Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Politec se reúne com parceiros para a definição de calendário de ações de cidadania

Publicado

As etapas que envolvem desde o atendimento para a solicitação do documento de identidade e todo o processamento até a sua emissão, foram apresentadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica a dez instituições parceiras que realizam mutirões de cidadania e que solicitam o serviço de identificação civil durante os eventos.

O workshop foi realizado na terça-feira (19.11), e teve como objetivo discutir sobre o planejamento de ações de cidadania para 2020, de modo a viabilizar a participação da Politec em todos os eventos promovidos pelas entidades.

Em 2019, mais de dois mil RGs foram expedidos pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica durante os 51 mutirões em que a Politec participou em todos estado de Mato Grosso.

Em um deles, na aldeia Halataikwa da etnia Enawene Nawê, realizado em setembro, foram emitidos 583 RGs, entre 1ª e 2ª vias. A atuação da instituição foi elogiada pela secretária adjunta de Cidadania, Rosineide Pascionato durante o workshop.

“A solicitação do RG é o serviço mais solicitado durante as ações de cidadania promovidas pela Secretaria. Durante o mutirão na aldeia Halataikwa, que era uma demanda reprimida, a Politec teve muita boa vontade em nos atender, com a participação de uma equipe completamente dedicada. Recentemente enviamos quatro servidores para a um treinamento junto à Politec e nos comprometemos a enviar a nossa programação dos mutirões para mantermos esse serviço nas nossas ações”, comentou a secretária.

Veja Mais:  Governo de MT divulga regras do prêmio que reconhece boas práticas de alfabetização

Durante a reunião, o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Ailton Silva Machado, apresentou o panorama de evolução histórica com a expansão dos atendimentos da Politec no interior do Estado através das parcerias com prefeituras e órgãos públicos. Também citou o processo de modernização do serviço de emissão de RGs, com o advento do novo padrão nacional de documento de identidade, e com a implantação dos kits de captura biométrica em substituição ao processo manual de coleta de impressões digitais com tinta, dentre outros aspectos.

O serviço de identificação completará 100 anos em 2021 e remonta à origem da Politec, com a criação, em 1921, do Gabinete de Identificação e Estatística Criminal. Nos últimos cinco anos a instituição já contabiliza mais de 1 milhão de pessoas atendidas com o serviço de emissão de RGs no estado.

“Quando se distribui o atendimento em quase todos os municípios, a Politec tem feito chegar em cada rincão desse Estado o acesso ao serviço de emissão do RG, mesmo que de forma tímida e principalmente com o auxílio dos municípios credenciados, garantindo “cidadania”. Os termos de cooperações foram formalizados por meio de contratos com os municípios, parceiros nossos, e que sem eles não conseguiríamos. Sem esquecer da modernização implantada nos sistemas de identificação a qual propiciou, mesmo com a redução no quadro de pessoal, a manutenção dos processos em dia, mesmo diante do aumento da demanda’’, analisou o diretor.

Veja Mais:  Secom-MT é a 1ª do país a finalizar contratação de agências de publicidade pela Nova Lei de Licitações

Outra parceria que tem se consolidado nos últimos anos são os termos de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio dos Mutirões Rurais. Conforme o coordenador da Equipe de Supervisão da Senar, Marcos Medeiros, a Politec esteve presente em 32 eventos do Mutirão Rural em 2019, com a emissão de quase 1.000 RGs. “Acredito que reuniões como essas com parceiros que atuam em levar a cidadania para os municípios do interior é de grande valia porque a gente deixa de sobrepor atividades e se cria um consenso na entrega desses produtos e serviços. A gente gostaria que as comunidades rurais, que é o foco do Senar, continuem sendo atendidas”, comentou.  

Mais de 800 moradores das regiões ribeirinhas do Pantanal mato-grossense e da Região Araguaia foram atendidas em 2019 por meio de parceria com o Poder Judiciário.

“Pessoal incansável, dedicado, competente, que tem a sensibilidade de tratar com as pessoas. A população do Araguaia se sentiu abraçada pela Politec, pois eles precisam desse serviço. Posso dizer que a instituição fez a diferença ao incluir esse cidadão no mundo com a emissão do RG. Só tenho a agradecer ao Ailton e toda a equipe, por atenderem prontamente ao chamado do Poder judiciário”, definiu o juiz coordenador da Justiça Comunitária Estadual, José Antonio Bezerra Silva.

Ao final da reunião as instituições se comprometeram a encaminhar o calendário de ações que estão programadas para 2020 até o dia 15/12, para que então sejam definidos os mutirões que terão a participação da Politec.

Veja Mais:  Escola de Governo de Mato Grosso capacita servidores para análise de dados digitais

O workshop teve a participação do Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, do Diretor Geral da Politec, Rubens Sadao Okada,  de representantes do Sistema Fiemt, Senar, PJC, PM, OAB, Setasc, Sesp, TJ-MT, e demais gestores da Politec.  

Comentários Facebook

Mato Grosso

Bombeiros Militares realizam rescaldo de incêndio e controlam vazamento de gás de cozinha em residência

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado nesta quarta-feira (17.04) para atender a ocorrência de um incêndio em uma residência em Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá).
 
Após receber o chamado de emergência, a equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) se deslocou rapidamente para o local, e ao chegarem, constataram que o incêndio já havia sido extinto pelos moradores. Dentro da casa constataram que havia um vazamento ativo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que é usado em fogões domésticos.
 
Os bombeiros iniciaram os procedimentos de rescaldo, que consistem na eliminação de possíveis focos de calor residuais e no resfriamento das áreas afetadas pelo fogo. Simultaneamente, concentraram seus esforços no controle do vazamento de gás, adotando todas as medidas necessárias para evitar riscos de reignição e garantir a segurança dos moradores.
 
Após a conclusão do rescaldo, a equipe de bombeiros realizou uma minuciosa ventilação do ambiente. Além disso, prestaram orientações de segurança ao morador, enfatizando a importância do uso adequado e seguro do Gás GLP.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  ‘Prepara Varejo’ do Senac-MT chega em Rondonópolis com lições de superação para crescer e conhecimentos para vender
Continue lendo

Mato Grosso

Operação cumpre 90 prisões em três estados contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa em Sorriso

Publicado

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela Delegacia de Sorriso. Os alvos são criminosos investigados por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

As ordens judiciais decretadas pela Vara Especializada contra o Crime Organizado da Comarca de Sinop são cumpridas em 10 cidades de Mato Grosso e nos estados do Rio de Janeiro, Pará e no Distrito Federal.

A investigação que embasou a operação atual é decorrente de elementos informativos apurados na Operação Recovery 3, que apurou a atuação dos investigados, parte deles mesmo detidos em unidades do Sistema Penitenciário continuavam ordenando a execução de ações criminosos a comparsas que estão nas ruas.

Um dos alvos de novo mandado de prisão é Robson Júnior Jardim dos Santos, conhecido como ‘sicredi’. Ele foi alvo das fases anteriores da Operação Recovery por ordenar a execução de homicídios na região de Sorriso e responsável pelo tráfico de entorpecentes. Além da nova ordem de prisão, Robson e outro comparsa tiveram ordenados pela justiça o isolamento no regime disciplinar diferenciado (RDD). Mesmo detido em unidades prisionais do Rio de Janeiro, onde foi preso a primeira vez por decisão da justiça de Mato Grosso e depois transferido para cá, Robson continuou exercendo a liderança no tráfico de drogas e determinando a diversos comparsas a execução do tráfico e de outros diversos crimes graves, como homicídios e torturas, entre outros.

Veja Mais:  Operação Lei Seca prende nove pessoas por embriaguez ao volante em Cuiabá

A Operação Recovery Ultimato integra o planejamento estadual da Polícia Civil na desarticulação de organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas como meio de financiar outras ações delituosas graves, como homicídios, a exemplo de investigações recentes como as que deram origem às Operações Follow the Money, Gravatas e Apito Final.

Prisões em 13 cidades

A Polícia Civil cumpre as prisões nas cidades de: Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Água Boa, Colíder, Barra do Bugres (MT); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF) e Thailândia (PA).

A Operação Recovery Ultimato tem apoio das Delegacias Regionais da Polícia Civil de Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Água Boa e Cuiabá; Gerência de Combate ao Crime Organizado, Gerência de Operações Especiais e das Diretorias de Atividades Especiais e de Inteligência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar atende vítimas de acidente de trânsito envolvendo motocicletas

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta terça-feira (16.04), para atender uma ocorrência de colisão entre duas motocicletas na Avenida Ulisses Guimarães, no município de Campo Verde (a 130 km de Cuiabá).
 
Ao chegarem no local da ocorrência, os bombeiros da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se depararam com duas vítimas conscientes, que apresentavam dores e ferimentos leves, e uma terceira vítima que não apresentava queixas de lesões.
 
Seguindo os protocolos de atendimento e primeiros socorros, as vítimas lesionadas foram prontamente atendidas pela equipe de resgate.

Após a avaliação inicial e o devido cuidado, as vítimas foram encaminhadas a uma unidade hospitalar adequada para receberem os cuidados médicos necessários.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secom-MT é a 1ª do país a finalizar contratação de agências de publicidade pela Nova Lei de Licitações
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana