Policial
Polícia Civil investiga grupo que se associou para furtar e desviar cargas de soja

A Delegacia Especializa de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa deflagrou nesta quinta-feira (18.9), a Operação Santo Grão, para investigar um grupo criminoso que atua no furto e desvio de cargas de soja usando empresas de fachada, notas fiscais falsas e transporte clandestino.
Foram cumpridos, com apoio da Delegacia de Porto Alegre do Norte, da Delegacia Municipal de Confresa e das Polícias Civis de Goiás, do Ceará e do Pará, sete mandados de busca e apreensão, todos com quebra de sigilo telefônicos, em nove endereços, distribuídos em sete cidades de quatro estados: Mato Grosso, Goiás, Ceará e Pará.
Em Mato Grosso os mandados foram cumpridos em Confresa e Porto Alegre do Norte, os demais foram em Goiânia (GO), Bom Jesus de Goiás (GO), Alto Santo (CE), Ibiapina (CE) e Redenção (PA).
Entre os alvos estão articuladores logísticos, facilitadores internos, empresários do setor de transportes e motoristas responsáveis pela execução dos crimes.
Investigações
As investigações tiveram início em março de 2024, após dois motoristas serem presos em flagrante transportando cargas de soja furtadas de uma fazenda localizada em Porto Alegre do Norte.
Na ocasião, os caminhões apreendidos carregavam, juntos, cerca de 90 mil quilos de soja, com valor estimado superior a R$ 150 mil reais.
“A partir desse fato, instauramos o inquérito policial, que revelou a existência de um grupo criminosa interestadual especializado no furto e desvio de cargas de grãos e insumos agrícolas, com atuação coordenada entre motoristas profissionais, funcionários infiltrados em propriedades rurais, como balanceiros e classificadores, empresários do ramo de transporte e articuladores logísticos”, afirmou a delegada Karen Amaral Makrakis, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa.
Segundo a delegada, o modus operandi do grupo consistia em infiltrar caminhões nas fazendas durante os carregamentos, com o apoio de funcionários internos, fazendo com que os veículos saíssem como se tivessem sido legalmente carregados.
Além disso, parte das cargas era desviada por meio da alteração proposital do peso, gerando excedentes que eram escoados com notas fiscais falsas, muitas vezes emitidas de forma eletrônica e compartilhadas por aplicativos de mensagem.
Santo Grão
A Operação Santo Grão foi batizada em alusão ao Santo Graal, objeto sagrado e cobiçado da tradição cristã. A analogia se dá porque, para os integrantes da organização criminosa investigada, os grãos se tornaram símbolo de poder, lucro e cobiça, sendo tratados como o verdadeiro “tesouro” a ser perseguido — ainda que por meios ilícitos.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Polícia Civil prende investigado por roubo e tráfico de drogas em Juara

A Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Juara cumpriu, na tarde da última segunda-feira (22.9), mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Juara em desfavor de um jovem de 24 anos, investigado pela prática do crime de roubo em residência nesta cidade.
Durante a ação, o suspeito também foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas. Em sua residência, foram apreendidas porções de maconha, algumas já fracionadas e prontas para a venda, além de petrechos utilizados para embalar entorpecentes e uma balança de precisão. Todo o material foi recolhido e será encaminhado para perícia oficial.
De acordo com a investigação, os elementos coletados confirmam indícios da prática do crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006.
Após os procedimentos legais, o investigado será apresentado em audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.
Com a prisão, o investigado está fora de circulação e responderá pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
PRF-MT conquista 2º lugar nacional em fiscalização de velocidade no Prêmio de Segurança Viária 2025
A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (SPRF-MT) foi reconhecida nacionalmente pelo seu desempenho na fiscalização de velocidade em 2024, conquistando o 2º lugar na Categoria I do Prêmio de Segurança Viária da PRF 2025. A premiação ocorreu no último dia 18 (quinta-feira), durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada no auditório da Receita Federal, em Vitória (ES).
O evento contou com a presença do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando, do senador Fabiano Contarato e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e marcou o início das atividades da SNT 2025, que segue até o dia 25 de setembro com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”.
A Superintendência da PRF em Mato Grosso (SPRF-MT) conquistou o 2º lugar na categoria, prêmio recebido pelo superintendente Arthur Nogueira, que ressaltou o desempenho dos policiais que operam o equipamento controlador de velocidade, instrumento que contribui para reduzir a letalidade dos sinistros, uma vez que a velocidade é o principal fator de risco que gera ferimentos graves e mortes nas rodovias federais.
A premiação reconhece o desempenho regional no uso de tecnologias e estratégias voltadas ao controle de velocidade, considerado um dos principais fatores de risco no trânsito brasileiro. O objetivo é valorizar e destacar iniciativas que contribuam efetivamente para a segurança viária no país. A primeira colocação na categoria ficou com a Superintendência da PRF no Mato Grosso do Sul (SPRF-MS).
A conquista da PRF-MT reforça o compromisso da instituição com a preservação de vidas e o combate à conduta de desrespeito aos limites de velocidade.
“A Semana Nacional de Trânsito é, para a PRF, muito mais do que uma data no calendário; é a reafirmação do compromisso assumido desde a nossa origem: proteger vidas!”, afirmou o diretor-geral durante a cerimônia.
Fonte: PRF – MT
Policial
Polícia Civil prende um dos autores do latrocínio que vitimou jovem em Sorriso

O segundo envolvido no roubo seguido de morte que vitimou uma jovem em Sorriso, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (22.9), durante diligências ininterruptas para esclarecer o crime.
Desde a registro do latrocínio consumado e tentado contra um casal, na noite de sábado (20), a equipe da Delegacia de Sorriso intensificou a investigação para identificar os autores.
Após a primeira prisão realizada pela Polícia Militar, logo depois do crime, os policiais civis aprofundaram as diligências e conseguiram prender o segundo envolvido.
O suspeito foi localizado em uma residência. Ao ser abordado, o rapaz confessou a participação no roubo seguido de morte.
Em seguida os presos pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, respectivamente, foram conduzidos até a Delegacia de Sorriso, interrogados e autuados em flagrante. Após a confecção dos autos, ambos foram apresentados e colocados à disposição da Justiça.
As investigações continuam com o objetivo de localizar e prender todos os envolvidos no latrocínio.
O crime
Na noite de sábado (20), um casal trafegava em seu veículo, quando avistaram dois homens parados próximos ao contorno da via pública.
Logo que o automóvel das vítimas reduziu a velocidade, os suspeitos se aproximaram para anunciar o assalto. O condutor acelerou o carro.
Armados, um dos suspeitos, efetuou disparados contra o automóvel.
A jovem, Maiele Conceição Veras, de 27 anos, acabou sendo atingida. A vítima foi socorrida pelo marido e encaminhada ao hospital, mas não resistiu e foi a óbito.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Esportes16/09/2025 - 23:59
Fluminense é derrotado pelo Lanús na Argentina e terá que reverter no Maracanã
-
Rondonópolis17/09/2025 - 14:39
Vereador solicita revitalização da sinalização viária no Bairro Vila Olinda em Rondonópolis
-
Rondonópolis17/09/2025 - 14:49
Vereadores solicitam obras para atender demandas do Jardim Liberdade I e II em Rondonópolis
-
Famosos16/09/2025 - 18:59
Alexandre Nero exibe bastidores de ‘Vale Tudo’ após personagem ser baleado
-
Rondonópolis18/09/2025 - 12:30
Quita Fácil agora também concede desconto de até 75% em multas de controle urbano e vigilância
-
Rondonópolis17/09/2025 - 15:30
Município contabiliza 76 mudas destruídas em novo caso de crime ambiental
-
Rondonópolis18/09/2025 - 19:00
Semob inaugura Escolinha de Trânsito para conscientizar crianças nas escolas
-
Rondonópolis17/09/2025 - 19:00
Prefeito Cláudio Ferreira destaca virada de chave no ambiente de negócios