Mato Grosso
Workshop sobre produção sustentável reuniu setores público e privado para discutir desenvolvimento aliado à conservação ambiental

O Governo do Estado de Mato Grosso e Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) realizaram nesta sexta-feira (3.10), o Workshop “Diálogo Produtivo: A solução sustentável para Mato Grosso”. Durante o workshop foram discutidas estratégias e soluções para uma produção sustentável no estado visando o desenvolvimento com conservação ambiental, além de temas como regularização de imóveis rurais e passaporte verde. O evento reuniu representantes do setor público e privado com a participação de mais de 60 pessoas no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
A programação incluiu dois painéis. O primeiro com o tema “Oportunidades e desafios nos mercados consumidores” e o segundo sobre “Estratégia público-privada para o fortalecimento de uma cadeia produtiva sustentável”.
Durante a solenidade de abertura, o vice-governador Otaviano Pivetta destacou que o Estado precisa dar cada vez mais abrangência para as iniciativas que discutem práticas sustentáveis e trabalha de forma integrada com a iniciativa privada.
“Este encontro reúne técnicos e técnicas capacitados, regulados a diversos órgãos, empresas e institutos que discutem práticas sustentáveis e a evolução em nosso sistema produtivo. Mato Grosso é um estado de oportunidade e a produção de carne bovina é cada dia mais pujante e ampla. Temos certeza que aqui tem muitas opiniões, sugestões para melhorar o nosso sistema de produção, de comunicação e de profissionalismo que cada vez mais o mundo exige de nós”.
A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou o diálogo com o setor produtivo visando a sustentabilidade e o desenvolvimento, com conservação dos recursos naturais.
“Nós temos dialogado com o setor produtivo, com o segmento da carne, construindo soluções que visam a produção sustentável e isso inclui alternativas para aumentar a produção e melhorar as estratégias de regularização ambiental. Mato Grosso é um estado que produz e que conserva e nós vamos manter sempre a transparência, a construção coletiva e o diálogo que crie soluções para os problemas que temos no dia a dia, envolvidos nessa matriz que visa desenvolvimento econômico social com responsabilidade ambiental”.
O presidente do Imac, Caio Penedo, reforçou a importância do diálogo, para o fortalecimento da cadeia produtiva.
“Mato Grosso é referência sustentável, que conserva mais de 60% de seu território e tem um clima tropical que proporciona uma produção de baixo carbono. Esses diálogos são importantes para promover nossa carne com uma produção comprovadamente sustentável, que por meio do workshop a gente consiga consolidar estes dados que possam ser encaminhados para o governo estadual para se transformar em políticas públicas”.
Um dos temas discutidos durante o workshop foi o Passaporte Verde que tem como objetivo ampliar o acesso aos mercados internacionais, unindo a qualidade da carne com a sustentabilidade na produção.
“O Imac, nestes últimos 7 anos, construiu uma série de políticas apresentadas aqui, como o Passaporte Verde que está na Assembleia e foi um projeto construído por instituições produtivas, Governo do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal para mostrar ao mundo que nossa carne é sustentável e de qualidade. O que se constrói dentro do Instituto é fruto do dialogo da iniciativa privada com o governo de Mato Grosso”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
O superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, que representou a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso no workshop, ressaltou que o principal objetivo do evento é contribuir e debater ações para fortalecer o planejamento e execução da cadeia pecuária nos próximos anos.
“É importante participar das discussões da preparação do Passaporte Verde e de mecanismos que vão garantir que a nossa pecuária se desenvolva nos próximos anos e que irão contribuir e colaborar para o seu desenvolvimento”.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha






