Mato Grosso
Personalidades políticas e lideranças agradecem à primeira-dama de MT pela atuação com associações de bairros do Estado
Nesta quarta-feira (07.06), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes acompanhada do governador Mauro Mendes, participou do Encontro Regional do Programa SER Família Comunitário, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários. O evento no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, reuniu mais de 1000 líderes e presidentes de Associação de Bairros de Cuiabá, Várzea Grande e municípios do interior do Estado.
Com a finalidade de integrar e aproximar as lideranças comunitárias ao Governo do Estado, a mobilização também promoveu palestras motivacionais e ainda ofereceu uma palestra especial sobre o SER Família Capacita, projetado pela primeira-dama Virginia Mendes, com o diretor regional do Senai, Carlos Braguini, que teve como tema “Motivar o líder à capacitação”. A programação também contou com a palestra do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) com o assessor parlamentar, Carlos Brito, que representou o conselheiro Guilherme Malouf.
“Esse encontro é muito importante, porque a proximidade do Governo do Estado com os líderes comunitários é fundamental para que os resultados cheguem até a população. São eles, voluntários das comunidades que estão diretamente ligados a tudo o que acontece. Este dia confirma o espaço, vez e voz de homens e mulheres que estão à disposição da população”, destacou Virginia Mendes.
A primeira-dama de MT agradeceu à equipe de organização do evento. “De coração agradeço ao secretário adjunto de Assuntos Comunitários Édio Martins pela habilidade com que ele tem desempenhado sua função, à secretária Grasi Bugalho e toda a equipe da Setasc, minha equipe na Unaf. Especialmente a cada liderança presente, pessoas que vieram de longe, nossa gratidão”.
O governador Mauro Mendes falou da satisfação de ver o alinhamento da Setasc com as lideranças comunitárias. “Fico feliz de saber que a Setasc, através da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários, tem estabelecido uma boa relação com os líderes comunitários. Temos boas parcerias com os presidentes de bairros, principalmente na área social, com a secretária Grasielle que conta com o apoio integral da Virginia, que começa a retomar suas atividades depois de um longo período afastada por motivos de saúde, e logo ela estará participando com vocês das agendas e entregas”.
Joziani Campos, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (Arvend) de Várzea Grande, falou sobre a motivação que a primeira-dama do Estado representa. “A primeira-dama Virginia Mendes é uma inspiração para todas nós, particularmente me inspiro no empoderamento feminino dela, e através do trabalho que ela tem desenvolvido temos conquistado cada vez mais espaço, especialmente com aquelas mulheres que estão na ponta, onde muitas não têm acesso e nem informação. E aqui temos a chance de receber um conteúdo de informação para levar para nossas guerreiras, levando a motivação e mostrando que elas podem chegar onde quiserem”.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, lembrou a presença do Governo do Estado em todas as áreas e o fortalecimento das ações sociais através do trabalho da primeira-dama do Estado.
“Esse é um Governo que tem trabalhado em todas as áreas e com atenção especial pelo movimento comunitário. Sou prova disso porque participo sempre que possível das agendas sociais com a primeira-dama Virginia Mendes. As ações sociais da primeira-dama do Estado nos municípios atendem diretamente às comunidades em todo Mato Grosso”.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Altos de Cuiabá, Valdemir Gonçalves, destacou a atuação da primeira-dama do Estado nas comunidades. “O trabalho da dona Virginia Mendes é um feito muito grande para as associações de bairro de todo Estado de Mato Grosso. Nos últimos anos ela vem desenvolvendo ações importantes em prol dos menos favorecidos. Neste evento estamos tendo a oportunidade de saber um pouco mais sobre o SER Família Capacita, um programa idealizado por ela, que chega em ótima hora”
O representante da comunidade Córrego do Ouro, Nadir Moreira, que atua na Agricultura Familiar na zona rural São Vicente, localizada em Santo Antônio de Leverger, destacou a assistência da primeira-dama Virginia Mendes. “Passamos por período difícil na pandemia e a dona Virginia intercedeu por nós junto ao Governo e fomos contemplados com mais de 900 cestas básicas, uma época em que estávamos em dificuldade porque perdemos o poder de venda, e ela chegou junto a nós dando suporte”, contou.
“Se existe alguém que sabe o que acontece em cada bairro, em cada cidade é o líder comunitário, e que bom que nós temos uma primeira-dama de Estado perto deles com o olhar sensível, sempre vigilante, parceira e atenta às ações sociais para que os resultados cheguem aos que mais precisam”, ressaltou a senadora Margareth Buzetti.
O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Barra do Garças, José Neto, pontuou os avanços frutos da atenção que têm recebido.
”Estamos honrados por participar deste grande evento e tenho certeza que vou levar para minha comunidade e também para outras associações do meu município o que o nosso governador do Estado e nossa primeira-dama têm a oferecer para nossa classe. O Governo do Estado e a nossa querida primeira-dama Virginia estão de parabéns. Esse é um Governo que trabalha para todos indiferente de classe social, ele atende do pequeno ao grande”, pontuou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial
Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.
Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.
Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.
O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.
As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:
https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58
Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:
Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.
Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.
“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.
As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.
Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.
Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.
“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.
De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.
O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.
Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.
“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).
A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.
De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.
Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
Mato Grosso10/04/2026 - 10:43Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial
-
Política MT10/04/2026 - 11:23Pressão por votação da dosimetria reacende debate sobre presos do 8 de janeiro e papel do Senado
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:09Rondonópolis|Setor de arrecadação da Prefeitura terá atendimento suspenso nesta segunda-feira (13)
-
Rondonópolis10/04/2026 - 11:30Rondonópolis Hawks inaugura Centro de Performance Esportiva em parceria com Universidade Anhanguera
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:11Semana do Cavalo Rondonópolis anuncia grade de shows para a edição Rondonópolis
-
Rondonópolis13/04/2026 - 22:56Prefeitura abre licitação para obras de pavimentação e drenagem no Maria Vetorasso
-
Rondonópolis13/04/2026 - 23:05Rondonópolis|Secretaria de Educação instaura sindicância para apurar irregularidade patrimonial em escola municipal
-
Rondonópolis15/04/2026 - 13:16Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis





