Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Professor Allan destaca cultura, serviço público e reedição de obras com Centenário de Lenine Póvoas

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

Um homem que já foi praticamente de tudo na vida pública e na versão de homem intelectual na essência. Assim foi Lenine de Campos Póvoas. Para comemorar o centenário do professor, escritor, advogado, jornalista e historiador, serão reeditadas 12 obras impressas e 9 digitais.

Filho de dois professores, Nilo Póvoas e Rosa de Campos Póvoas, ele seguiu como uma das carreiras a mesma do pai e da mãe: professor secundarista e de Direito da UFMT. 

Pela relevância do homenageado, o deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) fizeram na terça-feira (7/6), na sede do instituto, o lançamento da “Revista nº 83 do IHGMT” e o anúncio do contrato sobre a reedição das suas obras para comemorar seu centenário. O deputado coordena o centenário do homenageado pelo IHGMT.

O Instituto Memória Poder Legislativo (IMPL), parceiro também nas atividades das comemorações, em breve vai ter o nome de Deputado Lenine de Campos Póvoas. 

Lenine é pai dos odontólogos Aloisio e Eduardo Póvoas e da atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, a primeira mulher eleita para a função.

Homenagens

O evento em comemoração ao centenário e a publicação do número 83 da revista do IHGMT em homenagem ao Lenine Póvoas é da responsabilidade da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, jornalista, historiadora e escritora Neila Barreto. 

Veja Mais:  Paulo Araújo propõe mudança nas placas indicativas de atendimento prioritário aos idosos

“Lenine deixou-nos um conhecimento incomparável. Com valor para a política, a administração pública, a história e a cultura mato-grossense”, afirma Neila. “Conheci ele jovem. Ele morava na avenida Getúlio Vargas e eu na rua 24 de Outubro. Fui aluna dele quando era aluna do Liceu Cuiabano”, revela sobre a partilha da sabedoria do homenageado.

Já a responsável pela família para a edição das obras do homenageado é a historiadora, biógrafa e escritora Maria Teresa Carracedo, proprietária da editora Entrelinhas. Ela destacou a superação de todos diante da pandemia para a tramitação dos procedimentos e fazer a homenagem.

“O projeto, a ideia é da Neila Barreto, que pensou e lutou por isso. E na Assembleia Legislativa, do deputado Allan, que foi incansável. A gente deve muito a ele por esse momento aqui”, destacou Maria Teresa Carracedo. Ela mencionou o livro de Lenine Póvoas “O caos brasileiro”, de 1988, como “uma obra extremamente atual”. 

‘Farol para todos nós’

“O professor e deputado Lenine Póvoas é um dos homens iluminados de Mato Grosso. Um farol para todos nós, especialmente a todos nós do serviço público”, destaca o Professor Allan Kardec, sobre a relação de cargos que o homenageado ocupou. 

“Homem que teve todas as oportunidades do mundo para se enriquecer sob a tutela de um homem do mundo estatal. E ficou firme e forte com sua verdade, integridade, honestidade. Foi vice-governador, convidado a assumir o posto de governador, ele não aceitou. Preferiu, se fosse necessário, a renúncia”, contou o deputado.

Veja Mais:  Botelho indica criação de Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros para a região do CPA

A presidente do TJMT agradeceu na cerimônia a homenagem ao pai e destacou o privilégio da sua convivência com ele. “Este é um tributo à história mato-grossense. Meu pai sempre foi um admirador, pesquisador, amante da sua terra. Nós ouvíamos, à mesa das refeições, muitos causos”, relata.

Ela mencionou algumas características do pai e dos seus recordes como intelectual e cidadão. “Seus livros foram editados do próprio bolso. Aos 23 anos de idade ofertou à sociedade o seu primeiro livro”, disse.

Três anos depois, aos 26 anos, se elegeu deputado estadual. “Ele se elegeu a primeira vez deputado constituinte em 1947e se reelegeu”, conta. “Falo do homem cidadão, do pai, calmo. Que transmitia sua paz, serenidade, sua transparência”, afirma a desembargadora Maria Helena Póvoas.

Serviço público, cultura e história

“Doutor Lenine de Campos Póvoas era portador de cultura multifacetada”. O relato está na crônica do perfil do homenageado no “Diário de Cuiabá” e em livros do jornalista e procurador de Justiça aposentado, Evaldo Duarte de Barros.

No setor público, o homenageado foi deputado em duas legislaturas na Assembleia Legislativa (ALMT): 1947-1950 (constituinte) e 1951-1954, fundador e ministro (conselheiro) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), diretor de estatais, como a Metamat, secretário de Estado da Administração, da Casa Civil e vice-governador, lembra Evaldo de Barros.

Veja Mais:  Três CPIs estão em fase de oitiva na Assembleia Legislativa

Lenine Póvoas foi ainda membro do IHGMT e de instituições culturais relevantes, como Academia Mato-grossense de Letras (presidente por 10 anos), Academia de Letras de Brasília, Paulistana da História e de outras organizações idênticas nos Estados do Mato Grosso do Sul, do Maranhão e Espírito Santo. Além da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste.

A comemoração do Centenário de Lenine Póvoas seria feita no dia 4 de julho de 2021, mas atrasou devido às restrições da pandemia de covid-19. Ele faleceu em 29 de janeiro de 2003. Em vida, escreveu e publicou 26 livros, além de artigos para outras publicações e para a Imprensa.

Obras a serem reeditadas

12 obras impressas e 9 digitais

“Mato Grosso, um convite à fortuna”, 1977

“Sobrados e casas senhoriais de Cuiabá”, 1980

“Influências do rio da Prata em Mato Grosso”, 1982

“Cuiabá de outrora”, 1983

“Reminiscências”, 1987

“O caos brasileiro”, 1988

“Os italianos em Mato Grosso”, 1989

“Síntese da história de Mato Grosso”, 1992

“História da cultura mato-grossense”, 1994

“O ciclo do açúcar e a política de Mato Grosso”, 1983, prefaciado pelo sociólogo e historiador Gilberto Freyre 

“História geral de Mato Grosso, dos primórdios à queda dos impérios – volume 1”, 1995

“História de Mato Grosso, da Proclamação da República aos dias atuais – volume 2”, 1996

Fonte: ALMT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Comissão de Fiscalização avança no projeto sobre IPVA e inicia debates sobre a LOA 2026
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Após indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Botelho indica criação de Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros para a região do CPA

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana