Pesquisar
Close this search box.

Internacional

Plano econômico de Maduro passa a valer na Venezuela sem cinco zeros na moeda

Publicado

Para Nicolás Maduro, o atual momento é um
Reprodução/Twitter/Nicolás Maduro

Para Nicolás Maduro, o atual momento é um “ponto de reflexão”, com a mudança na moeda venezuelana

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lança nesta segunda-feira (20) um pacote de medidas para tentar conter a inflação – estimada em 1.000.000% neste ano, de acordo com  Fundo Monetário Internacional (FMI). A maior mudança do chamado “Madurazo”, é o corte de cinco zeros da moeda da Venezuela, que se chamará bolívar soberano.

A moeda
terá 8 notas diferentes e duas moedas metálicas. A maior nota do sistema que já começa a sair de circulação é a de 100 mil bolívares, sendo que uma xícara de café fica acima de 2 milhões de bolívares, segundo a Deutsche Welle. Agora, a maior nota será a de 500 bolívares (o equivalente a US$ 7 ou R$ 27). A ideia é controlar a hiperinflação no país.

Mesmo com as incertezas que o país enfrenta,  Nicolás Maduro
define o atual momento como um “grande mudança” e um “ponto de reflexão”. “Vamos desmontar a perversa guerra do capitalismo neoliberal”, afirmou o presidente.

Na última sexta-feira (17), Maduro também anunciou a unificação das taxas de câmbio do país. A nova taxa será atrelada a uma criptomoeda, ligada ao preço do petróleo. Isso colaborou para que a moeda do país na prática tivesse 96% de desvalorização em relação ao dólar.

Segundo as autoridades da Venezuela
, haverá um novo redesenho da política fiscal e tributária do país, incluindo subsídios para a gasolina, reajustada em quatro pontos percentuais, e a definição de câmbio único, que flutuará de acordo com as definições do Banco Central Venezuelano.

Veja Mais:  Alckmin é questionado sobre Aécio, PCC e obras no Rodoanel no JN

A petro, a criptomoeda criada pelo governo no início do ano, irá definir, além do câmbio, o salário mínimo e as pensões. O salário mínimo também deverá ter um aumento em 3.500% a partir de 1º de setembro.

Nova moeda venezuelana

Para compreender a conversão monetária basta diminuir cinco zeros de cada moeda
Reprodução/PSUV

Para compreender a conversão monetária basta diminuir cinco zeros de cada moeda

A nova moeda venezuelana, cujo símbolo é Bs.S., tem cinco zeros a menos em comparação ao bolívar, que coexistirá para operações bancárias menores.

As novas notas de Bolívar soberano são de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 já estão nos bancos e serão colocadas em circulação ainda nesta segunda-feira. Os símbolos das notas têm referência ao petróleo, pois a Venezuela tem grandes reservas.

Dona das maiores reservas mundiais de petróleo, a Venezuela observa o encolhimento da sua economia.

De 1913 até este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país foi reduzido pela metade, segundo o FMI, que prevê uma inflação superior a 13.000% em 2018 e um índice de desemprego de 36% até 2022.

A mudança na moeda
não será suficiente para superar a grave crise econômica, social e política, que o maior desafio de Maduro. O que se passa no país também preocupa os países vizinhos, que estão enfrentando uma crise humanitária na região, pois eles não têm estrutura para absorver os milhares de venezuelanos que fogem da hiperinflação e do desabastecimento.

Veja Mais:  PF indicia Palocci, Mantega e Joesley por suspeita de corrupção no BNDES

*Com informações da Telesur, emissora pública de televisão da Venezuela

Comentários Facebook

Internacional

Salão do livro em Nova York abre inscrições para escritores

Publicado

Para quem sonha em ver seus livros rodando o mundo, o 5º Salão do livro de Nova York está com inscrições abertas para autores. Organizado pela ZL Books Editora, o evento acontece, dias 19 e 20 de junho, na Biblioteca Brasileira de Nova York (Brazilian Endowment for the Arts). Os interessados precisam se cadastrar, até dia 25 de abril, pelo e-mail [email protected].

O programa também conta com a realização de atividades culturais e palestra sobre literatura brasileira no mundo. O projeto Internacional existe há quase dez anos e já foi realizado em Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), em algumas cidades da França e em Montreal (Canadá), além do Rio de Janeiro. 

 

Para Jô Ramos, escritora e idealizadora do evento, a iniciativa tem como objetivo disseminar a literatura de língua portuguesa para todos os cantos. Para ela, há muitos estrangeiros interessados no que é produzido no Brasil, além de brasileiros residentes no exterior que amam os escritores de língua portuguesa.

Ramos comenta que o salão do livro ajuda a valorizar o trabalho dos autores independentes e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro. “Projetos assim estimulam a preservação e a produção da nova literatura e dos novos autores”.

– Com intercâmbios culturais entre o Brasil e o exterior, desejamos criar mais oportunidades para que esses escritores possam conquistar novos leitores, além de acessar novas formas de divulgação da sua obra artística – diz.

Veja Mais:  PF indicia Palocci, Mantega e Joesley por suspeita de corrupção no BNDES

 

Serviço:

5º Salão do Livro de Nova York

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

Até dia 25 de abril

Evento acontece dias 19 e 20 de junho.

Horário: das 12h às 20h

Local: Brazilian Endowment for the Arts.

Endereço: 240 E 52nd Street, Nova York (USA).

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Avião pega fogo durante pouso e deixa 18 feridos em Sochi, na Rússia

Publicado

Não há registro de mortos entre os passageiros, mas um funcionário do aeroporto sofreu um ataque cardíaco enquanto ajudava a retirar as pessoas do avião e não resistiu
Reprodução/Youtube

Não há registro de mortos entre os passageiros, mas um funcionário do aeroporto sofreu um ataque cardíaco enquanto ajudava a retirar as pessoas do avião e não resistiu

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas neste sábado (1º) depois que um Boeing 737, da companhia aérea Utair, saiu da pista e pegou fogo após aterrissar no Aeroporto de Sochi, na Rússia. As informações são do Ministério da Saúde local.

Em comunicado oficial, o governo russo informou que três dos 18 feridos no acidente eram crianças. Não há registro de mortos entre os passageiros, mas o funcionário Vladimir Begiyan, que trabalhava no aeroporto, sofreu um ataque cardíaco enquanto ajudava a retirar as pessoas do avião
e não resistiu.

De acordo com a Utair
, 164 passageiros estavam a bordo da aeronave, além de seis tripulantes.

Segundo Yevgeni Dietrich, ministro dos Transportes da Rússia, “o estado de saúde dos dois pilotos e dos quatro membros da tripulação é satisfatório”.

O acidente

O avião fazia um voo entre Moscou e Sochi
e só conseguiu pousar na segunda tentativa, já que a primeira foi abortado pelos pilotos por causa das más condições do clima.

Depois do pouso, a aeronave saiu da pista e caiu no leito de um rio próximo, onde perdeu uma asa e parte do trem de pouso. Neste momento, a turbina esquerda já estava em chamas.

Veja Mais:  Suco de múmia? Cidadãos criam petição para beber água de sarcófago de 2 mil anos

Em seu site oficial, o Aeroporto de Sochi informou que o fogo foi contido em oito minutos e todas as pessoas a bordo do avião foram evacuadas em 17 minutos.

A causa do acidente ainda não foi divulgada. Segundo a RIA
, uma agência de notícias local, o mais provável é que os pilotos não tenham conseguido frear o avião
a tempo depois do pouso.

“Voo UT579 da Utair de Moscou a Sochi saiu da pista, bateu numa cerca e pegou fogo durante o pouso no Aeroporto de Sochi. Aeronave era um Boeing 737-800 (VQ-BJI) de 15 anos de idade. Dezoito pessoas ficaram feridas, segundo a imprensa”
, escreveu o Flight Radar, que monitora voos em todo o mundo.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Lula é “patentemente inelegível” e não pode fazer propaganda, diz MP Eleitoral

Publicado


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde abril por conta de condenação na Lava Jato
Lula Marques/Agência PT

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde abril por conta de condenação na Lava Jato

O Ministério Público Eleitoral (MPE) reforçou pedido para que o julgamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja antecipado e defendeu a exclusão do petista na propaganda eleitoral na TV e no rádio. A manifestação foi entregue nesta sexta-feira (31) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no âmbito de dois pedidos de liminares que podem ir a julgamento nesta tarde.

O Ministério Público Eleitoral afirma no documento que Lula é “patentemente inelegível” e que, desse modo, não deve ter acesso aos mesmos direitos e prerrogativas dos demais candidatos. Os procuradores eleitorais defendem o reconhecimento do pedido de liminar apresentado pelo Partido Novo para que o ex-presidente seja impedido de participar dos programas do PT rádio e também de utilizar recursos do fundo público de financiamento de campanha.

“A pretensão de se realizar campanha eleitoral para candidato patentemente inelegível com recursos públicos é uma hipótese incompatível com o Direito, feita pela criação de um âmbito de incidência de dispositivos legais não coetâneos”.

O MPE rebateu argumento utilizado pela defesa do ex-presidente, que lançou mão de um artigo da Lei das Eleições que autoriza candidatos sob judice a efetuarem “todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário gratuito no rádio e na televisão”. Segundo os procuradores, “tal dispositivo não comporta aplicação no âmbito das eleições presidenciais”.

Veja Mais:  Eclipse parcial do sol é visualizado no hemisfério norte; veja imagens

“Ao aceitar-se que o dispositivo em questão ofertaria aos candidatos sub judice o acesso aos recursos públicos de campanha e tempo de propaganda na TV e no rádio, haveria conflito com a vedação ao abuso de direito, a não ser nas hipóteses em que houvesse viabilidade jurídica para a discussão consequente da possibilidade de candidatura”, diz a Procuradoria.

Na manifestação, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, também lança dúvidas sobre a “boa-fé” da defesa de Lula em se valer de recursos considerados “protelatórios” com o intuito único de assegurar as chances de o petista ser candidato.

“Indubitavelmente, aquele que, sob manifesta causa de inelegibilidade, aventura-se em requerer o seu registro de candidatura, turbando o processo eleitoral, atua desprovido de boa-fé. Sua conduta é capaz de imprimir indesejável instabilidade às relações políticas, excedendo, portanto, os limites sociais ao exercício do direito. Por fim, ao assim proceder, dá causa ao dispêndio de recursos públicos a serem empregados a uma candidatura manifestamente infrutífera, correndo-se o risco de que o seu nome seja levado às urnas sem a mínima possibilidade de ser eleito, causando embaraço ao pleito e possibilidade de sua
esterelidade e necessidade de repetição.”

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana