cidadã e principalmente como mulher, tenho muito orgulho em saber que a primeira Patrulha Maria da Penha saiu daqui e que Barra do Garças conseguiu praticamente zerar os casos de reincidência de violência contra a mulher”, disse.
O vice-prefeito, Weliton Marcos, destacou a importância da valorização do povo do Araguaia por parte da deputada. Na oportunidade, o vereador Gabriel Pereira Lopes, o Zé Gota, entregou uma homenagem à parlamentar pelo trabalho em prol do Araguaia, na Assembleia Legislativa.
Janaina falou sobre a importância de a Assembleia estar presente nos municípios em eventos como esse e como a Assembleia Itinerante, por exemplo. “É só percorrendo os municípios que os deputados conseguem ter a dimensão do tamanho e das necessidades de Mato Grosso como um todo. Cada região tem realidades diferentes e precisa ser atendida como tal”, finalizou.
Política MT
Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Ex-governador Mauro Mendes
O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.
Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.
Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.
O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.
A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.
Veja Vídeo:
Política MT
Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
Política MT
“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.
O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado. O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.
O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:09Prefeitura de Rondonópolis abre credenciamento para consultas, exames e procedimentos especializados do SUS
-
Política MT27/05/2026 - 00:46Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
-
Policial27/05/2026 - 01:06Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível
-
Rondonópolis27/05/2026 - 09:03“Tem vereador da base jogando contra”, dispara Cláudio Ferreira ao criticar apoio a candidato de fora
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:26CODER convoca Assembleia Geral Extraordinária para mudança na Diretoria Executiva
-
Política MT27/05/2026 - 07:27Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170
-
Policial26/05/2026 - 20:46Suspeitos são detidos por tráfico de drogas após resistência à abordagem policial em Alto Garças
-
Rondonópolis26/05/2026 - 21:05Rondonópolis|Entrada gratuita em todos os dias da Exposul é garantida por Claudio Ferreira







