Política MT
Projeto da equipe de Publicidade da ALMT é selecionada para a Feira de Case do Redes WeGov

A Publicidade da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi selecionada para apresentar o case de sucesso “Automações para Instagram” na Feira de Cases, durante o 14º Redes WeGov – um dos eventos mais importantes sobre comunicação digital no serviço público, que acontecerá no dia 29 de abril de 2025, em Florianópolis (SC).
Entre os 15 projetos selecionados, estão ações de linguagem simples, campanhas educativas, uso estratégico das redes sociais e iniciativas voltadas à transparência e à participação cidadã.
O analista legislativo da ALMT, Yuri Caseiro, foi o criador do projeto Automação para Instagram. Para ele, “esse reconhecimento é significativo e relevante, pois mostra o comprometimento da equipe de publicidade e mídias sociais, que busca constantemente novas ideias para levar ao cidadão conteúdos e informações relevantes sobre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso”.
Yuri acrescentou ainda que “esse evento é reconhecido por destacar os projetos mais inovadores e impactantes realizados por órgãos governamentais no Brasil. Estar entre os 15 cases selecionados para apresentação na Feira do Redes WeGov é inspirador”, afirmou Yuri.
A publicitária da ALMT Maria Cristina de Souza Teodoro é uma das pessoas que fez parte do projeto. “É gratificante nosso trabalho ser selecionado. A equipe toda leva esse mérito. O nosso case será apresentado para os outros comunicadores da comunicação pública que estarão lá, e que essa ideia possa servir de exemplo e ser implementada em vários outros lugares”, destacou Maria.
Para o gerente de Publicidade da Assembleia, Ricardo Sardinha, o case de sucesso “Automações para Instagram” possibilita a democratização da informação. “Nossa equipe trabalhou nesse projeto e é uma alegria receber a notícia que fomos selecionados. A Automação para o Instagram cria uma comunicação com questões que envolvem desde um público específico até debates complexos que vão desde economia, meio ambiente, saúde e o bem-estar da população”, disse Sardinha.
O presidente da ALMT, deputado Max Russi, afirmou que “o case Automações para o Instagram produzido pela Publicidade é uma ferramenta importante de comunicação, pois cria uma interação com a população. Esse trabalho vem ao encontro dos anseios da Casa de Leis, que é dar transparência, agilidade e deixar os internautas por dentro de tudo que acontece no Parlamento Estadual. Uma excelente inciativa da Secom e também uma alegria em saber que esse projeto foi selecionado e será apresentado na Feira de Cases em Florianópolis”, finalizou o presidente.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa (Secom), coronel Henrique Santos, disse que “as novas tendências na comunicação pública fortalecem os laços participativos do órgão público e a sociedade. Na Secom, temos profissionais comprometidos com esse processo evolutivo e o Redes Wegov nos traz a oportunidade de trocar experiências e complementar a nossa comunicação com os novos modelos digitais, além de servir de exemplo a outros comunicadores públicos”, explicou o secretário.
Case “Automações para Instagram” – A ferramenta desenvolvimento pela equipe da Publicidade envia demandas detalhadas para quem quer se aprofundar no assunto desejado. O usuário digita a palavra-chave na publicação e a automação é ativada, após isso ele recebe o conteúdo extra sobre a publicação. Em 1 ano, mais de mil interações foram atendidas, oferecendo conteúdo personalizado, resultando em um maior engajamento e em publicações concisas sobre demandas desejadas.
Neste ano, a maior participação foi de órgãos estaduais (53,3%), seguidos por federais (33,3%) e municipais (13,3%). Já em relação aos poderes, o Executivo lidera (40%), seguido pelo Judiciário (26,7%), Legislativo (20%) e órgãos de controle (13,3%).
Confira a lista dos cases selecionados
Assembleia Legislativa do Mato Grosso – Automações para Instagram
Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepinha Literária
Câmara dos Deputados – Eu e a Lei
Defensoria Pública da União – Demarcação
Governo do Pará – Perfis para a COP30
MIDR InPacto – Defesa Civil Alerta
Ministério da Saúde – Antitabagismo
Ministério Público do Espírito Santo – Onde tem Afeto, Tem Família
Prefeitura de Caxias do Sul – Linguagem Simples na Comunicação Interna
Prefeitura Fazenda Rio Grande – Minha Nota é Show
Tribunal de Justiça de Goiás – Livro dos Sonhos
Tribunal de Justiça de Santa Catarina – Sessão de Atendimento
Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCE Presente
Tribunal Regional Eleitoral do RS – Eleições Pós-Enchentes
Tribunal Superior Eleitoral – Vem pra Justiça Eleitoral
Sobre o 14º Redes WeGov – O Redes WeGov é um dos eventos mais relevantes sobre inovação no setor público, reunindo anualmente especialistas, gestores e comunicadores para debater tendências, desafios e boas práticas na gestão pública digital.
Em sua 14ª edição, o encontro se consolida como um espaço de troca e construção colaborativa para fortalecer a comunicação pública no Brasil. Participam dos cases instituições como Assembleias Legislativas, Câmaras, Ministérios Públicos, Prefeituras e Tribunais , mostrando que a comunicação eficiente é essencial para aproximar o cidadão do serviço público.
Fonte: ALMT – MT

Política MT
Assembleia realiza consultas públicas sobre divisão territorial entre Campo Verde e Santo Antônio de Leverger

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD), realizou consultas públicas com os moradores das comunidades envolvidas no processo de redefinição dos limites territoriais entre os municípios de Santo Antônio do Leverger e Campo Verde. As reuniões ocorreram no último sábado (22), nas associações das comunidades Serrana e Córrego do Ouro, em atendimento ao Projeto de Lei n.º 1.783/2024, de autoria da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Casa de Leis. O revisão dos limites territoriais foi possível após um acordo entre a prefeita de Santo Antônio, Francieli Magalhães (PSB) o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes (UB).
O deputado Wilson Santos, durante as reuniões, explicou aos presentes que a matéria será votada em plenário e, se aprovada, dependerá da sanção do governo estadual para se tornar lei. “Depois de muita luta e trabalho, conseguimos convencer as autoridades municipais a avançar com a divisão territorial. Não foi fácil. Perdemos duas vezes na Justiça para a gestão de Santo Antônio de Leverger. Agora, com a prefeita Francieli, só temos a agradecer, pois ela foi fundamental para que esse momento acontecesse. O processo foi longo e ainda terá desdobramentos”.
Pelo acordo firmado entre os gestores municipais, as comunidades Formiga, Serrana, Vale Abençoado, Águas Quentes e Bonfim permanecerão sob a jurisdição de Santo Antônio de Leverger. Já Mata Mata, Gleba Bigorna, parte de Santo Antônio da Fartura, Córrego do Ouro, Abolição e Bom Jardim passarão a integrar Campo Verde. “Estamos aqui para ouvir as lideranças locais e as duas prefeituras chegaram a um consenso. A Assembleia Legislativa busca sempre o diálogo e a transparência. No entanto, durante as consultas públicas, identificamos que a maioria dos moradores das comunidades Serrana e Formiga manifestou interesse em pertencer a Campo Verde”, destacou o deputado, reforçando que o projeto ainda não foi convertido em lei, mas que há possibilidade de uma reavaliação para atender a vontade popular.
Para o presidente da Associação de Produtores da Agricultura Familiar do Córrego do Ouro, Nadir Moreira Santana, a redefinição territorial será importante para o desenvolvimento da região. “Há anos pedimos para essa área ser anexada a Campo Verde. Isso porque somos assistidos por esse município e estamos a 60 quilômetros (km) de distância de lá, enquanto Santo Antônio de Leverger fica a 140 km. Quando precisamos de socorro, recorremos ao vizinho mais próximo – e, no caso da saúde, é Campo Verde que nos atende. Essa decisão é muito importante, pois respeita a opinião da comunidade. Temos dificuldades de acesso a Santo Antônio de Leverger e o município também enfrenta dificuldades para nos atender”, argumentou o produtor rural.
A aposentada Leopoldina Pereira, moradora do Córrego do Ouro há 40 anos, disse estar torcendo para que a mudança se concretize, pois acredita que os serviços públicos serão mais acessíveis e eficientes sob a jurisdição de Campo Verde. Já o representante da comunidade Formiga, Silvaney Antônio Rezende, afirmou que a população local deseja também ser incluída neste município. “Somos áreas isoladas de Cuiabá e ficamos a mais de 100 km de Santo Antônio de Leverger. Não recebemos nenhum benefício. Essa é a nossa chance de resolver essa situação. 100% da comunidade Formiga quer pertencer a Campo Verde”, enfatizou.
Diante das reivindicações, Wilson Santos encaminhou um ofício à prefeita Francieli Magalhães, nesta segunda-feira (24), formalizando o pedido da maioria dos moradores das comunidades Formiga e Serrana para integrar Campo Verde. “Diante dessa clara manifestação popular, reforço o pedido das comunidades para que suas vozes sejam ouvidas e consideradas. A autodeterminação da população é um pilar fundamental da democracia, e é essencial que as medidas necessárias sejam estudadas e viabilizadas para que essa vontade seja devidamente avaliada e atendida”, escreveu o deputado no documento.
As reuniões contaram com a presença de moradores e de vereadores dos dois municípios, entre eles Neco da Bandeirante (PSB) e Rafael Silva (PL) de Santo Antônio de Leverger, além de Paulinho da Fartura (MDB), de Campo Verde.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei (PL 391 / 2025) para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.
O controle das obras será acessível a todos os cidadãos através da internet. Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.
O Poder Público já conta com painéis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.
“Esse Portal vai possibilitar o livre acesso dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na administração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Botelho homenageia as Irmãs Salesianas por 130 anos de missão em MT

Elas chegaram a Mato Grosso em 1895. Desde então, transformam vidas com fé, dedicação e amor ao próximo. Por essa trajetória de serviço e missão, as Irmãs Salesianas serão homenageadas pelos 130 anos de atuação no Estado. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), e será realizada hoje (24), às 19h, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, como são conhecidas, tem atuação na formação educacional, na assistência à saúde e na área social. Uma caminhada centenária de muito trabalho. O início da evangelização nas comunidades indígenas do Estado e na educação fundamental foi em 9 de abril de 1895, assim que assumiram a direção da Obra Social de Santa Rita. Outro marco dessa trajetória são os serviços ofertados por mais de 70 anos na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hospital criado ainda no período colonial.
Reconhecer a contribuição das Irmãs Salesianas no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos num período de 130 anos em Mato Grosso, segundo Botelho, é função do Legislativo. “Essa homenagem coroa o legado dessas mulheres consagradas, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo. Elas marcaram gerações e continuam sendo um exemplo de solidariedade e compromisso social”, afirmou o deputado.
Os fundadores da congregação, Dom Bosco e Madre Mazzarello foram lembrados pela irmã Rosângela Maria Clemente. “Para nós essa Moção de Aplausos representa a valorização do nosso trabalho e da continuidade do carisma salesiano semeado com empenho, dedicação e entusiasmo em terras mato-grossenses. Enfim, é uma celebração de história, fé, ação e esperança para o futuro”, afirmou a Filha de Maria Auxiliadora.
A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Noite de autógrafos – Durante a Sessão Especial, o padre Tiago Figueiró terá um espaço especial para autógrafos do livro “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso”, que narra a trajetória das Irmãs Salesianas desde o final do século XIX, com relatos e registros históricos que mostram o impacto transformador da missão salesiana na sociedade mato-grossense. A obra conta com apoio da ALMT por meio do Instituto Memória do Poder Legislativo Deputado Lenine de Campos Póvoas.
Irmãs homenageadas:
Inspetora Madre Mazzarello
Inspetora: Ir. Teresinha Ambrosim
COXIPÓ DA PONTE
Ir. Marilú Vieira Lima.
Ir. Maria José Oliveira.
Ir. Darcy Dantas de Almeida
ALTO ARAGUAIA
Ir. Lucimar Martins Ribeiro
GUIRATINGA
Ir. Cláudia M. Pianes Campos
POXORÉU
Ir. Francisca Gomes Santana
Ir. Maria Estela Marques
CUIABÁ
Ir. Rosângela Maria Clemente
Ir. Maria Ignez Bicudo
BARRA DO GARÇAS
Ir. Mariluce G. Dorilêo
MISSÃO INDÍGENA / XAVANTE
Ir. Celuta da Cunha Teles
RONDONÓPOLIS
Ir. Nelcina Alves de Souza
Ir. Vânia Auxiliadora S. Ojeda
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Ir. Cleuza Gomes Pereira.
Ir. Veralice M. de Almeida
OUTRAS LOCALIDADES:
Ir. Ada Gambarotto
Ir. Ivone Goulart Lopes
Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima
VOLUNTÁRIA LEIGA
Bernadeth Campos de Paula
SERVIÇO:
O QUÊ? Sessão Especial aos 130 anos das Irmãs Salesianas em MT
QUANDO? Segunda-feira (24/03)
HORÁRIO: 19H
ONDE? ALMT – Plenário Renê Barbour
Fonte: ALMT – MT
-
Saúde19/03/2025 - 09:29
Quais são as doenças mais comuns no outono?
-
Política MT19/03/2025 - 14:04
Influencer da Direita brinca após avião com Lula arremeter: ‘Só eu que tenho esses pensamentos intrusivos?’
-
Política MT18/03/2025 - 20:58
Rondonópolis| Vereadora emite nota de apoio ao Deputado Eduardo Bolsonaro
-
Esportes19/03/2025 - 12:13
Titular do Primavera, Camargo comemora classificação histórica da equipe para a final do Campeonato Mato-Grossense
-
Esportes19/03/2025 - 19:00
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
Mato Grosso18/03/2025 - 17:30
Governador vistoria obra de mais uma ponte ligando Cuiabá a Várzea Grande
-
Rondonópolis17/03/2025 - 22:34
Rondonópolis| Prefeitura inicia a campanha IPTU Premiado 2025
-
Rondonópolis19/03/2025 - 18:45
Esporte realiza sorteio dos times que se enfrentam nos Jogos Escolares