Mato Grosso
Programa Saúde e Bem-Estar do Governo de MT realiza mais de 21 mil atendimentos a servidores estaduais

Lançado em abril de 2025, o programa Saúde e Bem-Estar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), já contabiliza mais de 21.221 atendimentos a servidores do Poder Executivo estadual em apenas oito meses de funcionamento.
O programa oferece atendimentos especializados nas áreas de psicologia, orientação nutricional, endocrinologia, psiquiatria e ortopedia e traumatologia, consolidando um modelo de atenção integral à saúde do servidor. O foco está na prevenção e no controle do sobrepeso, da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão, por meio de ações estruturadas e contínuas.
As atividades incluem avaliações da composição corporal e dos fatores de risco, intervenções multidisciplinares baseadas em evidências científicas e monitoramento permanente dos indicadores de saúde ocupacional. Todo o atendimento é mediado pelas equipes setoriais de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos estaduais.
Ao longo de 2025, também foram realizadas 12.645 aferições de saúde em 40 órgãos estaduais, todos localizados em Cuiabá. Entre eles, estão a própria Seplag, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Casa Civil.
Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a promoção da saúde e da qualidade de vida no serviço público.
“O cuidado com o bem-estar do servidor é um compromisso da nossa gestão, que prioriza e incentiva a qualidade de vida, sempre com foco na saúde. Esses números demonstram o investimento contínuo em políticas de valorização do servidor público”, afirmou.
Segundo a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, os protocolos foram estruturados a partir da necessidade de promover ambientes de trabalho que priorizem tanto a saúde física quanto a saúde mental dos servidores.
“O programa Saúde e Bem-Estar promove a qualidade de vida por meio de ações preventivas e do incentivo a hábitos saudáveis, fortalecendo ambientes de trabalho mais humanos, produtivos e comprometidos com a valorização das pessoas e a eficiência da gestão pública”, destacou.
Já o coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra, ressaltou que os resultados alcançados superaram as expectativas iniciais.
“Esses números demonstram o avanço e a ampliação das ações de saúde do servidor. Alcançamos resultados históricos e, hoje, conseguimos atender servidores de todas as regiões de Mato Grosso”, pontuou.
Os agendamentos dos serviços do programa Saúde e Bem-Estar estão disponíveis no Portal do Servidor, na aba Serviços de Saúde.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha






