Rondonópolis

Reginaldo cobra inauguração das reformas no Hospital Regional

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Reginaldo Santos – Cidadania tem demonstrado grande preocupação com a demora para inauguração da reforma do Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella. As obras começaram no ano passado, pelo governo anterior foram concluídas pela atual gestão, mas ainda não foram entregues para população. O motivo é a falta de equipamentos e mobília.

O parlamentar lembra que alguns setores que foram entregues o serviço melhorou, mas ainda falta áreas pontuais como o box e recepção. “São dois locais que precisam de conclusão com extrema urgência. É nos boxs que são divididos pacientes por gravidade, por idade e aqueles que precisam de isolamento. A recepção é o ponto de humanização, porta de entrada onde ficam pacientes, acompanhantes e visitantes. A promessa era para um espaço moderno e confortável de 116,11 m² , com sala de triagem. Passou da hora finalizar esse projeto”, cobra o vereador.

Reginaldo ainda frisa que entende o esforço do governo para colocar a unidade em funcionamento. O HR foi entregue para o atual governo com salários em atraso, falta de material e péssimas condições estruturais. “O Estado foi sensato, agiu, assumiu o HR, pagou os atrasados, melhorou a carência de material, mas esqueceu de entregar a obra. Nunca é demais lembrar que local atende 19 municípios. Com atendimento reduzido parte dos pacientes que deveriam passar pelo Regional são encaminhados para UPA e aí começa um novo problema, que é a superlotação na unidade municipal. A situação requer urgência do Estado”.

Veja Mais:  Prefeitura oficializa cancelamento do desfile de 7 de setembro

Pelo projeto divulgado pelo governo após a conclusão da reforma , a capacidade de atendimento do HR será ampliada em diversos setores, como o de Emergência, que hoje possui apenas 08 lugares na sala de espera e 11 leitos, passará a ter 20 leitos, sendo 02 boxes vermelhos, 10 boxes amarelos, 05 observações verdes, 01 isolamento e 02 observações pediátricas, com uma ampliação total de 101,40 m² na área construída.

O Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella foi inaugurado em 2002 e era para ser referência em atendimento de média e alta complexidade para os municípios de Rondonópolis, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

O Regional é referência para quase 500 mil pessoas da região sudeste de Mato Grosso. Quase 4,5 mil pacientes são atendidos por mês. A demanda é uma das maiores de Mato Grosso.

Rondonópolis

“Projeto Sentinela” vai a Zona Rural de Rondonópolis e facilita acesso a testagem do Coronavírus

Publicado

.

A Prefeitura Municipal está estendendo o atendimento do Plantão de Saúde do “Projeto Sentinela” à zona rural, e começou pelo Distrito de Boa Vista nesse sábado (15). No domingo (16), a equipe da saúde, vai estar atendendo na Gleba Rio Vermelho realizando consultas médicas e testagens nos pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus; lembrando que o atendimento do plantão no fim de semana, tanto nos dois postos de plantão na cidade PSF Jd. Itamarati e Cidade de Deus, como na zona rural: começa às 6 horas e vai até o meio dia.

O objetivo, segundo o secretário de saúde Marcus Vinicius, é estender o atendimento ao maior número de pessoas possível no município. O projeto sentinela foi criado há pouco mais de um mês, disponibilizando cinco unidades de saúde: Vila Rica, Policlínica Itamaraty, Vila Olinda, Cidade de Deus e, Parque das Rosas, que juntas, já realizaram, mais de 10 mil atendimentos, realizando testes rápidos e entregando os medicamentos necessários para o tratamento dos pacientes sintomáticos da covid-19, fazendo a diferença no enfrentamento à pandemia.

A secretaria de saúde entendeu que a população da zona rural encontra uma certa dificuldade em se deslocar até a cidade para realizar exames e testagens em situações de suspeita de contaminação pelo vírus. Em razão disso, a prefeitura ampliou o serviço de atendimento de saúde, levando até a zona rural uma estrutura apropriada móvel, que agiliza os atendimentos e facilita o acesso a saúde pelos munícipes da zona rural.

Veja Mais:  Caravana Fecomércio visita Rondonópolis na próxima semana

Para esse atendimento na zona rural, a prefeitura disponibilizou um veículo micro-ônibus adaptado do Gabinete de Segurança Pública (GASP), que leva os profissionais da secretaria de saúde até as comunidades da zona rural, proporcionando mais comodidade a população e facilitando o acesso a saúde a um maior número de pessoas.

VACINAÇÃO ANIMAL
Além desse atendimento às pessoas, a secretaria municipal de saúde também vem efetuando vacinações contra raiva em animais domésticos, como cães e gatos. Em Boa Vista 124 animais foram vacinados neste sábado (15). Lembrando que a vacinação também será realizada na Gleba Rio Vermelho e nas demais áreas da zona rural nos próximos plantões.

“Estamos ampliando a cobertura de saúde nesse momento crítico, e pretendemos chegar ao maior número possível de cidadãos do município”, disse o secretário Marcus Vinicius.

Continue lendo

Rondonópolis

UPA de Rondonópolis recebe doação de mais dez máscaras de mergulho para pacientes com Covid-19

Publicado

.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis recebeu no final de tarde desta sexta-feira (14), a doação de mais dez máscaras de mergulho para serem usadas no tratamento dos portadores da Covid-19. Esta é a terceira contribuição feita pelo Rotary Club Rondonópolis.

“As máscaras são usadas para ventilação não invasiva, como forma de suporte. O paciente que chega necessitando de aporte de oxigênio tem a máscara como auxílio quando não precisa usar os ventiladores invasivos (ventilação mecânica feita por meio de intubação). Já estamos trabalhando com essas máscaras há média de 60 dias, primeiro recebemos duas, depois cinco e agora dez unidades. São de extrema importância”, pontuou a diretora da UPA, Vânia Scapini.

O equipamento utilizado por esportistas surgiu como uma alternativa para tratar pacientes infectado pelo novo coronavírus, devido a versatilidade e vedação adequadas tornando o acessório apropriado para ser ligado a aparelhos ventiladores auxiliando aos portadores da Covid-19 a respirarem apesar do comprometimento dos pulmões pela doença seja durante a internação ou transferência de ambientes.

A Secretaria Municipal de Saúde continua recebendo doações de máscaras, os interessados em participar dessa mobilização podem contribuir com qualquer quantidade do produto, basta ligar para o telefone 0800-647-4222 ou enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número 9 9976-3247.

Veja Mais:  "Projeto Sentinela" vai a Zona Rural de Rondonópolis e facilita acesso a testagem do Coronavírus
Continue lendo

Rondonópolis

Comércio poderá funcionar neste sábado (15) até as 20h

Publicado

 

.

A Prefeitura de Rondonópolis publicou nesta sexta-feira (14), o decreto nº 9.648 autorizando excepcionalmente o funcionamento do comércio local neste sábado (15) até as 20 horas.

O novo decreto poderá ser revisto a qualquer tempo de acordo com a evolução epidemiológica da COVID-19 no município de Rondonópolis.

Ficam mantidas as demais disposições presentes no decreto nº 9.623 de 23 de julho de 2020.

Veja na íntegra:
Decreto nº 9348 (14-08-20).pdf

Veja Mais:  DJ Corpinho realiza segunda edição da Live Music
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana