Rondonópolis
Prefeitura apresenta relatório fiscal do 3º quadrimestre de 2024

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, realizou na quinta-feira (30) uma Audiência Pública na Câmara Municipal para apresentar o relatório de gestão fiscal referente ao terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2024, especificamente da gestão Zé Carlos do Pátio. O evento teve como objetivo garantir a transparência da administração pública e permitir que a população acompanhe a execução orçamentária do município.
De acordo com os dados apresentados, a receita total arrecadada pelo município no período foi de R$ 533.206.740,00.
Durante a apresentação foi demonstrado o total de investimentos feitos na Saúde, 34,17%, totalizando R$ 103.520.236,00 A aplicação devida é de 15%. Já na Educação, foi investido no 3º quadrimestre o percentual de 27,52% o que corresponde ao valor de R$ 83.359.453,00. A aplicação obrigatória é de 25%.
Ainda entre as despesas estão os gastos com a folha de pagamento dos servidores. Sendo R$ 196.094.797,00 destinados para a folha de pagamento dos servidores no terceiro quadrimestre.
O valor da receita própria no período alcançou R$ 175.320.959,00, sendo a maior arrecadação proveniente de ISSQN- Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, no valor de R$ 79.405.920,00.
Quanto às transferências financeiras efetuadas, para a Câmara Municipal foram repassados no 3º quadrimestre, o valor de R$ 17.923.905,00. Para o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) foram destinados no período R$ 3.424.149,00 e para a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo R$ 5.258.989,00.
A audiência contou com a presença da secretária de Fazenda, Rane Curto, e do secretário adjunto de Finanças, Gilson Oliveira.
Os cidadãos interessados em tirar dúvida sobre a prestação de contas deste e de outros períodos podem procurar o departamento de contabilidade da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Duque de Caxias, 1000 – Vila Aurora, onde a contadora Alessandra Silvia Rodrigues está à disposição para fornecer as informações necessárias.

Rondonópolis
Judiciário convida prefeito para discutir caos no trânsito

Uma reunião articulada pelo Poder Judiciário debateu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Ministério Público do Estado, a crítica situação do trânsito de Rondonópolis, apontado como o mais letal de Mato Grosso e um dos mais violentos do Brasil. O juiz Wagner Plaza Machado Junior, do 2º Juizado Especial de Rondonópolis, convidou vários agentes importantes nesse tema, incluindo o prefeito Cláudio Ferreira, visando estabelecer medidas para um trânsito mais seguro na cidade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo a Prefeitura, está sendo articulado pelo Ministério Público.
Além do magistrado e do prefeito, a reunião contou com a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, as promotoras de justiça Joana Maria Ninis e Patrícia Eleutério Dower, o delegado da Polícia Civil Santiago Sanches, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silva Sá, o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Audiney Rocha, o vereador Ibrahim Zaher, líder do prefeito na Câmara, e outros representantes da Prefeitura, como o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, o gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinâncio, e o procurador-geral adjunto, Vilmar Júnior.
Conforme o juiz Wagner Plaza, essa reunião objetivou debater com cada órgão ou instituição o que pode ser feito para melhoria e garantia de mais segurança no trânsito local. O magistrado citou vários dados que apontam a gravidade e letalidade do trânsito rondonopolitano, citando que agora em janeiro, por exemplo, em menos de 24 horas, foram três mortes. Somente em 2024 foram mais de 3.500 acidentes com vítimas, segundo dados do SAMU. Entre os problemas, citou a cultura de desobediências às regras, a falta de fiscalização e de um pátio para apreensão de veículos.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou que o convite recebido para essa reunião é providencial, diante de todo impacto que o trânsito gera na economia, na saúde pública, com o colapso do Hospital Regional, e no aspecto social, com pais mortos. Na verdade, enfatizou que foram oito anos de omissão total do antigo gestor em cumprir medidas que ordenassem o trânsito local, resultando em muitas mortes e pessoas sequeladas. Diante da situação tão crítica, afirmou que é preciso o envolvimento de todos os poderes para o enfrentamento do problema.
Nisso, Cláudio Ferreira lamentou o desmantelamento do transporte público em Rondonópolis, com a decisão fracassada da gestão passada de estatizar o sistema. Também externou que o caminho no setor também passa por um transporte público eficiente. “Só existe uma forma de ter um trânsito pacífico, que é ter um transporte público eficiente”, disse ele, apontando ainda a necessidade de fiscalização e conscientização. Assim, também garantiu que vai tomar medidas para fortalecer o transporte público, como a redução no preço da tarifa.
Entre os participantes da reunião, um consenso é quanto à necessidade de implantar um pátio de apreensão de veículos na cidade, até para retomar as blitze e lei seca no trânsito. Também foi informado que não existe nenhum impedimento legal para retomada da fiscalização eletrônica na cidade, não havendo nenhuma investida contra do Ministério Público nesse sentido. Um encaminhamento tomado foi justamente na elaboração do TAC envolvendo a Prefeitura e o Ministério Público para buscar o ordenamento do trânsito local.
“Estou disposto a fazer o que não foi feito nos últimos oito anos, que é enfrentar o problema”, finalizou o prefeito.
Rondonópolis
Município começa receber medicamentos para abastecer unidades

O prefeito Cláudio Ferreira e a secretária de saúde Tânia Balbinotti acompanharam na tarde desta sexta-feira (14) a chegada e o descarregamento de medicamentos adquiridos pela prefeitura. Esse foi o primeiro lote de um montante total que custou para os cofres do município cerca de R$ 32 milhões.
Essa primeira carga vai abastecer as unidades de saúde do município com medicações variadas, como xaropes, antibióticos, analgésicos e soro. Alguns medicamentos indicados para pacientes da saúde mental também estão nessa carga.
“Encontramos as unidades de saúde com o estoque praticamente zerado quando chegamos na prefeitura. Queremos mitigar o sofrimento das pessoas, especialmente as que mais precisam, que foram esquecidas“, declarou o prefeito Cláudio Ferreira.

Diferente do que foi adquirido para o ano passado pela gestão municipal anterior, que teve um investimento de apenas R$ 8 milhões, a Secretaria de Saúde espera não deixar faltar nenhum tipo de medicamento nas unidades, sendo que o carregamento que acabou de chegar é apenas uma pequena parte do que foi adquirido.
A secretária de Saúde Tânia Balbinotti explicou que nesta sexta-feira foi a primeira carga que chegou, mas já tem outra para descarregar e cada lote será solicitado ao fornecedor conforme a demanda do município. “Esses 32 milhões a gente não comprou para um ano, é para suprir a necessidade por um tempo menor, provavelmente por seis meses”, comentou.
Por exemplo, o medicamento Dipirona, segundo a secretária, há oito meses não chegava nada no estoque central da Saúde, e o que for chegando já vai ser dispensado para as unidades de saúde. “Fizemos uma compra grande e agora conforme for necessitando nós vamos buscando. O básico, no geral, foi comprado”, afirmou a secretária.
Rondonópolis
Prefeitura recupera frota do transporte coletivo e amplia atendimento à população

Quando a atual gestão do prefeito Claudio Ferreira assumiu a administração municipal, a frota da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC) estava operando com apenas 22 dos 50 ônibus disponíveis. Esse cenário comprometia o atendimento à população, resultando em alteração nas linhas e falha nos horários. Atualmente, já são 45 ônibus em circulação na cidade.
Diante da situação inicial, o prefeito solicitou uma ação para recuperar a frota o mais rápido possível. O coordenador técnico da AMTC, Paulo Sérgio, explica que uma equipe foi montada para atender à demanda e garantir a retorno dos veículos ao transporte público. “Com empenho de toda a equipe, em menos de 40 dias conseguimos colocar mais de 40 ônibus em circulação”, destacou Paulo Sérgio.
Ao assumir a gestão, a equipe encontrou veículos parados há mais de oito meses devido à falta de manutenção. “Faltavam pneus, compressores de ar, câmbios, para-brisas e até mesmo volantes. Era um verdadeiro descaso”, afirmou o coordenador.
Agora, a meta da Prefeitura é colocar 100% da frota em operação nos próximos dias. Atualmente, todas as linhas da tabela 1 já estão sendo atendidas integralmente.
Para garantir o bom funcionamento dos veículos, a manutenção preventiva está sendo realizada a cada 5 mil quilômetros, com revisão completa dos ônibus.
“Toda a equipe está se dedicando para atender bem a população. Nosso objetivo é melhorar cada dia mais, trazendo dignidade para o transporte público, que é um compromisso da nova gestão”, concluiu Paulo Sérgio.
A população pode entrar em contato com a AMTC para sugestões ou reclamações pelo telefone da Ouvidoria (66) 99908-1802.
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