Mato Grosso
Polícia Militar localiza veículo e prende homem por roubo em Cuiabá

Policiais militares do 1º Batalhão recuperaram um carro e prenderam um homem, de 20 anos, pelos crimes de roubo, ameaça e porte ilegal de arma. O suspeito foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (24.10), em Cuiabá. Uma arma de fogo foi apreendida.
Por volta de 08h30, a equipe do 1º Batalhão recebeu denúncias sobre um roubo de um Volkswagen Polo de cor prata, no bairro Jardim Petrópolis. Em contato com a vítima, foi informado que o carro roubado possuía rastreamento e que o criminoso também teria levado seu celular e outros pertences pessoais.
Os policiais do 1º BPM iniciaram diligências e seguiram o rastreamento do carro, que indicava uma rua, no bairro Dom Aquino. No endereço informado, os militares encontraram o Polo abandonado, sem as chaves e sem as placas de identificação. Também nas proximidades, a PM localizou os demais objetos roubados pelo suspeito.
Na continuidade das buscas, os militares receberam informações que indicavam que o suspeito do crime estaria escondido no bairro São Mateus, em Cuiabá. A PM seguiu até a localidade indicada na denúncia e encontrou o suspeito, que foi abordado.
Questionado pelos policiais, o homem confessou o crime e levou os militares até o local onde havia escondido a arma de fogo utilizada no crime, sendo um revólver, que foi apreendida. Também com o suspeito, foram encontradas as duas placas retiradas do carro roubado.
Diante da situação, o homem foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência e demais providências. O proprietário do veículo roubado também foi chamado, reconheceu o suspeito do crime e fez a recuperação do automóvel.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Defesa Civil destaca importância do plano de ação de emergência em simpósio estadual

A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (23.10), do 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá, destacando a atuação da instituição para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.
A apresentação foi realizada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que apontou os processos de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e o trabalho de visitas técnicas para verificação da sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.
Também foram ressaltadas a importância da capacitação dos colaboradores e da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a realização de exercícios simulados para as ações de prevenção.
“A segurança de barragens é uma pauta fundamental dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, porque estamos discutindo como trabalhar de forma mais eficiente na gestão de risco e desastre, tendo em vista que esse tipo de emergência tem um potencial muito elevado de causar danos ao meio ambiente e, principalmente, à população que está dentro da zona de autossalvamento”, destacou o superintendente.
Simpósio estadual
O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.
E o evento foi voltado aos profissionais de meio ambiente, estudantes, empreendedores e demais interessados, com objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos públicos, entidades técnicas e o setor privado na gestão de riscos e na prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.
Entre os temas abordados estiveram projetos; mudanças climáticas; problemas relacionados às barragens existentes; plano de segurança, ação e emergência; estudos de ruptura, ações da Defesa Civil no Estado e fiscalização de barragem pela Sema.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Outubro Movimente encerra edição de 2025 reunindo mais de 950 servidores

Com uma programação diversificada e inspiradora, o Outubro Movimente encerrou, nesta sexta-feira (24.10), sua quinta edição, reafirmando o papel da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) como protagonista da inovação no setor público. Realizado entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, o evento reuniu mais de 950 servidores, bem como 12 especialistas e várias instituições parceiras em torno do tema “5 Anos de Conexões que Transformam: Inovação, Colaboração e Serviço Público para o Futuro”.
Crédito: Matheus Velozo | Seplag-MT
O encerramento, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (PGJ-MT), contou com a palestra “A Revolução da Conexão Humana”, ministrada pelo secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, destacando que a verdadeira mudança não reside nas máquinas ou nas plataformas, mas no “ser humano renovado”. Ou seja, mudar envolve um estilo de liderança e de convívio que valorize a empatia, a colaboração e a profundidade das relações interpessoais. O momento de encerramento também foi marcado pela premiação da IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial, que incentivou 45 servidores, divididos em equipes, a desenvolverem soluções criativas para desafios reais do Estado.
Crédito: Matheus Velozo | Seplag-MT
Durante toda a semana, o Outubro Movimente promoveu palestras, oficinas e atividades práticas que uniram tecnologia, criatividade e desenvolvimento humano, para mais de 600 pessoas. As oficinas abordaram desde o uso da inteligência artificial na gestão pública até ferramentas digitais como o Canva e o CapCut, bem como temas ligados à neurodiversidade, equilíbrio financeiro e inovação no ambiente de trabalho. Na abertura, realizada no Salão Nobre Clóvis Vettorato, o destaque foi a palestra “Inteligência Artificial, Governo e Tendências do Futuro para a Administração Pública”, com Bruno Rebello.
Criado em 2021, o Outubro Movimente consolidou-se como uma jornada anual de inovação e valorização do servidor público, promovendo uma mudança cultural no Governo de Mato Grosso. O projeto demonstra que inovar no setor público é possível com criatividade e colaboração.
O reconhecimento nacional veio com prêmios como o Espírito Público 2022, na categoria Gestão de Pessoas, e o Digital Transformation Awards 2025, que destacaram o projeto como referência em intraempreendedorismo e gestão colaborativa.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o sucesso do Outubro Movimente reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com a eficiência e a transformação pública. “O Outubro Movimente simboliza a força da colaboração e o poder da inovação feita por pessoas. Ao longo desses cinco anos, conseguimos construir um ambiente em que servidores se sentem parte do processo de transformação, gerando ideias e soluções que melhoram a vida do cidadão. Esse é o legado que queremos fortalecer para o futuro”, destacou Basílio Bezerra.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, encerrar o Outubro Movimente é celebrar cinco anos de um movimento que transformou a cultura do serviço público em Mato Grosso. “Na palestra de encerramento, compartilhei a ideia de que antes de inovar, precisamos reconectar o ser humano consigo mesmo, com os outros e com o propósito de servir num mundo complexo e volátil. A inovação pública nasce dessa consciência e o Outubro Movimente representa essa mudança promovendo o despertar dos servidores públicos, colaborando para transformar o Estado com empatia e propósito em prol de um futuro venturoso”, concluiu Sandro Brandão.
O Outubro Movimente consolida-se como um movimento de inovação e aprendizado, que inspira os servidores, conecta instituições e fortalece a transformação pública em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Saiba como será o funcionamento dos órgãos estaduais no ponto facultativo dos dias 27 e 28

Nos dias 27 e 28 de outubro, será ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público. Assim, os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual não terão expediente nesses dois dias.
As unidades que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais como segurança e saúde, seguirão sem interrupção. O expediente retornará normalmente na quarta-feira (29.10).
O funcionamento atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2025, publicado no Decreto nº 1.183/2024.
Veja abaixo o que abre e o que fecha no serviço público:
Ganha Tempo
Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas nos dias 27 e 28 de outubro. O atendimento ao público retorna na quarta-feira (29), em todas as unidades do Estado.
Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) somente a sede administrativa, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo, não terão expediente no ponto facultativo. O atendimento retorna na quarta-feira (29.10).
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estará funcionando em regime de plantão.
A rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente durante o período.
Centro Estadual de Cidadania
Localizado no Várzea Grande Shopping, o Centro Estadual de Cidadania, sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), não abrirá nos dias 27 e 28 de outubro. O atendimento será normal nos demais dias.
Segurança
A sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e demais unidades administrativas param no feriado. As atividades retornam na quarta-feira, 29 de outubro.
O Centro de Operações (Ciosp) funcionará 24 horas, todos os dias. Os batalhões da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal não param os serviços de atendimento à população durante o feriado.
A Central de Flagrantes do bairro Verdão, situada na avenida Professor Ranulfo Paes de Barros, esquina com Av. 8 de abril, bairro Verdão – próximo à Arena Pantanal; a Central de Ocorrências de Cuiabá, localizada na Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão; e a Central de Flagrantes de Várzea Grande, todas unidades da Polícia Judiciária Civil (PJC), funcionam normalmente e centralizam os procedimentos de flagrantes e registros de boletins de ocorrências.
As delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran) e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) estarão em regime de plantão para os atendimentos emergenciais.
A PJC reforça que para ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá, que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas na capital. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.
Boletim de Ocorrência Online
O registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes pode ser feito de forma online, por meio da Delegacia Digital.
*Com supervisão de Dayanne Santana
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes21/10/2025 - 00:30Vasco domina o clássico carioca e impõe derrota ao Fluminense no Maracanã
-
Esportes19/10/2025 - 23:01Bahia goleia Grêmio por 4 a 0 e se recupera em grande estilo no Brasileirão
-
Esportes21/10/2025 - 00:30Santos mergulha na crise com derrota amarga na Vila Belmiro
-
Esportes21/10/2025 - 07:49Inscrições para o 2º Torneio de Futsal Feminino “As Soberanas” em Rondonópolis estão abertas
-
Esportes19/10/2025 - 22:30Cuiabá cede empate no fim e desperdiça chance de colar no G4 da Série B
-
Esportes19/10/2025 - 23:01Internacional vence Sport por 2 a 0 e ganha fôlego na luta contra o Z-4
-
Esportes19/10/2025 - 22:00Botafogo vence Ceará fora de casa e quebra jejum
-
Política MT18/10/2025 - 10:00Audiência requerida por Lúdio Cabral convoca secretário de Infraestrutura para tratar das obras do BRT





