Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Personalidades são homenageadas em sessão especial na ALMT

Publicado

Políticos, atletas, empresários, profissionais liberais e de imprensa estiveram entre os homenageados da sessão especial realizada na sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para entrega de comendas, títulos de cidadão e moções de aplauso. Requerida pelo deputado Xuxu Dal Molin (União), a solenidade destacou ações desenvolvidas na região médio-norte do estado.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Republicanos), e a primeira-dama, Janice Vaz Ribeiro, receberam moção de aplauso em razão do trabalho empreendido para criação do Centro de Convivência e Abrigo para Idosos Vitório Piccini, inaugurado em julho de 2024. O local é considerado referência no atendimento a pessoas idosas em Mato Grosso, oferecendo diversas atividades gratuitas.

“A construção do centro de convivência foi possível a partir de uma parceria. O município doou o terreno, o prédio foi construído por empresários, atendendo público em situação de vulnerabilidade. Receber essa moção nos incentiva a expandir ações em benefício de quem mais precisa. Gerir uma cidade como Lucas é algo muito desafiador, aos poucos vamos avançando”, disse Miguel Vaz.

Xuxu Dal Molin destacou a participação dos homenageados em iniciativas pelo desenvolvimento de Mato Grosso. Segundo ele, são pessoas que fizeram e fazem muito pelo estado e, ao receber uma honraria do Poder Legislativo, se sentem ainda mais motivadas a continuar investindo tempo e energia em seus projetos.

Veja Mais:  Sessão especial em homenagem ao centenário de Garcia Neto emociona família e convidados

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (União), e a primeira-dama da cidade, Mara Fernandes, participaram da sessão especial e receberam título de cidadão mato-grossense. De acordo com Mara, a solenidade é um marco na história de sua família, que chegou ao estado há mais de três décadas, numa trajetória que se confunde com a do município de Sorriso.

Odenir Zancanaro é um dos fundadores de Tapurah e exerce atividades no ramo da agropecuária. Na década de 1980, ele atendeu ao chamado do tio, que já vivia em Mato Grosso, e veio contribuir para o desenvolvimento do estado. “Tivemos a oportunidade de vir para um local com potencial imenso e aqui somamos esforços para ver a região crescer e se transformar em tudo o que é hoje. Por essas e outras, tenho orgulho de receber o título de cidadão deste estado”, disse Odenir.

Ao todo, foram entregues durante a sessão especial 16 moções de aplauso, 30 títulos de cidadão mato-grossense, além das comendas Filinto Muller, Dante de Oliveira e Lenine Póvoas (uma unidade de cada).

Fonte: ALMT – MT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Definidos os 24 estudantes escolhidos para o programa Parlamento Jovem
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Valdir Barranco cobra explicações da Sema por anulação relâmpago de multa de R$ 1,5 milhão aplicada à PCH

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Dívidas estão entre principais motivos da depressão e suicídio no país

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana