Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Primeira-dama do Estado recebe título “Ana Maria do Couto” pela Câmara de Cuiabá

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá homenageou a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com o título “Mulher Cidadã Ana Maria do Couto”, importante honraria que simboliza o reconhecimento a mulheres líderes que prestaram relevantes serviços à Capital.

A sessão solene em homenagem ao dia da Mulher foi iniciativa do vereador Marcelo Bussik, e ocorreu na tarde desta quinta-feira (28.03), no Plenário das Deliberações. Virginia agradeceu ao vereador Bussik pela homenagem, e o parabenizou pelo trabalho que vem desenvolvendo no parlamento municipal.

“Fico muito orgulhosa especialmente porque o título carrega o nome de uma ilustre cuiabana à frente do seu tempo, batalhadora, e que representa muito para Mato Grosso”, afirmou a primeira-dama do Estado.

Economista e empresária, Virginia Mendes tem em seu histórico a dedicação às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade, com ações voltadas à assistência social, educação e saúde. Entre outros projetos, foi responsável, enquanto esteve como primeira-dama de Cuiabá, pela implantação de três ‘casas lares’ para atender crianças e jovens em situação de risco, bem como, pela reforma e ampliação da ala pediátrica do Pronto-Socorro de Cuiabá.

Agora, como primeira-dama do Estado, é a responsável pela retomada e implantação do Plantão 24 horas de atendimento à mulheres vítimas de violência. Além de diversos outros projetos voltados à melhoria da qualidade de vida do povo mato-grossense.

O vereador conta que o objetivo central foi mostrar para a nova geração exemplos a serem seguidos. “Selecionamos 19 mulheres que realmente fizeram a diferença nos seus seguimentos, com ações exemplares para nossas crianças, entre elas, Virginia Mendes, que se destacou como mãe, mulher, empresária e como primeira-dama de Cuiabá, e agora do Estado”, ressaltou. 

Veja Mais:  MT é referência e tem série histórica de atendimentos em saúde especializada

Entre as homenageadas, também estava a sobrinha da personalidade que dá nome ao título Ana Maria do Couto. Thelma Cenira Couto da Silva conta com orgulho a trajetória da sua tia, e ressalta que ela foi pioneira em diversas áreas profissionais. “Era um ser humano incrível, simples, que batalhava, e me ensinou muitas lições. Quando eu preciso de um exemplo de luta e coragem, eu penso na minha tia”, revelou. 

Thelma Couto é a primeira e única astrônoma a atuar no Estado de Mato Grosso. Bacharel em Física pela Universidade de Brasília, mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro e doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo.

Título Ana Maria do Couto

A cuiabana Ana Maria do Couto nasceu em 1925 e, conforme sua sobrinha, ainda na infância, recebeu o apelido de May. Foi a primeira esportista mato-grossense a vencer uma competição fora do seu Estado, e primeira professora de Educação Física concursada em Mato Grosso.

Em meados de 1950, ela entrou para área de comunicação, atuando como radialista e apresentadora de televisão. Também foi destaque na política regional, como vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Na década de 1970, foi eleita presidente do Clube Esportivo Dom Bosco. Faleceu em 1971, aos 46 anos de idade. 

Também foram homenageadas na solenidade Jaqueline Jacobsen, Margareth Gettert Buzetti, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, Jozirlethe Magalhães Criveletto, Glaucia Anne Kelly Rodrigues Amaral, Vera Lúcia Capilé, Maria Erotides Kneip Baranjak, Luzia Guimarães, Serys Marly Slhessarenko, Lindacir Rocha Bernardon, Iviusch Beloto do Nascimento, Rosana Leite Antunes de Barros, Gisela Guth de Araújo, Aline Prado Lima Nascimento, Jacy Ribeiro de Proença e Ritamaris de Arruda Regis.

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  MT é referência e tem série histórica de atendimentos em saúde especializada

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros inaugura nova unidade em Canarana neste domingo (15)

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Mato Grosso é vice-campeão do Prêmio Tributare 2025 com projeto inovador da Sefaz
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana