Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Profissionais de enfermagem e assistentes sociais são homenageados na ALMT

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado Max Russi (PSB), primeiro-secretário da ALMT, homenageou durante sessão especial, nesta sexta-feira (24), 147 profissionais de enfermagem e da assistência social com moções de aplausos.

O parlamentar destacou que são duas profissões muito importantes e que as honrarias são fundamentais, pois esses trabalhadores se dedicam para fazer o melhor para atender a população num momento de saúde fragilizada.

“Tanto na área social como na área da saúde são profissões constantes na linha de frente. A enfermagem mostrou isso na pandemia, a assistência social, por exemplo, agora no Rio Grande do Sul, com a tragédia que vem acontecendo por conta do desastre ambiental, estão trabalhando, atendendo, olhando as pessoas que precisam e que perderam tudo”, explicou Max.

“Nada mais justo usar desses instrumentos do Parlamento, que são homenagens, e fazer esse reconhecimento, motivar essas pessoas, muitos anônimos e isso motiva esses trabalhadores. Destaco também o Programa Ser Família, do governo do estado, que chega em todas as classes sociais, e na maioria das vezes tem como linha de frente essa classe de trabalhadores”, finalizou o parlamentar.

Grasiella Paes Bugalho, secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Gross (Setasc), disse que a assistência social e a enfermagem enfrentam desafios que precisam ser vencidos, principalmente nas questões salariais. “Tanto a enfermagem quanto o profissional da assistente social são fundamentais para que a gente consiga cumprir o que está previsto na Constituição Federal, através do Sistema Único da Saúde (SUS), e atender as pessoas que mais precisam, por isso a importância de serem reconhecidos e valorizados” destacou.

12 de maio – É celebrado o Dia do Enfermeiro e Enfermeira e Dia Internacional da Enfermagem

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

“Agradeço ao deputado Max Russi por ter esse olhar para o social, que realmente essa carreira dos assistentes sociais, dos psicólogos, os pedagogos, os que estão lá na ponta, nos CREAS, que levam as políticas públicas às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, acolher e realmente proporcionar para essas pessoas um desenvolvimento social. Em nome da nossa primeira-dama, Virginia Mendes, que é hoje a pessoa que conduz, que dá as ideias e nos leva a realizar os grandes projetos sociais de Mato Grosso. Então, muito obrigada e que realmente essa data seja de reconhecimento do valor de profissionais tão importantes como os profissionais da enfermagem e da assistência social”, enfatizou Grasiela.

Veja Mais:  ALMT entra em recesso parlamentar nesta segunda-feira (23)

A assistente social e secretária adjunta da Setasc, Eliana Teixeira, disse que o serviço social atende diversas classes sociais. Nosso lema é a luta pela profissão e especialmente por políticas públicas e projetos pedagógicos e inclusão da igualdade social e da defesa dos direitos humanos e da liberdade.

Enfermeira há dez anos, Meirielly Nantes, trabalha em uma clínica de tratamento de feridos. A homenagem de hoje, para ela, foi merecida, pois esses profissionais são linha de frente dos hospitais ou clínicas.

“Nós, enfermeiros, lutamos bravamente, cuidando de vidas. É o pessoal da enfermagem que passa 24 horas por dia com o paciente. É uma honra receber essa moção de aplauso. Mas temos muitas conquistas pela frente, uma delas é a luta por um piso salarial de R$ 4.800, carga horária de 30 horas semanal. Em Mato Grosso, somos mais de 40 mil profissionais, desses 15 mil em Cuiabá.

12 de maio – É celebrado o Dia do Enfermeiro e Enfermeira e Dia Internacional da Enfermagem – em homenagem aos profissionais que garantem a recuperação e o salvamento de vidas de pessoas que necessitam da assistência contínua e cuidados médicos.

15 de maio – É comemorado o Dia do (a) Assistente Social – data que celebra o profissional que luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social.

Homenageados (as) assistentes sociais

Adriana Bastos Espíndola

Alessandra Cristina Botelho

Amanda Cristina Ardaia Pereira

Ana Cristina Ortiz Ramos da Silva

Andreia Carvalho dos Santos Oliveira

Antônia Angélica Lopes de Oliveira Paduan

Aparecida Maria de Lima

Ariane Aparecida Baena

Bruna Marques de Assis

Carla Aparecida Pereira da Silva Brito De Souza

Carla Patrícia Pinto Ribeiro

Carlos Wagner Ribeiro

Chris Emanuelle Santos Soares

Clarice Ribeiro Fernandes

Dalia Almeida de Lavor

Veja Mais:  Grupo de trabalho deverá pressionar para instalação do primeiro ambulatório trans de Mato Grosso

Dayana Karolina da Silva

Denise Pereira de Araújo Campos

Edimilson dos Santos Nogueira

Edjane da Silva Barbosa Correa

Eliana Cristina Teixeira Da Silva

Eliane Nunes da Silva Guedes

Ellen Mariane Alves Coleraus

Ellyda Campos Reiche

Eva Anete Nogueira Domingos

Evanda Ferreira de Arruda Lima

Fatima Suely da Cruz Peralta

Fatima Vieira do Prado

Fernanda Stella de Oliveira Brandão Borges

Giovana Maria do Nascimento

Gisele Rodrigues Martins

Graciele Maria de Meira Jesus

Grasielle Paes Silva Bugalho

Irany Maria de Souza

Jennifer Josiane Nesnik Jeronymo

Jéssica Carine da Silva Ribeiro

Jussara do Espírito Santo Dias

Katiellen Martins Gonçalves

Klebson Fonseca de Souza

Laudyana Aparecida Costa e Souza

Layse Karolline de Oliveira Avila

Leicy Lucas de Miranda Vitorio

Lillian Borges Passarelli

Luana Morais de Barros

Luciana Trugillo Pelloso

Luciene da Guia Miranda

Marcelina Rosa de Arruda

Marcos Roberto Sovinski

Maria Elizabete Fernandes Macedo

Maria Luzanira Alencar Leal

Marimar Aparecida Michels Carvalho

Marina de Fátima Colombo

Marina Inês Belém Siqueira Silva

Maysa Souza Persona

Milena Santos e Silva

Miranir Januário Gil de Oliveira

Pamela de Carvalho Vieira

Patricia Bohner Concatto Scharff

Rafaella Pereira França de Paula

Regina Celia Santos Pereira Marques

Rubia Regina Martins de Santana

Sidilene Ribeiro da Silva

Sidnea Martins de Menezes

Simone Garcia Santos

Tânia Mara Resende Matos Silva

Thaily França de Almeida Miranda

Thalita Alves da Costa

Vanea Conceição da Costa

Vania Auxiliadora da Silva

Vânia Auxiliadora da Silva

Virginia Raquel Taveira e Silva Mendes Ferreira

Homenageados (as) da enfermagem

Adriana Alves Camargo

Adriana Oliveira Magalhães

Aila Martins Marruch

Almerice Pereira dos Santos Silva

Amália Pedrosa da Costa Santanna

Ana Lucia da Rocha

Ana Luiza dos Santos De Souza Silva

Veja Mais:  Exposição "Vale dos Dinossauros" é lançada nesta quinta-feira (5)

Ariane Aguillar Barcelon

Arizio de Almeida Branco Junior

Runa Floriza Moreira Santos

Cácia Regina Tavares

Carmen Dora da Silva

Cibele Gomes Rosa da Silva

Claudiney Pereira de Souza

Cristina Emanuelle da Silva Lima

Diana Gusmão da Silva Batista

Elianir Nunes de Mattos Oliveira.

Eluani Silvano Vilarinho

Emily Harumi Arruda Itto Pereira

Fernanda Banegas de Araújo

Fernando Augusto De Carvalho

Franciele Chaveiro das Graças

Franciele Lobianco Krüger

Francielly Pacheco Souza

Gislaine Fernanda da Silva

Isadora Ribeiro Almeida dos Santos

Jairo Jesus Da Costa

Jaqueline Pires Cândido

João Messias Martins Santos

Jocimara Neves do Nascimento Abreu E Silva

Joel Rodrigues da Silva

Joelma Silva Ribeiro

Jonatan Costa Gomes

Josiane Rosa da Silva Pedrozo

Juliana Maria Silva de Paula dos Santos

Juliane de Souza Barbosa

Karyme Lucila

Ketiner Pereira de Oliveira

Laís Fernandes Menezes Amaral

Larissa Irene da Silva

Larissa Lima Amorim

Laura Elisangela de Almeida Mezari

Leiliane de Paula Santos

Lídia Jessica Batista dos Santos

Ludmilla Zangali de Mattos Corrêa Moreira

Lurin Miranda Braga

Luzia Silva dos Santos

Marcia Ferreira dos Santos

Marcilene Marques de Sene

Maria Jose Alencar Bueno

Mayara Auxiliadora Silva Correa

Meiriane Silva Santos Amaral

Nadir dos Santos Machado

Patrícia Martins Bispo

Poliana Anelize Weisheimer

Raquel Nascimento de Sá

Rayanni Bruna Campos Ferro

Renata Paula da Silva Mesquita

Rita Santos de Paula

Rodolfo Nazareth De Almeida

Rosane Zecchin Bortolucci

Rozane Cristina de Oliveira Lopes

Rúbia Kelen Kaiser Ferreira Serra

Simone Aparecida da Fonseca

Sônia Maria Delavi Stropa

Stella Maris Oliveira Borges

Talita Nogueira Espírito Santo

Tâmara Fernanda Crispim Ferreira

Temis Beatriz Martins

Thailla Thais Ferreira Leite Ramalho

Vanessa Marques Abade Guterres

Viviane da Silva Oliveira

Yana Keila Rossetto


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Pressão por votação da dosimetria reacende debate sobre presos do 8 de janeiro e papel do Senado

Publicado

Uma agenda travada no Congresso Nacional voltou ao centro do debate político após a visita do influenciador digital e pré-candidato a deputado federal Vinicius Santana à Câmara dos Deputados, acompanhado dos advogados Jeffrey Chiquini e Hélio Júnior. O grupo cobra do presidente do Senado a inclusão em pauta da análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria das penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro.

Durante a agenda em Brasília, Vinicius afirmou que o acordo construído anteriormente não foi cumprido. “Nos tiraram a anistia e nos enganaram através da dosimetria”, declarou. Ao seu lado, o advogado Jeffrey Chiquini reforçou a crítica ao processo político que envolveu o tema: “Enganaram que teria a dosimetria. Na verdade, toda a direita foi enganada”.

O projeto em questão trata da individualização das penas aplicadas aos condenados pelos atos de depredação nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas acabou sendo vetada pelo presidente da República, o que exige nova deliberação do Legislativo para eventual derrubada do veto.

Segundo Chiquini, a principal cobrança atual recai sobre a condução da pauta no Senado. “O povo tem o direito de exigir respeito e a gente precisa se levantar. Nós precisamos nos levantar pelos presos políticos”, disse. Ele também apresentou números sobre o cenário jurídico envolvendo os investigados e condenados: “São quase 2 mil processos. […] A última avaliação que fizemos aponta 179 presos espalhados no Brasil inteiro e mais de 800 condenações”.

Veja Mais:  Audiência pública discute orçamento de Mato Grosso para 2023

A crítica central do grupo é de que a análise do veto estaria sendo postergada. De acordo com Chiquini, isso ocorre porque a matéria precisa ser votada na primeira sessão do Congresso após sua convocação. “O presidente do Senado não marca a sessão para não ter que analisar a derrubada do veto. Porque se ele marcar, tem que colocar em votação”, afirmou.

Vinicius Santana também destacou que a aprovação da dosimetria foi vista, por parte de setores da direita, como uma alternativa à anistia, diante da situação dos investigados. “Aceitamos a dosimetria por não aguentar mais ver pessoas sofrendo dentro da prisão”, declarou. Segundo ele, a ausência de deliberação mantém indefinições jurídicas e políticas sobre o tema.

O debate sobre os desdobramentos dos atos de 8 de janeiro continua sendo um dos pontos de maior polarização no cenário nacional. De um lado, há a defesa de punições rigorosas aos envolvidos; de outro, grupos políticos e jurídicos questionam a proporcionalidade das penas e cobram revisão dos processos.

A eventual análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria depende da convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional, ainda sem data definida até o momento. Enquanto isso, a mobilização de parlamentares, advogados e influenciadores mantém o tema em evidência, pressionando por uma definição política e jurídica s

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Várzea Grande recebe unidade de saúde reformada para o Capão Grande

Publicado

Na manhã desta quinta-feira (9), Varzea Grande recebeu a reforma completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Pedrosa, localizada no bairro Capão Grande. A entrega foi feita pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do vereador Charles da Educação (União) e contou também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores, servidores públicos e moradores da comunidade.

A obra recebeu investimento total de R$ 700 mil, sendo R$ 500 mil destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Wilson Santos e R$ 200 mil de contrapartida da prefeitura. Durante a entrega, o deputado destacou a importância da parceria institucional para garantir melhorias à população e anunciou novos investimentos para o município em 2026, com a destinação de R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.

“Uma gestão que começa a inaugurar obras é um novo ciclo. A Flávia vem mudando conceitos e paradigmas em Várzea Grande, na busca do melhor para a população – independentemente de partido. Não mede esforços para alcançar os resultados esperados e devolver a qualidade nos serviços de saúde para os moradores”, disse o deputado.

Wilson Santos aproveitou a oportunidade para anunciar mais emendas parlamentares para o município este ano de 2026, com R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação. A prefeita municipal agradeceu os recursos. “Essa obra teve duração de quatro meses e meio e cumprimos o prazo. Estamos aplicando os recursos corretamente e entregando para o que é do povo. Agradeço à ele e ao vereador Charles que intermediou essa emenda para saúde. Essa unidade é de acolhimento, uma construção nova e acredito que a população do Capão Grande está ganhando um presente”, disse Moretti.

Veja Mais:  Assembleia aprova mensagem do governo que abre o orçamento de 2019

A UBS atende cerca de oito mil moradores da região e passou por uma readequação completa, incluindo ampliação e melhorias estruturais, como troca de telhado, reparos em infiltrações, substituição de pisos e revestimentos, renovação de portas e janelas, reconstrução dos banheiros, pintura geral e implantação de acessibilidade.

A nova secretária Municipal de Saúde, Valéria Nogueira, parabenizou a determinação de Flávia Moretti para ter a unidade de saúde reforma, a atuação da equipe de saúde como, também, a ex-secretária da pasta, Deisi Bacalon, que esteve à frente desta obra para que hoje pudesse atender toda a população com serviços e estrutura de qualidade.

O vereador Charles da Educação disse que a reforma é uma demanda da comunidade. “Nosso papel vai além de fiscalizar e cobrar. Temos que estar presente e dentro das comunidades e ouvir as demandas. E foi através das nossas andanças que a gente encontrou os moradores que pediram para irmos nesta unidade e ver os problemas existentes. E assim, fomos à Assembleia Legislativa e o deputado Wilson Santos prontamente se dispôs em ajudar”, declarou.

Durante o lançamento da nova unidade, foi feito uma visita pelas autoridades públicas – em todos os espaços da estrutura – que depararam com uma recepção ampla, salas para coleta de exames, vacinas, curativos, atendimento odontológico e multiprofissional, além de farmácia, lavanderia, escovódromo e cozinha.

Medicamentos – Além desta emenda, Wilson Santos também destinou no ano de 2025 mais R$ 500 mil para custeio e manutenção de estoques de medicamentos nas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa reforça o seu compromisso com a saúde preventiva e no fortalecimento da rede pública de atendimento primário, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Mais:  Exposição "Vale dos Dinossauros" é lançada nesta quinta-feira (5)

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cuiabá, 307 anos de fé, trabalho e resistência

Publicado

Cuiabá chega aos seus 307 anos carregando uma história construída com fé, trabalho e, sobretudo, resistência. Uma cidade que nasceu às margens do rio e cresceu com a força de um povo que nunca se acostumou a desistir.

Eu conheço cada palmo desse chão. Minha história está nas ruas de Cuiabá, nas feiras, no trabalho simples e digno que molda o caráter de quem aprende, desde cedo, que a vida exige esforço, coragem e perseverança. Foi ali que aprendi uma lição que levo comigo até hoje, quando uma porta se fecha, a gente abre uma janela e continua na luta. Na feira, aliás, foi um dos lugares onde mais gostei de trabalhar. Porque ali, como na vida pública, nenhum dia é igual ao outro. São desafios constantes, mas também muitas conquistas. É um ambiente que ensina sobre resiliência, sobre lidar com as dificuldades e, principalmente, sobre valorizar cada vitória, por menor que ela pareça.

É com esse espírito que sigo trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), com responsabilidade e compromisso, buscando soluções reais para os desafios da nossa capital. Nosso trabalho é diário e tem foco claro, avançar na regularização fundiária, fortalecer a agricultura familiar e melhorar o atendimento na saúde pública. Sabemos que Cuiabá enfrenta dificuldades. Mas também sabemos que o cuiabano não se entrega. É um povo que segue em frente, que acredita, que luta. E é ao lado dessa gente que continuamos trabalhando, construindo caminhos para uma cidade mais justa, estruturada e com oportunidades para todos.

Veja Mais:  Assembleia aprova mensagem do governo que abre o orçamento de 2019

Mas também é tempo de reflexão. Precisamos viver intensamente o presente, sem perder de vista a responsabilidade de planejar o futuro. É assim que deve agir um bom gestor, com os pés no hoje, mas com o olhar firme no amanhã. Cuiabá tem potencial para ser muito mais. No entanto, a nossa sociedade ainda carece de cuidados básicos. Saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana, são áreas que exigem atenção constante, eficiência e resultados concretos. Resolver o básico é essencial para garantir dignidade à população e criar as bases para um desenvolvimento sólido. Por isso, é fundamental termos representações com experiência, foco e determinação, capazes de enfrentar os desafios do presente e, ao mesmo tempo, pensar de forma moderna e estratégica o futuro da nossa cidade.

Tenho uma ligação genuína com as feiras da nossa cidade. Meu pai também foi feirante, e revisitar esses espaços, que representam tanto da nossa identidade, é sempre motivo de emoção para mim. A feira é mais do que comércio, é cultura, é convivência, é o retrato vivo da força da agricultura familiar. É ali que vemos o cuidado com a produção, o respeito com o alimento, o esforço de quem planta, colhe, limpa e entrega à população produtos de qualidade. A feira é, sem dúvida, uma das expressões mais autênticas da cuiabania.

Reafirmo meu compromisso com Cuiabá. Continuarei trabalhando incansavelmente, com responsabilidade, diálogo e proximidade com as lideranças dos bairros, ouvindo as demandas da população, entendendo cada realidade e buscando soluções concretas para o desenvolvimento da nossa capital. Conte sempre comigo. Seguiremos firmes, com trabalho sério, responsabilidade e dedicação, construindo uma Cuiabá cada vez melhor para todos

Veja Mais:  CCJR votou 14 propostas em reunião ordinária

Cuiabá é gigante. É a capital do nosso estado, o coração que impulsiona o desenvolvimento de Mato Grosso. Parabéns, Cuiabá, pelos seus 307 anos. Seguiremos juntos, com fé, trabalho e esperança, construindo um futuro ainda melhor para todos.

*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana