Mato Grosso
PGE avança e moderniza serviços para contribuintes e na defesa do Estado
Pelo menos 40% do quadro de procuradores do Estado foi preenchido nos últimos dois anos, por meio de concurso público realizado em 2016. Este foi um dos pilares para o crescimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, consequentemente, do aumento da arrecadação estadual.
A arrecadação passou de R$ 88 milhões em 2015 para R$ 210 milhões de janeiro a outubro deste ano. Os números finais de 2019 só serão conhecidos em janeiro de 2019 quando será fechado o exercício do ano anterior.
Com o aumento da arrecadação do Estado, os municípios também são contemplados com repasses sobre o montante. Além da cobrança da dívida ativa, a PGE, por meio do Grupo de Inteligência e Recuperação Fiscal (GIRF), recuperou milhões para os cofres públicos, seja com ações para suspender incentivos fiscais mantidos indevidamente por várias empresas ou por sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
A gestão também avançou no processo de modernização do sistema da Procuradoria e ampliou os serviços para os contribuintes. Desde julho, os cidadãos inscritos na dívida ativa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) podem fazer a negociação e retirada do boleto, via web, na página da PGE. Antes a negociação era feita de forma presencial ou por meio de despachantes.
No segundo semestre de 2018, foram ampliados outros serviços para os contribuintes inscritos ou não na dívida ativa do Estado. Nos Ganha Tempo de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, foram instalados postos de atendimentos da PGE. Com isso, o cidadão ganhou mais comodidade e agilidade na prestação de serviços.
Os atendimentos também foram estendidos para oito municípios, por meio de cooperação. Juara, Conquista D´Oeste, Colíder, Jauru, Vila Rica, Sorriso, São Félix do Araguaia e Guarantã do Norte podem procurar os serviços para quitar dívida do IPVA nas prefeituras destas cidades.
A arrecadação do caixa do Estado também foi reforçada por programas de recuperação de créditos, o Refis e Regularize, conduzidos pela Subprocuradoria Fiscal da PGE. Os programas ajudaram a reforçar os cofres do Estado. Até 31 de dezembro deste ano os contribuintes poderão fazer a negociação de seus débitos inscritos ou não dívida ativa do Estado.
Procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis, destaca o papel dos procuradores que fazem a defesa do interesse público. “Estamos avançando e nós representamos o combate à corrupção, mais acompanhamentos de contratos e mais lisura em todos os atos administrativos”, diz.
Conforme a procuradora-geral, aliado aos investimentos em modernização do sistema da PGE, programas de recuperação de créditos foram incentivados ao longo de 2018 para os contribuintes, com débitos com o Estado, inscritos ou não na dívida ativa.
Leia Mais:
Atuação da PGE nas Secretarias evita falhas em processos de aquisições e contratos
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha
-
Rondonópolis28/09/2026 - 07:38Vereador Wesley Cláudio e família são alvos de criminosos durante invasão a residência em Rondonópolis






