Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Prefeitura recebe do Rotary Clube doação de 4 mil kits de testes rápidos para Hepatites virais B e C

Publicado

O governador assistente do Rotary Clube Internacional Distrito – 4440, Milton Fernandes Coronel, realizou a entrega oficial de um conjunto de kits de testes rápidos para identificação das Hepatites Be C para a Secretaria de Saúde do município.

Na verdade, os 3.850 kits de testes rápidos, sendo: 2250 para Hepatite do tipo B e, 1600 kits para Hepatite tipo C, foram doados ao Rotary Clube Leste de Rondonópolis, pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), localizada em são Paulo (SP), e tem como objetivo incrementar a campanha nacional contra a hepatite, desencadeada durante todo mês de julho, bem como o Projeto Mundial de Erradicação ‘Hepatite Zero’ do Rotary Clube Internacional, e que objetiva a testagem preventiva das hepatites virais B e C.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) na sede do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado na Rua João Pessoa, nº 693 – centro, no prédio do antigo Hospital São Marcos.

O gerente do Departamento de Ações Programática da SMS, Leonardo José Araújo de Campus falou sobre a importância desta parceria e das doações dos kits. “Essa parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada (Rotary) é sempre muito importante, tanto para a Secretaria como para o município de forma em geral. Estamos entrando no ‘Julho Amarelo’, que é o mês dedicado ao combate as hepatites, e então essa doação por parte do Rotary Clube, ela chega na melhor hora possível, quando a gente está intensificando a testagem rápida em todo o município e a gente extrapola para além das hepatites. A gente vai fazer a testagem de HIV, Sífilis, Hanseníase e Tuberculose, entendendo que o momento é oportuno para estar realizando esta testagem, e através dela, diagnosticar precocemente, tanto as hepatites virais, como o HIV, a Sífilis e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, externou.

Veja Mais:  Convenção Coletiva 2022 define aumento salarial de 10,16% para comerciários de Rondonópolis

Segundo o governador assistente do Rotary Distrito – 4440, “esse é um projeto mundial do Rotary, e contemplou quase todos os municípios do estado, assim como Rondonópolis foi contemplada”. Para ele, “isso vem de encontro à população mais necessitada, onde o índice de hepatite é muito grande, e esses kits que vieram de longe, espero que sirvam para ajudar a população e sejam bem aplicados”, argumentou o governador.

O infectologista do SAE, Dr. Juliano Munareto, enalteceu a parceria com o Rotary e falou sobre a importância da testagem preventiva das hepatites. “As hepatopatias (doença do fígado) são doenças silenciosas, onde a gente não consegue fazer um diagnóstico, se a gente não procurar! Então os exames sorológicos, nesta questão do paciente fazer o exame, independente da sintomatologia ou não, é de suma importância! A partir do momento que a gente sabe o que ele (paciente) tem, nós podemos oferecer tratamento independente da patologia da doença infecciosa. Então o que a gente precisa ter é diagnóstico! Tendo diagnóstico, tem o tratamento! Seja ele curativo, seja ele por controle, a gente consegue evoluir com esses pacientes sem as complicações futuras que eles terão. Infelizmente as complicações maiores para esses pacientes a gente só vai ver 30, 40, 50 anos depois de infecção, que é o aparecimento da cirrose hepática e que é o câncer de fígado”, explicou.

Ainda segundo o infectologista, quando isso acontece (cirrose) não se tem muito mais para fazer de maneira a trabalhar (tratar) tão eficiente. “Mas se pudermos trabalhar mais precocemente e nos anteciparmos a estas complicações e resolvermos estas patologias infecciosas, a gente vai poder promover uma qualidade de vida mais constante para esse paciente que até pouco tempo não sabia o que tinha”, pontuou.

Veja Mais:  Fiscalização flagra descarte ilegal de lixo no Jardim das Flores

Ainda conforme o Dr. Juliano, “o município oferece esse serviço e tudo o que a gente precisa é realmente fazer o diagnóstico! E como diagnóstico hoje, a gente tem um serviço implantado com um local adequado; a gente tem remédios da farmácia para disponibilizar a todos que precisam de tratamento, e na grande maioria das vezes, curativa! Então a gente só tem a agradecer; a gente sabe da importância destas parcerias (Rotary entre outros), pois nos últimos anos a gente evoluiu muito o tratamento das hepatites virais, e agente está a disposição para receber todo mundo que venha com um exame positivo, encaminhado por alguma unidade básica de saúde (PSF)”, finalizou o infectologista.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Semma e Seciti promovem plantio de árvores na Unemat

Publicado

Um futuro arborizado para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a meta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Inovação que estão promovendo o plantio de mudas na instituição.

O projeto prevê o plantio de 360 mudas variadas entre plantas ornamentais, frutíferas e árvores de grande porte, conforme explicou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), Neiva de Col.

“O plantio das árvores agora é para trazer um ambiente bonito e confortável para os alunos e profissionais da Unemat para ter um conforto térmico também no futuro”, comentou De Col.

A ação promove inclusive a interação dos alunos dos cursos ofertados pela Unemat, transmitindo o sentimento de pertencimento por estarem cuidando do espaço que é destinado a eles.

“É um momento ímpar e de maior aproximação também da comunidade acadêmica e de toda a gestão municipal também”, finalizou Neiva.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Presidente municipal do PSDB jovem busca espaço visando as eleições 2020
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura capacita servidores com orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas instalações da Diretoria Regional de Educação- (DRE-MT), a capacitação de servidores da rede de Saúde e Educação, com orientações sobre prevenção e identificação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18/05, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Segundo informações da Sempras, pelo menos 400 servidores serão capacitados. No período da manhã, será a vez dos profissionais da Educação, e no período da tarde, os da Saúde.

Conforme a programação, as palestrantes serão: a Assistente Social – Márcia Gislene Casali especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade; e Comportamento Humano nas Organizações, profissional do SUAS que discorre sobre encaminhamentos e proteção.

E ainda a Psicóloga Regiane Mendes Fernandes, pós graduada em Neuropsicologia; Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicomotricidade; e, graduanda em Terapia Ocupacional.

Ainda segundo a Sempras, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais que lidam diretamente com as crianças, com recursos técnicos que possam identificar os primeiros sinais de abuso e violência sexual que possa estar havendo com a criança. Então a capacitação pretende preparar essas pessoas para que no momento da identificação eles consigam entender o fluxo de encaminhamento para a proteção integral destas crianças, submetidas a esse sofrimento terrível.

Veja Mais:  Prefeitura capacita servidores para a eleição de conselheiros tutelares

Ressaltando que após a qualificação, esses profissionais estarão aptos a orientar a rede de saúde e de educação a saber como lidar com as situações onde se identifique sinais de abuso; quais os encaminhamentos a serem feitos, para onde encaminhar, com quem falar e a quem procurar; além dos primeiros passos para efetuar a ajuda e não revitimizar a criança, ampliado o círculo de proteção ao público-alvo que são as crianças e os adolescentes.

No próximo dia 21, no auditório da prefeitura, será a vez da capacitação dos profissionais da Promoção Social, que também atuam de forma mais ampla no segmento social, e devem estender os cuidados ao público idoso, que infelizmente, também está exposto a violência, seja ela doméstica e familiar, ou no dia a dia fora do lar.

Fazem parte dessa qualificação, a Sempras, a Semed, a SMS, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Gestão de Pessoas convoca 12 aprovados para bibliotecário

Publicado

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas está convocando 12 candidatos aprovados no Teste Seletivo Simplificado 003/2024 para o cargo de bibliotecário.

Os candidatos têm até o dia 16 de maio para apresentarem a documentação e assumirem imediatamente as vagas. Os documentos estão relacionados no Diorondon 5.696, de 13 de maio de 2024.

Os aprovados devem se apresentar na secretaria que fica no Paço Municipal. Os horários de atendimentos são das 8 h às 11 horas e das 13 h às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura capacita servidores para a eleição de conselheiros tutelares
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana