Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo da Câmara realizam Feira de Artesanato

Publicado

O coordenador da Escola do Legislativo Nico Queiroz e a artesã Cícera Barreto de Moura

A Procuradoria da Mulher e da Família e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis está realizando a Feira do Artesanato do Mês das Mulheres. O evento é uma forma de homenagear as mulheres e proporcionar uma renda extra, além de aproximar essas mulheres do Legislativo.

De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Paulo Schuh, são cerca de 250 mulheres artesãs envolvidas e a Feira faz parte de uma série de ações que visam valorizar a mulher. “Além dessa feira, no decorrer do ano nós vamos ter o Gabinete Itinerante, que junto com a Procuradoria Mulher e da Família, estará em alguns locais da cidade. Inclusive dia 29 agora nós vamos estar na Praça dos Carreiros com esse Gabinete com várias ações voltadas para atender as mulheres da nossa cidade”, explicou.

Ainda segundo Schuh, essa atividade que expõe a produção das mulheres artesãs da cidade no saguão da Câmara tem uma grande importância econômica para as participantes. “É essencial apoiar as artesãs, dando espaço, visibilidade para essas pessoas e para os seus belos produtos. E a gente convida a população que venha à Câmara Municipal prestigiar esse evento. É muito importante que a sociedade participe e quem não conhece, aproveita para conhecer a Câmara, os gabinetes dos vereadores, o gabinete do presidente. Estamos com as portas abertas a toda a população”, completou.

Veja Mais:  Defensoria Pública solicita que secretário de Educação de Rondonópolis elabore escala de profissionais da educação para evitar disseminação do coronavírus

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Nico Queiroz, a Procuradoria da Mulher e da Família, composta pelas vereadoras Kalynka Meirelles (PL) e Mariuva Valentin (MDB), a ideia principal da Feira é mesmo homenagear as mulheres no seu mês. “Todo mês nós vamos ter atividades voltadas para as mulheres rondonopolitanas. Nós começamos com a sessão solene no último dia 7 e nós teremos a feira todas as terças e quartas-feiras e vamos culminar com um grande evento na Praça dos Carreiros, onde faremos uma ação com parceiros para atender às demandas da sociedade, principalmente com esse viés feminino”, externou.

Paulo Schuh Presidente da Câmara Municipal

Ele ainda explicou que as artesãs que estão expondo seus trabalhos na Câmara fazem parte de grupos organizados e representam entre 250 a 300 mulheres que produzem artesanato para garantir sua sobrevivência ou para terem uma renda extra.

Uma das participantes é a artesã Cícera Barreto de Moura que faz parte do Setorial do artesanato da cidade e destaca a importância da feira para ela e sua família. “Para nós, mulheres artesãs, é muito importante o nosso trabalho ser divulgado, porque a gente vê que não tem muito conhecimento do artesanato produzido aqui na cidade. É muito importante para nós esse contato, as pessoas vêm perguntar se é material natural, que vem da natureza, se é trabalhado à mão. Isso deixa a gente muito feliz e também podemos ajudar a complementar a renda em casa”, afirmou.

Veja Mais:  Obras de colocação de canaletas reiniciam após breve interrupção pelo cruzamento da Dom Pedro II com a Bandeirantes

Inclusão

Um dos objetivos da Feira do Artesanato do Mês das Mulheres é realmente promover a inclusão social das mulheres, e a prova disso é artesão Mariana Garcia Florentino, de 18 anos, que é autista e produz alguns dos artesanatos mais bonitos expostos, como caixas de MDF, imagens sacras, terços e chaveiros com o tema religioso. “Eu sempre gostei muito de fazer arte, em diversos sentidos, inclusive com pinturas de tela, mas eu entendi que para ter um sucesso financeiro e de vida mesmo, eu precisava fazer o que eu gosto. O que eu gosto é o artesanato. Por isso eu digo: nunca desista do que você gosta”, testemunhou.

A Feira teve início nessa terça-feira (11) e prossegue na quarta-feira (12), para depois retornar com outra turma de artesãs nos dias 18 e 19 desse mês.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros

Publicado

Servidores do Centro Pop de Rondonópolis passaram por capacitação de primeiros socorros na tarde desta quinta-feira (20). A necessidade surgiu devido ao alto número de registros com os assistidos pelo espaço, sendo ocorrências quase diárias, principalmente convulsões e crises de abstinência.

O treinamento foi ministrado pela médica Luciana Horta, com anos de experiência no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), abordando como agir de imediato caso uma pessoa sofra um acidente ou mal súbito.

“São situações, por exemplo, de como acionar o SAMU, de como fazer com engasgo, que é uma coisa frequente que pode acontecer, e o que você pode fazer para ajudar enquanto o Samu não chega no local”, explicou Horta.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio da secretária Alessandra Cróco Ferreira, que convidou a equipe do Samu para ministrar o treino.

“Como o Centro Pop é frequentado também por usuários, às vezes em alguns momentos a gente tem a questão de eles terem alguma abstinência e a gente não saber como lidar com a situação”, comentou Alessandra.

O Centro POP é um local para atender a população em situação de rua, entre eles usuários e dependentes químicos, fortalecendo as ações de apoio, ajuda humanitária e de enfrentamento aos desafios que esses assistidos vivenciam.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Veja Mais:  Obras de colocação de canaletas reiniciam após breve interrupção pelo cruzamento da Dom Pedro II com a Bandeirantes

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara Municipal retoma o “Programa Vereador Mirim”

Publicado

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis está retomando o Programa Vereador Mirim, uma iniciativa que visa incentivar a participação política entre os jovens e estreitar a relação entre a Câmara e as escolas da cidade. A divulgação do programa será iniciada em 1º de abril, e as inscrições estarão abertas para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e particulares.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Schuh, ressaltou a importância do projeto que aproxima a Casa de Leis das escolas. “É um projeto importante tanto para a Câmara quanto para a população de Rondonópolis. O programa leva a Câmara até as escolas e permite que as crianças e os jovens entendam como o Legislativo funciona, como as leis são feitas. Estamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto, que foi idealizado pelo ex-vereador Adonias Fernandes”, afirmou Paulo Schuh.

Após as inscrições, será realizada as eleições do dia 23 a 29 de abril nas escolas e os 21 vereadores mirins eleitos vão tomar posse no dia 15 de maio. Cada vereador mirim será acompanhado por um vereador titular. Durante o período em que atuam na Câmara, os vereadores mirins terão a chance de apresentar projetos e indicações. “Os jovens vão poder fazer o papel do vereador, apresentar projetos e indicações, vão aprender como funciona o Legislativo. O projeto do Ecoponto, por exemplo, é uma indicação de um vereador mirim, projeto muito importante para nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.

Veja Mais:  "É preciso uma força tarefa para resolver os problemas da Santa Casa de Rondonópolis"

A diretora da Escola do Legislativo, Luane Oliveira da Silva, falou sobre o impacto do programa na formação dos jovens. “Estamos muito animados com a retomada do programa em 2025. Vamos oferecer capacitações extracurriculares, como inglês, espanhol e até inteligência artificial, para que os jovens tenham uma formação mais completa. O programa é uma excelente oportunidade para que eles conheçam melhor o papel do vereador e, ao mesmo tempo, adquiram conhecimentos que vão além da política”, afirmou Luane.

As inscrições podem ser feitas nas escolas participantes ou por meio do perfil da Escola do Legislativo (@escoladolegislativoroo), no Instagram, onde os interessados terão mais informações sobre o processo de inscrição e os detalhes do programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Alunos do Cmei Antonio Vanier participam do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob

Publicado

Alunos do 5º agrupamento da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antonio Vanier visitaram nesta quinta-feira (20) a agência Sicoob Unicidades, da avenida Lions Internacional de Rondonópolis. Os estudantes estão participando do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob e nesta fase puderam conhecer o funcionamento de uma instituição financeira.

O projeto, conforme explica o gestor da agência, voluntário do Instituto Sicoob, Paulo Souza, tem o objetivo de levar educação financeira para as crianças menores, de até cinco anos, em comunidades em que as agências estão inseridas. A equipe da agência procurou o Cmei, apresentou o projeto, e a direção da unidade abriu as portas para receber os voluntários do “Financinhas”.

Maurício Renner/Gcom

A diretora do Cmei Antonio Vanier, Viviane Soares, destaca que duas turmas do 5º agrupamento, que são crianças de 5 anos, estão participando do projeto “Financinhas”. “Eles nos apresentaram o projeto e entendemos que é muito importante a educação financeira nesta faixa etária, já que é a fase em que as crianças começam a aprender o que é o dinheiro”, disse.

O gerente regional do Sicoob Unicidades, César Vicintini, acrescenta que o projeto “Financinhas” faz analogias lúdicas para que as crianças possam entender, por exemplo, que o dinheiro não vem do caixa eletrônico, ou do PIX, ou do cartão, ele vem do papai e da mamãe”, exemplifica.

O projeto deve continuar com novas ações ao longo do ano com os alunos do Cmei Antonio Vanier. “Nós fazemos esse acompanhamento das turmas que participam do projeto e a ideia é fazer ações ao menos uma vez por mês”, explica Souza que acrescenta que na terça-feira (19), voluntários do projeto estiveram no Cmei numa ação de contação de histórias.

Veja Mais:  Prefeitura realiza live e lança curso de graduação a distância em parceria com a UFMT-FAENG /VG
Maurício Renner/Gcom

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana