Rondonópolis
Rio Vermelho atinge menor nível da sua história em Rondonópolis
O Rio Vermelho, o principal curso de água que atravessa Rondonópolis, bateu recorde histórico ao marcar o menor nível de água das últimas décadas nesta quinta-feira (31/7). Em medição feita pela Defesa Civil do Município, foi registrado 1,13 metro de profundidade. Até então, o menor nível registrado foi em outubro de 2024, com 1,20 metro.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Marcelo Finazzi Cardinal, nesta quarta-feira (30), a medição no Rio Vermelho registrou 1,15 metro, também muito baixo. Ele atesta que o nível normal para o rio nesta época seria na casa dos 3 metros. “Um dos principais motivos para essa expressiva redução no nível de água é o assoreamento, além disso está com as margens bastante desmatadas e com muitos detritos jogados”, avaliou.
Conforme relatório técnico elaborado pela Superintendência de Averbação e Cartografia, da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, o Rio Vermelho tem apresentado uma redução acentuada da vazão (volume de água que escoa em um curso de rio) ao longo dos últimos anos, especialmente durante os meses de estiagem.
O estudo mostra que o nível do Rio Vermelho em agosto de 2021 era 1,54 metro. Em fevereiro de 2024, época de chuvas, o nível médio registrado estava em 1,49 metro, significativamente abaixo do esperado para o período. Esse mesmo estudo foi que apontou o nível de 1,20 metro em outubro de 2024, mesmo após chuvas.
O principal alerta do relatório em questão é que a baixa vazão e o assoreamento acelerado do rio prejudicam o abastecimento de água em Rondonópolis, aumentando os custos de tratamento da água, diante da maior concentração de poluentes. A captação insuficiente já afeta o abastecimento de cerca de 50% dos bairros da cidade em períodos críticos.
Para contornar essa situação, o relatório confeccionado recomenda medidas como reflorestamento e recuperação das APPs nas margens do rio; proteção das nascentes e áreas de recarga da bacia hidrográfica; pesquisa e implantação de fontes alternativas para reduzir a dependência do Rio Vermelho no abastecimento; entre outras.

Rondonópolis
Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
Rondonópolis
Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Enquanto as atenções de Rondonópolis estão voltadas para a programação da 52ª Exposul, as articulações políticas para a formação da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal seguem em ritmo acelerado nos bastidores.
Informações de bastidores apontam que, nos últimos dias, vereadores e lideranças políticas intensificaram as conversas visando à composição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028.
As movimentações envolvem reuniões, diálogo entre parlamentares e busca por apoio para a construção de uma chapa que tenha força suficiente para conquistar a maioria dos votos no plenário.
Embora ainda não haja definição oficial sobre os nomes que deverão ocupar os principais cargos da Mesa, as articulações já movimentam o cenário político municipal e devem ganhar ainda mais intensidade nas próximas semanas.
A eleição da Mesa Diretora será responsável por definir os vereadores que comandarão o Legislativo municipal no biênio 2027/2028. Até a votação, novas composições e mudanças de posicionamento podem ocorrer.
Nos bastidores, a expectativa é de que as conversas avancem gradativamente, com possíveis anúncios de apoio e composição de chapa à medida que o cenário fique mais definido.
Rondonópolis
Abertura do Rodeio testou os peões no limite, e Natanzinho Lima e Mariana Fagundes brilharam pela madrugada
A sequência na competição será nesta quinta-feira (06/08), com o 1º round do rodeio em touros e o cutiano, na Arena João Potero, a partir das 20h

Foto- Assessoria
A noite de quarta-feira (05/08) na 52ª Exposul foi de casa cheia, com a abertura do rodeio em Touros na Arena João Potero e o show em dose dupla de Natanzinho Lima e Mariana Fagundes com o novo espaço lotado para ver os dois fenômenos musicais do momento. A tradicional cerimônia de abertura do rodeio contou com a participação da diretoria do Sindicato Rural, o prefeito Claudio Ferreira e a 1ª Dama Alessandra Ferreira e representantes dos patrocinadores.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Beto Torremocha, em sua fala na Arena destacou a união de esforços para que a feira tomasse esta forma tão desejada pela população. “Nesta noite de abertura do rodeio só quero agradecer a todos, e no nome do prefeito e da 1ª dama minha sincera gratidão aos nossos apoiadores, assim como Senar e governo do estado que nos proporcionaram condições para promover a Exposul do jeito que ela tem que ser, para todos os rondonopolitanos. E que o rodeio transcorra com segurança e que vença o melhor!”.
Na competição do rodeio em touro, o terceiro Grande Ditado Bandeirantes abriu os trabalhos, onde 10 peões convidados foram em busca do primeiro lugar, divididos em duas chaves com apenas os três melhores de cada grupo se classificando para a segunda fase, a partir daí e mata-mata, onde 1º da chave A enfrenta o 3º da chave B, os dois segundos lugares duelam para passar de fase e o 1º da chave B disputa contra o 3º da chave A. Os vencedores do confronto vão para a disputa final.
E quem levou a melhor foi o peão do Alceu Junior de Cassilândia, que superou os demais e ficou com o primeiro lugar recebendo 10 mil reais e o troféu Grande Ditado Bandeirantes de campeão da noite.
A sequência na competição será nesta quinta-feira (06/08), com o 1º round do rodeio em touros e o cutiano, na Arena João Potero, a partir das 20h.
Já na nova área exclusiva para os shows, o público lotou o espaço para acompanhar e cantar juntos com as duas atrações da noite, primeiro a cantora em ascensão Mariana Fagundes e depois o fenômeno nordestino Natanzinho Lima, mostrou muito carisma que não resistiu e desceu para próximo do público para cantar seus sucessos.
Grade de shows: A linha de shows nacionais da 52ª Exposul contará com um espaço exclusivo para receber as atrações e terá entrada gratuita para a pista. Na quinta-feira (06/08), Eduardo Costa. Na sexta-feira (07/08), ocorrem mais dois shows, com Murilo Huff e a dupla Zé Neto e Cristiano. Para fechar a festa, no sábado (08/08), haverá o show do “Embaixador” Gusttavo Lima.
Para aqueles que preferirem mais conforto e comodidade, a organização disponibiliza ingressos para a área VIP e camarotes com valores a partir de R$ 80, pelo site Guichê Web e nos pontos físicos: Calçados Bandeirantes, West Country, loja TXC (Shopping), Padaria Vip e Sindicato Rural.
A 52ª Exposul é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o patrocínio institucional do Senar MT, Aprosoja MT, Famato, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Rondonópolis.
Programação 52º Exposul – quinta-feira – 06/08
6h – Ordenha Oficial do 32º Torneio Leiteiro – Pavilhão Pedro Neves
14h – Feira do Reprodutor Nelore Bom Jesus
Tatersal / Currais Ari Torremocha
14h – Palestra: Força Tática – Segurança Rural
Pavilhão de Palestras
15h – Cruzamento – Eficiência no campo e macies na mesa / Alexandre Zadra, Zootecnista, gerente Genex
Pavilhão de Palestras
16h – O mercado mudou, e seu boi? Waldemar Maia, gerente de fomento Minerva Foods
Pavilhão de Palestras
17h – O que as novilhas do cedo tem de especial e quais são as novidades de manejo reprodutivo para elas? Alexandre Prata, gerente técnico GlobalGen.
Pavilhão de Palestras
18h – Governança na Empresa Familiar/gestão dos membros, filhos, sucessão no negócio – Safras e Cifras.
Pavilhão de Palestras
17h – Ordenha Oficial do 32º Torneio Leiteiro – Pavilhão Pedro Neves
19h – Vitrine da Carne- SENAR MT – Peixe – NAC – SENAR
19h – Leilão Virtual – Centro de Eventos
20h – Rodeio – Arena João Poteiro
Logo após o rodeio Show Nacional – Eduardo Costa
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:14Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Política MT06/08/2026 - 12:09Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
-
Rondonópolis06/08/2026 - 12:01Exposul e Dia dos Pais criam cenário favorável para o varejo local
-
Política MT06/08/2026 - 13:33Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.







