Mato Grosso
Primeira-dama conhece projetos sociais desenvolvidos em Primavera do Leste
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, cumpriu agenda nesta segunda-feira (30.09) no município de Primavera do Leste (localizado a 231 km ao Sul de Cuiabá), onde, a convite do prefeito Leonardo Bortolin e da primeira-dama Ester Minosso, teve a oportunidade de conhecer as ações e projetos na área da Assistência Social desenvolvidos no município.
Ao lado da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira Carvalho e da secretária municipal de Assistência Social, Márcia Rotilli, Virginia Mendes iniciou a agenda participando da solenidade de inauguração da sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), importante instrumento na defesa das mulheres e no combate à violência doméstica.
“O fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres foi primeira bandeira que abracei logo no início da gestão Mauro Mendes. É mais do que gratificante quando vemos municípios como Primavera do Leste, tendo essa preocupação e engajamento na causa, atuando em prol das mulheres vítimas de violência doméstica”, pontuou Virginia Mendes.

Estrategicamente, a nova sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está situada ao lado do Centro Municipal de Oficinas e Artesanato de Primavera do Leste (CMOA), que oferta aulas de pintura e de artes. “O CMDM vem somar esforços nas ações em defesa das mulheres, para que elas se sintam cada vez mais seguras e amparadas pelo poder público. Aqui é um espaço para ouvi-las, um local seguro onde elas possam desabafar e buscar ajuda”, destacou a presidente do Conselho, Eusenir Ribeiro.
As vereadoras Iva Viana, Marcia Betti, Edna Mahnic, que compõem a bancada feminina da Câmara Municipal de Primavera, convidaram a primeira-dama para conhecer o espaço da Sala da Mulher. “Fiquei muito feliz com os trabalhos que as parlamentares vêm desenvolvendo em prol das mulheres. É fundamental esse olhar mais sensível e atuante”, destacou Virginia Mendes.

A agenda de visitas em Primavera do Leste incluiu ainda um tour pelas unidades da Assistência Social. Virginia visitou a escola de artes municipal, que ministra aulas de dança, de forma gratuita, para meninas carentes; conheceu o albergue municipal Santa Úrsula, que conta com toda uma estrutura para o atendimento de pessoas em situação de extrema pobreza e moradores de rua; passou pelas unidades de CRAS, CREAS e também pelo Lar de Idoso ‘Santo Antônio’ e ainda pelo Lar da Criança ‘Maria das Graças’ e pelo Lar do Adolescente ‘ Costa da Silva’.
A primeira-dama ficou encantada com os serviços ofertados nas unidades de acolhimento e destacou o cuidado e carinho do prefeito Leonardo Bortolin e toda a equipe com as crianças, adolescentes, idosos e todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O almoço foi servido na Cozinha Comunitária, que oferece cerca de 350 refeições diárias, saudáveis e nutritivas, a preços populares, para atendimento das pessoas de baixa renda. “Fizemos questão de trazer a primeira-dama para conhecer nossa Cozinha Comunitária para que ela saiba que buscamos, diariamente, oferecer o melhor serviço aos que mais precisam. O cardápio servido para a primeira-dama foi o mesmo que ofertamos diariamente a todos, sem distinção”, ressaltou o prefeito.
Ainda no município de Primavera, a primeira-dama prestigiou a programação especial para o Dia do Idoso, promovida no projeto ‘Conviver’. Na ocasião, Virginia recebeu o carinho de todos os idosos que frequentam o espaço de convivência e conheceu os serviços ofertados na unidade. O local recebe cerca de 200 idosos e oferece dança, atividades esportivas, piscina aquecida com aulas de hidro, além de passeios e atividades de lazer.
A primeira-dama fez questão de usar a palavra e agradecer o carinho recebido pelos idosos, além de destacar a importância da data. “Fique lisonjeada com a comemoração e encantada com tudo o que vi aqui. A alegria e disposição deles renova as nossas energias. Desejo um feliz dia do idosos a todos vocês. Que Deus abençoe a todos”, disse Virginia Mendes.
A última agenda do dia foi a inauguração do Centro de Convivência do Projeto Segunda Chance, numa parceria com o Poder Judiciário, que oportuniza trabalho e dignidade para reeducandos.

“Foi uma agenda muito positiva. Agradeço ao convite e a oportunidade de conhecer, na ponta, projetos que de fato transformam a realidade da população, com atenção especial às mulheres, crianças e idosos. É muito importante investir no social e o prefeito Leonardo Bortolin, a primeira-dama Ester, a secretária Marcia Rotilli e toda a equipe estão de parabéns por ter esse olhar e essa sensibilidade. Com certeza a população de Primavera está em boas mãos ”, finalizou Virginia Mendes.
Acompanharam a agenda o vereador Paulo Márcio, presidente da Câmara Municipal, a coronel PM Francyanne Chaves, o juiz Alexandre Pampado, e as primeiras-damas de Campo Verde, Rosilene Sanguini Schroeter; de Alto Araguaia, Priscila Dourado; de Dom Aquino, Glaucia Macedo e de Jaciara, Luciana Cristina.
Mato Grosso
BR-163 terá interdição total para detonação de rochas em Guarantã do Norte no dia 29 de abril

Foto- Assessoria
Na próxima quarta-feira, 29 de abril de 2026, a BR-163 terá interdição total no km 1109, em Guarantã do Norte (MT), das 10h45 às 12h45 (Horário do Mato Grosso), para a realização de detonação de rochas. O procedimento integra as obras de correção de traçado na Serra do Cachimbo, executadas pela Via Brasil BR-163.
Essa é a segunda detonação realizada durante o mês de abril, outras cinco estão previstas com intervalo médio de uma semana entre elas. Antes de cada operação, a concessionária realizará ampla divulgação das interrupções temporárias do tráfego.
A Via Brasil BR-163 reforça a importância de que os motoristas respeitem a sinalização provisória, sigam as orientações das equipes no local e evitem aglomerações nas proximidades durante a atividade. Para maior comodidade e segurança, recomenda-se o planejamento da viagem fora do período de interdição.
Sobre as obras
Com investimento de R$ 16 milhões, a obra de correção de traçado irá suavizar três curvas localizadas na Serra do Cachimbo, proporcionando maior visibilidade e segurança aos motoristas. A intervenção contribuirá para a redução de acidentes e tombamentos no trecho.
A previsão de conclusão é outubro de 2026. Fora os momentos pontuais de detonação, não haverá interdições prolongadas, e todo o trecho permanecerá devidamente sinalizado, com orientação permanente aos usuários da rodovia.
Mato Grosso
Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial
Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.
Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.
Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.
O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.
As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:
https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58
Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:
Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.
Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.
“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.
As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.
Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.
Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.
“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.
De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.
O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.
Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.
“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis29/04/2026 - 16:20Emendas 2026: veja quanto cada vereador destinou e para quais entidades em Rondonópolis
-
Rondonópolis29/04/2026 - 14:05Projeto prevê passe livre para dirigentes de associações e levanta debate sobre privilégio em Rondonópolis
-
Rondonópolis27/04/2026 - 16:33Supermercados e açougues em Rondonópolis poderão abrir no Dia do Trabalhador
-
Política MT29/04/2026 - 14:26Vereadora de Rondonópolis apresenta moção de repúdio à indicação de Jorge Messias ao STF
-
Rondonópolis29/04/2026 - 14:13Vereadora cobra dados sobre filas e demanda reprimida na saúde de Rondonópolis
-
Rondonópolis29/04/2026 - 14:31Vereador cobra limpeza de bairros e unidades escolares em Rondonópolis
-
Rondonópolis29/04/2026 - 10:39Rondon Plaza tem horário de funcionamento alterado no feriado
-
Policial29/04/2026 - 11:57Ação conjunta captura quatro suspeitos após roubo a residência em Rondonópolis






