Mato Grosso
Programação de janeiro do Museu de História Natural tem oficinas de fotografia bordada e desenho
O Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma programação especial para o mês de janeiro, com atividades gratuitas que serão realizadas aos sábados, com o tema “traços e cores”.
Para participar das atividades, o interessado deve acompanhar o Instagram do museu (@museuhistorianaturalmt), onde serão disponibilizados os links das inscrições todas as quartas-feiras. As vagas são limitadas.
Confira a programação:
Sábado (11.01), das 9h até as 11h: Oficina de Desenho- Introdução, pratica e técnica
Nesta oficina, os participantes aprenderão as técnicas básicas de desenho à mão, a partir de atividades práticas e exercícios projetados para fazer com que o cérebro desenvolva a habilidade de desenhar
Sábado (18.01), das 8h até as 9h: Yoga no Jardim do Museu
Uma das técnicas mais populares do Ocidente, o Hatha Yoga é focado no condicionamento físico, fortalecimento do corpo e aumento da flexibilidade
Sábado (25.01), das 8h até as 9h: Fotografia bordada
O objetivo é que os participantes trabalhem com autorretratos e criem símbolos que dialoguem com suas características e com as histórias trazidas pela imagem escolhida. Para essa oficina, se possível, traga uma fotografia impressa em algum momento do seu ano de 2024.
Sobre o Museu
O Museu de História Natural de Mato Grosso conta com acervo de artefatos arqueológicos, paleontológicos e etnográficos, incluindo réplicas em tamanho real de dinossauros que habitaram a região há mais de 70 milhões de anos.
O Museu é um dos equipamentos culturais da Secel e está sob gestão compartilhada pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss). Ele se encontra localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Programa SER Família abrange os 142 municípios de MT; veja passo a passo de como se credenciar
O Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, instituído pelo Governo de Mato Grosso por meio da Lei Estadual nº 12.013 e executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem transformado a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa abrange todos os 142 municípios do Estado e visa reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão social de famílias em situação de pobreza e risco social. Confira os critérios para cadastro no programa e o passo a passo para se credenciar e garantir o benefício.
O programa repassa um auxílio de R$ 220, pago a cada dois meses às famílias cadastradas, com exceção do SER Família Mulher, que tem o de R$ 600 destinado às mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva pago mensalmente. Com foco na segurança alimentar, capacitação e melhoria de vida, com a finalidade do programa é dar autonomia às famílias para que elas tenham novas perspectivas.
“Quando idealizei o programa SER Família, pensei em uma maneira de oferecer mais que um auxílio, mas um programa que representasse a ideologia do projeto, Superação, Esperança e Respeito (SER) e a Família como base. Por meio do programa SER Família as famílias também têm acesso ao programa de qualificação profissional, o SER Família Capacita. Desta forma as pessoas passaram a ter oportunidade de transformar a situação vulnerável em um futuro promissor”, explicou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.
O Programa
O programa SER Família é composto por outras ações direcionadas, como:
- O SER Família Idoso, que beneficia idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade com R$ 220 para a compra de alimentos e remédios;
- O SER Família Mulher, que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo suporte por meio de medida protetiva e renda per capita de até 1/3 do salário mínimo para despesas com aluguel, e outras despesas necessárias;
- O SER Família Criança, que destina R$ 220 a famílias com crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade, voltado para a compra de alimento, material escolar e vestuário;
- O SER Família Indígena, com auxílio de R$ 220, que apoia pessoas indígenas em extrema pobreza;
- E o SER Família Inclusivo, com benefício de R$ 220, que oferece suporte a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, fornecendo recursos para alimentos e medicamentos.
Quem tem direito?
O programa é destinado às famílias com renda per capita de até R$ 105,00 e busca reduzir as desigualdades sociais, promovendo a cidadania e a inclusão social.
Para manter o benefício, os inscritos precisam estar matriculados em cursos de capacitação oferecidos pelos municípios e pelo Governo do Estado, a exemplo do SER Família Capacita. É importante ter ciência de que o programa é temporário e visa capacitar as pessoas para que conquistem empregos e melhorem suas vidas, com o auxílio financeiro como um suporte durante essa jornada.
Como é feito o credenciamento?
O primeiro passo é garantir que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado. Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e solicite a atualização cadastral. É preciso verificar se a família atende aos critérios de renda e inscrição no CadÚnico.
Uma vez aprovada, a família deverá cumprir algumas condicionalidades, como a comprovação da matrícula escolar dos filhos com frequência assídua de mais de 75%, carteira de vacinação em dia e a participação em cursos de qualificação profissional por meio do Programa SER Família Capacita e outros cursos ofertados pelos municípios em parceria com a Setasc.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência em Nova Mutum
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde desta segunda-feira (13.01), um incêndio em uma residência no bairro Residencial Paraíso, no município de Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá).
Segundo informações colhidas no local, o fogo teve início quando uma criança, ao brincar com um isqueiro, incendiou um colchão e as chamas se alastraram rapidamente pela residência.
Ao chegar ao local, a equipe da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5º CIBM) constatou que o fogo comprometeu a estrutura do telhado e parte da alvenaria da casa. Vários pertences pessoais da família foram danificados.
Os bombeiros militares agiram rapidamente, desligando a energia da residência e montando uma linha de combate direto ao fogo. Após o extinguir o incêndio, a equipe realizou o rescaldo eliminando possíveis focos remanescentes.
A Defesa Civil municipal e o Conselho Tutelar foram acionados para dar continuidade aos procedimentos legais necessários.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Consumidores devem evitar compras por impulso durante as liquidações de janeiro, orienta Procon-MT
Os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande já anunciam a tradicional liquidação de janeiro. Práticas como a queima de estoque e troca de mostruário são comuns no início do ano, e os consumidores já esperam esse período para garantir a compra de produtos com preços mais atrativos.
Para evitar contratempos, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), listou alguns cuidados que devem ser tomados pela população.
A primeira dica do Procon-MT é evitar compras por impulso para apenas aproveitar os descontos.
“Antes das compras, o consumidor precisa verificar o seu orçamento e ser realista com o valor que pode comprometer. Além disso, no início de ano, temos gastos extras, como pagamento de impostos, matrículas de filhos na escola e compra de material escolar, por exemplo, que não podem ser esquecidos, pois pesam no bolso”, salienta o secretário adjunto do Procon-MT em exercício, Ivo Vinícius Firmo.
Ao comprar artigos em promoção, de mostruário ou com pequenas avarias, é prudente solicitar que as condições do produto e os requisitos para a troca sejam especificadas na nota fiscal.
“O Procon alerta que produtos de promoção e de mostruário também têm garantia legal, que é de 90 dias para produtos duráveis, e de 30 dias para produtos não duráveis. No caso de produtos com defeito, o estabelecimento não pode se negar a realizar a troca ou reparo”, explica Ivo Firmo.
Veja outras orientações do Procon-MT:
– Pesquisa: antes de ir às compras, faça uma pesquisa de preços em lojas físicas, sites, catálogos e panfletos de ofertas. Mesmo com muitas lojas em promoção, os valores podem variar bastante de um estabelecimento para o outro;
– Nota fiscal: ao efetivar a compra, solicite e guarde a nota fiscal. O documento é essencial para que as garantias legais e os direitos dos consumidores sejam respeitados, especialmente em caso de defeito no produto;
– Pagamento: se possível, opte pelo pagamento à vista e tente negociar descontos, evitando prestações a curto ou a longo prazo, que podem ter juros embutidos;
– Parcelamento: compare as taxas entre financeiras e tire todas as dúvidas sobre a periodicidade, número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo;
– Segurança: ao realizar compras pela internet, evite clicar em links recebidos por mensagem, e-mail e redes sociais. Sempre acesse o site oficial do fornecedor, digitando o nome na barra de pesquisa;
– Compras pela internet: verifique os dados da empresa (endereço, formas de contato e CNPJ) e, ao efetivar a compra, printe a tela com as informações. Não se esqueça de observar as condições de entrega, como prazo e cobrança de frete.
– Desistência: para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial – pela internet, catálogos e telefone – é possível desistir da compra sem precisar explicar o motivo. A solicitação deve ser feita em até sete dias da data da compra ou do recebimento do produto. Nesses casos, o consumidor terá o direito da devolução integral de qualquer valor que tenha sido pago, inclusive do frete.
Dúvidas e reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão. O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098.
Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis07/01/2025 - 19:02
Definido os membros das comissões da Câmara Municipal de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/01/2025 - 20:26
Secretária de Saúde de Rondonópolis anuncia reforço no atendimento e combate de doenças
-
Mato Grosso08/01/2025 - 17:30
Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira (09)
-
Policial07/01/2025 - 20:00
Policiais civis recuperam veículo poucas horas após furto e prendem suspeito em flagrante
-
Policial08/01/2025 - 16:30
Autor de furto a loja masculina em Confresa é preso em flagrante pela Polícia Civil
-
Policial08/01/2025 - 15:34
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Policial08/01/2025 - 15:34
Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio e roubo em pátio de Ciretran
-
Rondonópolis08/01/2025 - 15:34
Setrat alerta para mudança de preferência nos acessos do anel viário