Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Prefeitura e Sanear lançam obra de rede de esgoto na região Salmen

Publicado

A prefeitura e o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear lançaram, na noite desta segunda-feira (18) no Oratório Dom Bosco, bairro Parque Universitário, as obras de rede de esgoto na região. Os bairros contemplados serão Parque Universitários, Tancredo Neves, Pedra 90, Oásis, Paineiras e Vila Olinda III. A obra, na ordem de R$ 10.395.834,72 e feitas com recursos próprios, deve atender cerca de 4.700 famílias.

O prefeito José Carlos do Pátio explicou que serão 65 quilômetros de rede que trarão mais qualidade de vida para essas famílias. “Têm bairro aqui com mais de 30 anos e que somente agora vai receber rede de esgoto. A última obra de rede de esgoto aqui nestes bairros foi na minha gestão passada. Muitos investimentos serão trazidos para cá, este ano será o ano da região Salmen”, disse.

Terezinha Silva de Souza, diretora geral da autarquia, falou que a obra é um anseio antigo dos moradores e que esta deve iniciar imediatamente. “Os trabalhadores já estão no bairro desde hoje [segunda-feira] e começaram os trabalhos pelo bairro Parque Universitário. A ideia é implementar rede de esgoto em toda essa região. A previsão de término da obra é abril de 2020. Quero lembrar que toda obra causa transtorno, mais a benfeitoria fica”.

O presidente da Câmara de Rondonópolis, Claudio da Farmácia, disse que há tempos, ele e outros vereadores, lutam por esta obra. “Estou no bairro com frequência e conheço os moradores por nome, sei onde moram e por muito tempo eles me cobraram esta obra. Agora estou eu aqui, participando do lançamento dela. Estou muito feliz, pois sei o quão importante essa obra é para os moradores”.

Veja Mais:  Seciti abre vagas para o Cursinho Preparatório Pré-vestibular Zumbi dos Palmares

O Presidente da Unisal, Ricardo Borges, disse que a obra é sonho antigo dos que moram ali, naqueles bairros, e que a realização deste sonho é de suma importância para os moradores. “Há setores que convivem diariamente com água servida nas ruas e sabemos que isso contribui para a degradação das vias, também provoca mau cheiro e doenças, mais com a rede de esgoto isso vai ter fim. É uma obra esperada e desejada por todos”, concluiu.

Rondonópolis

Prefeitura desafeta área institucional no Conjunto Lúcia Maggi para futura abertura de via pública

Publicado

O prefeito de Rondonópolis sancionou a Lei nº 14.976, de 20 de agosto de 2026, que altera a destinação de uma área pública localizada no Conjunto Habitacional Lúcia Maggi, antigo Padre Miguel.

A área, denominada Lote Institucional 1A, da Quadra 4A, possui 301 metros quadrados e integra a matrícula nº 149.964 do Cartório de Registro de Imóveis.

Com a nova legislação, o terreno deixa de ter a destinação original de área institucional e passa a integrar o patrimônio público municipal, com previsão de utilização para a futura implantação de uma via pública.

Segundo a lei, a área possui 8,50 metros de frente para a Rua G e 8,50 metros de fundo para a Rua F, com extensão lateral de aproximadamente 38 a 40 metros.

A mudança de destinação, conhecida como desafetação, permitirá que o município adote posteriormente as medidas necessárias para implantação da via, respeitando as normas urbanísticas, administrativas e registrais.

A legislação também determina que os atos decorrentes da desafetação sejam registrados e averbados no Cartório de Registro de Imóveis competente, garantindo a atualização da matrícula imobiliária.

A Lei nº 14.976/2026 entrou em vigor na data de sua publicação.

Veja Mais:  'KN & Cia' inova o mercado de panfletagem e lança filial em Guiratinga-MT
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara de Rondonópolis acata pedido e suspende mandato da vereadora Mariúva Valentin por decisão do TJMT

Publicado

 

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis publicou o Ato da Presidência nº 002/2026, determinando o cumprimento de decisão judicial que suspendeu cautelarmente o exercício das funções parlamentares da vereadora Mariúva Valentin Chaves da Silva.

A medida atende à decisão da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), proferida no Agravo de Instrumento nº 1036919-80.2026.8.11.0000.

Com a determinação, Mariúva fica impedida de exercer as funções inerentes ao mandato, além de não poder utilizar o gabinete e o veículo disponibilizado pela Câmara.

O ato também determina a suspensão do pagamento do subsídio da vereadora e de verbas indenizatórias diretamente vinculadas ao efetivo exercício parlamentar, enquanto a medida judicial estiver vigente.

Segundo a Presidência da Câmara, as providências administrativas serão adotadas pelos setores responsáveis, incluindo Secretaria Legislativa, Recursos Humanos, Finanças e Orçamento e Procuradoria Jurídica.

A suspensão tem caráter cautelar e temporário, permanecendo válida enquanto estiver em vigor a determinação judicial. Eventual revogação ou alteração da decisão deverá ser imediatamente refletida nas medidas administrativas da Câmara.

O Ato da Presidência foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Rondonópolis (DIORONDON-E), edição nº 6.261, de 21 de agosto de 2026.

Veja Mais:  Prefeito determina retomada de obra de duplicação da Avenida Bandeirantes
Continue lendo

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Prefeito e secretariado discutem projetos para aquisição de financiamento
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana