Mato Grosso
Primeira-dama do Estado destaca importância do torneio BT 400 Cuiabá e fortalecimento da inclusão

O BT 400 Cuiabá chega à capital mato-grossense como um dos principais eventos de Beach Tennis do Estado. A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, é incentivadora do evento que tem a finalidade de promover a modalidade e fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão e bem-estar. Sob a realização de Isoldino Neto, a competição conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), e o incentivo da Federação Mato-grossense de Tênis, presidida por José Jurandir de Lima Junior. O maior evento mundial de Beach Tennis, o World Tour BT, será realizado em Cuiabá, entre os dias 12 e 13 de março
O secretário da SECEL, David Moura, destacou o compromisso com o fortalecimento do esporte. “O Governo de Mato Grosso tem investido na inclusão por meio do esporte, garantindo acesso à população em geral e incentivando a prática esportiva. Estamos apoiando a Federação e iniciativas como o BT 400 Cuiabá, que impulsionam o Beach Tennis no estado”, afirmou.
A primeira-dama do Estado, embaixadora mundial de Parajiu-jitsu e idealizadora do programa SER Família Inclusivo, Virginia Mendes, também preocupada com os números de pessoas acometidas por depressão, comemorou, por meio das redes sociais, a iniciativa e ressaltou o impacto positivo do Beach Tennis na vida das pessoas.
“Tenho amigas próximas que começaram a praticar esse esporte e conseguiram superar doenças emocionais, como a depressão. Além disso, pessoas com autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Déficit de Atenção, além de outras deficiências, também podem se apaixonar pelo esporte. A atividade esportiva tem esse poder transformador, e é muito gratificante ver o Beach Tennis crescendo e proporcionando qualidade de vida para tantos mato-grossenses”, destacou.
O secretário David Moura ressaltou a importância da participação da primeira-dama Virginia Mendes, especialmente para o fortalecimento da inclusão no esporte. “A primeira-dama tem um olhar sensível e um compromisso real com o esporte inclusivo. Queremos que ela esteja conosco no BT 400 Cuiabá para reforçar essa mensagem”, afirmou.
Com a participação de atletas profissionais como Marcella Balduino e Matheus Andrade, o evento se consolida como um marco para o Beach Tennis em Mato Grosso, promovendo a valorização dos esportistas locais e o incentivo ao esporte para todos.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.
O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.
Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.
O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:
Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.
Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.
Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.
Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento

A sede da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso mudou de endereço. Ela está agora na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, número 215, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
O novo local fica no mesmo edifício da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), antigo prédio da Secretaria de Educação Estadual (Seduc).
O atendimento ao público será realizado no térreo do novo prédio. Vale ressaltar que a Desenvolve MT também possui pontos de atendimento descentralizados no Ganha Tempo Ipiranga, Ganha Tempo Cristo Rei e Ganha Tempo CPA I.
O horário de funcionamento continua de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, garantindo atendimento aos empreendedores. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone ou pelo whatsapp (65) 3613-7900 ou pelo site desenvolve.mt.gov.br
Locais de atendimento
Sede – Desenvolve MT (Centro Político Administrativo, Cuiabá)
Endereço: Rua. Engenheiro Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá MT, CEP: 78049-909
Telefone: (65) 3613-7900
Ganha Tempo Ipiranga (Centro, Cuiabá)
Endereço: Travessa Paes de Oliveira, s/n – Centro, Cuiabá – MT, CEP: 78055-260.
Telefone: (65) 98421-4285 / (65) 98421-0356
Ganha Tempo Cristo Rei (Várzea Grande)
Endereço: Rua Prof.ª Isabel Pinto, 212 – Cristo Rei – Várzea Grande – MT, CEP: 78070-200
Telefone: (65) 98421-0716
Ganha Tempo CPA I (Cuiabá)
Endereço: Rua Alenquer – CPA I, Cuiabá – MT, CEP: 78055-010
Telefone: (65) 98421-2133
* Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado

O ambiente de negócios em 2024 foi bem aquecido com o crescimento de 6,2% no número de novas empresas, totalizando 22.327 negócios formalizados. Os dados são do relatório Visão Empresarial – 2025, elaborado pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com informações atualizadas até 29 de janeiro de 2025.
O levantamento revela que Mato Grosso conta atualmente com 306.990 empresas ativas, de pequeno a grande porte. Os dados não incluem os microempreendedores individuais (MEIS).
Dentre as pequenas empresas, médias e grandes, o setor de serviços lidera, representando 51,66% dos negócios, seguido pelo comércio (35,62%) e pela indústria (12,71%).
A concentração empresarial segue forte em cinco municípios, responsáveis por 52% das novas empresas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso. Os demais negócios estão distribuídos entre os outros 137 municípios do Estado.
O relatório também mapeou os segmentos com maior número de CNPJs ativos em Mato Grosso. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios lidera, com 23.291 empresas, seguido pelo transporte rodoviário de carga (21.774), comércio de bebidas (20.754), lanchonetes e casas de sucos (17.915) e promoção de vendas (17.811).
A maior parte dos empreendedores mato-grossenses tem entre 31 e 45 anos (42,9%), seguido pelos de 46 a 60 anos (30,6%). Já os empresários, acima de 60 anos, representam 14,8%, enquanto os mais jovens (16 a 30 anos) correspondem a 11,7% do total.
Presença estrangeira no empreendedorismo mato-grossense
Outro dado relevante do levantamento é a presença de estrangeiros no cenário empresarial. Atualmente, 159 empresas pertencem a portugueses, seguidas por negócios de bolivianos (152), venezuelanos (133), haitianos (128) e italianos (120).
Além disso, o relatório destaca o avanço do empreendedorismo entre imigrantes. Levando em conta os MEIs, em 2024, 273 novos MEIs foram abertos por venezuelanos, seguidos por haitianos (89), bolivianos (38), paraguaios (33) e colombianos (31).
O número de novos microempreendedores individuais também teve uma alta expressiva. O crescimento foi de 10,2%, passando de 61.588 MEIs criados em 2023 para 67.909 em 2024.
Para o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim Silva, os dados refletem o dinamismo econômico do Estado e o avanço da desburocratização.
“O Estado tem criado muitas oportunidades para empreender, e estamos trabalhando para tornar o processo de abertura de empresas mais ágil. Nos municípios que aderiram ao Balcão Único, a abertura leva apenas 10 minutos. Em Mato Grosso, a média estadual é de 4 horas e 46 minutos, tudo de forma online. Nossa informatização tem sido referência para o país”, destacou.
Além de facilitar o processo para novos empreendedores, o presidente da Jucemat reforça que os dados do relatório são estratégicos para diferentes setores da sociedade.
“Essas informações são fundamentais para empresários, investidores e gestores públicos. Nosso compromisso é promover transparência, fortalecer o ambiente de negócios e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, fomentando o empreendedorismo e a economia mato-grossense”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes11/03/2025 - 14:39
Abertas as inscrições para a 16ª Meia Maratona das Cataratas
-
Rondonópolis12/03/2025 - 23:09
Vereador Wesley Cláudio defende gestão da política habitacional de Cláudio Ferreira
-
Famosos11/03/2025 - 08:30
Virginia Fonseca curte passeio marítimo em Angra dos Reis com a família: ‘Meus amores’
-
Rondonópolis12/03/2025 - 17:46
Região Central terá intervenção no sistema de abastecimento de água
-
Esportes13/03/2025 - 00:31
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
Rondonópolis12/03/2025 - 19:42
Prefeitura firma Termo de Fomento com a AAVCC no valor de R$ 360 mil
-
Esportes13/03/2025 - 00:31
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
Rondonópolis12/03/2025 - 15:43
Prefeito anuncia entrega em até 150 dias de terminal de passageiros