Mato Grosso
Polícia Civil desarticula grupo que usava distribuidora de bebidas para vender drogas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (6.3), a Operação Empório para cumprimento de sete ordens judiciais contra investigados por usar uma distribuidora de bebidas como fachada para o comércio de entorpecentes. Um casal que vendia os entorpecentes foi preso na ação.
As ordens judiciais, sendo quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, foram cumpridas na cidade de Várzea Grande.
A operação integra os trabalhos do Programa Tolerância Zero, idealizado pelo Governo de Mato Grosso para combate à atuação de facções criminosas em todo Estado.
As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) iniciaram após a prisão em flagrante de um casal envolvido com o tráfico de drogas, em março de 2023. Com aprofundamento das investigações, foi possível identificar a ligação do casal com outros suspeitos associados ao tráfico de drogas.
Segundo as apurações, o casal era contumaz no comércio de entorpecentes e junto com outros investigados, utilizava uma distribuidora de bebidas de Várzea Grande para realização do tráfico de drogas.
Com base nos elementos apurados, a Polícia Civil representou pelos mandados de prisão e busca e apreensão contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça.
Parte das ordens judiciais foram cumpridas pelos policiais da Denarc no dia 25 de fevereiro, porém as diligências continuaram em andamento para localizar o casal, principal alvo das investigações e que estava foragido.
Utilizando de técnicas especializadas de inteligência, os investigadores da Denarc conseguiram chegar ao paradeiro dos principais investigados, deflagrando, na quinta-feira (6), a operação que resultou na prisão e busca e apreensão contra os envolvidos.
Após terem as ordens judiciais cumpridas, os suspeitos foram conduzidos à Denarc para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Governo de MT busca investimentos com agência internacional do Japão e conhece GovTech Tokyo para melhorar serviços digitais

O governador Mauro Mendes cumpriu uma extensa agenda de trabalho nesta sexta-feira (13.6), em Tóquio, no Japão. A primeira reunião do dia foi com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que já possui projetos de investimentos com Mato Grosso e o Brasil.
A Jica é a principal agência do governo japonês responsável pela cooperação internacional para o desenvolvimento e promove a diplomacia japonesa por meio de assistência técnica, financeira e projetos de cooperação internacional. Entre as áreas de atuação da agência, estão o financiamento de projetos para melhoria da produtividade agrícola e recuperação de áreas degradadas, que foram os objetivos da reunião com o governador.
“Temos certeza do potencial de Mato Grosso, tanto no próprio país, como também de forma global, pela sua produção agrícola. Nós, realmente, temos interesse em investir em Mato Grosso, principalmente com o projeto de recuperação de pastagens”, destacou a vice-presidente sênior da JICA, Imoto Sachiki.
Durante a reunião, Sachiki pontuou também a possibilidade de compartilhamento de informações sobre policiamento comunitário, com foco na redução da criminalidade.
“Isso pode contribuir para melhorar a forma como atuamos em Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes, que considerou a reunião bastante produtiva.
Cidades Inteligentes
Outra agenda do dia foi no Governo de Tóquio sobre a “Smart City Tokyo”, a chamada Cidade Inteligente, para troca de experiências que melhorem o serviço público e acesso aos cidadãos, utilizando os meios digitais.
Também foi apresentado o GovTech Tokyo, um setor criado em 2023, para digitalizar os serviços públicos com qualidade e pessoas especializadas. “A nossa visão é mudar o futuro através da informatização. Não é apenas solucionar os problemas do governo, mas também fazer projetos que sejam de sucesso e que possam ser desenvolvidos em outros estados”, explicou um dos assessores do governo de Tóquio.
Mato Grosso está aperfeiçoando o aplicativo MT Cidadão, para que todos os serviços públicos possam ser feitos de forma informatizada. “Não basta somente oferecer o serviço, mas tornar ele acessível ao cidadão, com comodidade e facilidade, pelo meio digital. Já estamos fazendo isso, mas precisamos aperfeiçoar o trabalho”, ressaltou o governador.
Embaixada do Brasil
A última agenda do dia foi na Embaixada do Brasil em Tóquio. O governador e comitiva foram recebidos pelo embaixador Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes. Durante o encontro, foram tratados de assuntos ligados aos interesses de Mato Grosso e do Brasil.
Também participaram das agendas nesta sexta-feira, os deputados estaduais Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), César Roveri (Segurança Pública) e David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), que está de férias e aproveitou que a comitiva do governo de Mato Grosso está na cidade para participar dos encontros. Além deles, acompanham as agendas o procurador de Contas Alisson Alencar, a diretora de assuntos internacionais da Ásia, Ariane Guedes e o ajudante de ordens, Ricardo Mendes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Bombeiros socorrem vítimas de acidente de trânsito entre dois carros em Sinop

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde de quinta-feira (12.6), duas vítimas de um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio, ocorrido no bairro Jardim Europa, em Sinop (a 481 km de Cuiabá).
Ao chegar ao local, os militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) encontraram a primeira vítima fora do veículo, sentada e com sinais de trauma, incluindo um corte na cabeça. Ela também relatava dores na região do pescoço e no ombro direito.
Com dores no tórax, a segunda vítima, condutora do outro veículo, também estava fora do automóvel.
De acordo com as informações, o acidente foi causado por uma colisão lateral entre os dois veículos.
Após avaliação, ambas as vítimas foram imobilizadas em prancha rígida e encaminhadas ao Hospital Regional de Sinop.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MT Hemocentro realiza programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, preparou uma programação especial para este sábado (14.6), em que será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A unidade funcionará das 7h30 às 12h, com coletas de sangue e apresentações musicais da banda da Polícia Militar, do cantor Edmilson Maciel e do grupo Notas de Amor.
A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.
O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, ressaltou que não será necessário agendamento prévio para a doação neste sábado. Ele convida a todos que desejam realizar a doação de sangue a participar da manhã de comemorações.
“Nós da equipe do MT Hemocentro convidamos todos aqueles que desejam realizar a doação e participar dessa manhã de comemorações e homenagens. Ressaltamos que não será necessário realizar o agendamento prévio, atenderemos a todos que comparecerem à unidade”, ressaltou.
Confira a programação:
08h – Abertura da unidade;
08h15 – Homenagem aos doadores de sangue e apresentação dos parceiros;
08h40 – Apresentação cultural: Corpo Musical da Polícia Militar e cantor Edmilson Maciel;
09h – Lanche festivo;
12h – Encerramento com o grupo musical Notas de Amor.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Cuiabá vence Paysandu, emenda terceira vitória e entra no G4
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Seleção Brasileira inicia preparação para enfrentar o Paraguai na Neo Química Arena
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses
-
Rondonópolis06/06/2025 - 18:00
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
Política MT06/06/2025 - 19:29
Elizeu Nascimento entrega plantadeira e veículo em Sapezal e Juína
-
Política MT06/06/2025 - 19:30
Wilson Santos articula construção de nova escola estadual em Sapezal
-
Rondonópolis09/06/2025 - 13:00
Prefeito faz plantio de árvores com crianças do SCFV no Alfredo de Castro