Rondonópolis
Rondonópolis deve receber novos ônibus do transporte coletivo em março

Foto: Assessoria
Um pregão eletrônico realizado pelo município em novembro do ano passado possibilitou a aquisição de 22 veículos novos, modelo “ônibus circular”, e que vão atender às necessidades do projeto de municipalização do transporte coletivo na cidade, os quais estão previsto para chegar a cidade no início do mês de março. A empresa vencedora da licitação foi a empresa Enzo Caminhões Ltda que apresentou o menor preço unitário por veículo.
ECONOMIA
Todavia, é preciso destacar ainda, que a realização desse pregão eletrônico permitiu que o município otimizasse os recursos públicos e obtivesse uma substancial economia na compra dos produtos. Inicialmente o valor total previsto para a aquisição desses veículos era de R$ 27,9 milhões e com o término da licitação via pregão, foi possível reduzir o valor para R$ 22,6 milhões.
Na verdade, a cidade de Rondonópolis vem há mais de cinco anos, enfrentando sérios problemas quanto a insatisfação popular referente a qualidade do atendimento do serviço de transporte coletivo.
Mas não foi por falta de interesse do Poder Público em resolver a situação. Cerca cinco licitações foram realizadas nas duas últimas gestões e todas ficaram “desertas” (nenhuma empresa interessada). Em razão disso, e procurando resolver de vez o problema, a atual administração resolveu municipalizar o serviço, criando uma autarquia para gerir e administrar os serviços, pessoal e a frota de veículos. O objetivo, é oferecer um serviço público diferenciado de qualidade, confiável, seguro, e mais eficiente.
ESTUDOS TÉCNICOS
Para isso, estudos técnicos prévios sobre a necessidade, quantidade de veículos, viabilidade e, legalidade, bem como custos financeiros para a implantação da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo que fará a gestão do serviço, estão sendo realizados por técnicos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), coordenados pelo Professor Dr. Heitor Lopes Ferreira, Coordenador de Planejamento e Convênios da universidade, e responsável pelo Projeto/estudo.
Conforme o Professor Dr., os estudos compreendem três vertentes que se complementam: o financeiro, o de logística e operacionalidade e o jurídico. Segundo ele, estes levantamentos são necessários para se estruturar o caminho a ser seguido, ou o modelo diferenciado de gestão do transporte público que se pretende implantar na cidade, onde seja possível através de uma maior otimização dos recursos e patrimônio, conseguir uma maior eficiência possível, respaldada em uma logística estruturada e uma operacionalidade adequada e eficiente.
Conforme o coordenador, o estudo em si, não pretende impor decisões, mas sobretudo, apresentar sugestões e pareceres técnicos que poderão nortear e subsidiar as tomadas de decisões por parte do Poder Público, no que se refere a um melhor modelo de gestão da autarquia, que por sua vez, deverá oferecer um serviço diferenciado, confiável e seguro, e com um menor custo e maior eficiência possível.
Ainda conforme o professor Heitor, os trabalhos/estudos estão bem adiantados e segundo repassou os mesmos já estariam com mais de 50% concluídos, com a finalização prevista para o final de fevereiro.
Portanto, foi em razão dos primeiros estudos, que se chegou ao número de 50 veículos que a cidade de Rondonópolis necessitaria para atender a demanda local. Então, o pregão eletrônico inicial realizado em novembro de 2020, possibilitou a aquisição desses primeiros 22 veículos.
Todavia, para que fosse possível completar a frota estimada, o município se organizou e conseguiu parecer favorável do Poder Legislativo para obter o crédito necessário, e já estaria inclusive, providenciando um financiamento junto ao Banco do Brasil para a compra dos demais 28 veículos necessários, apontados pelo estudo de viabilidade técnica.
Depois de concluído e implantado, o serviço público municipal de transporte coletivo de Rondonópolis deverá ofertar um serviço de melhor qualidade aos cidadãos, em razão de disponibilizar uma frota de veículos novos, e com ar-condicionado operacionalizados por uma logística moderna e mais eficiente.
Por esta razão, a administração municipal vem envidando estudos técnicos, no sentido de estruturar o funcionamento da autarquia, bem como a gestão de pessoal e da frota, e vai procurar otimizar e ordenar o serviço com pontualidade e presteza no atendimento.
Vale dizer que depois de criada, a autarquia ficará à disposição da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) para atender a demanda do transporte coletivo da cidade.

Rondonópolis
Reunião define novo trajeto do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Rondonópolis

O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro terá o trajeto alterado neste ano em virtude da reforma da Praça do Brasil. O novo percurso foi definido em reunião na manhã desta quarta-feira (10).
A concentração ocorrerá nas ruas Afonso Pena e Poxoréu, começando o desfile pontualmente às 7h em frente da Praça Brasil e tendo como ponto de encerramento a Praça dos Carreiros em frente ao palanque que será montado virado para a Avenida Amazonas e a dispersão será na rua Domingos de Lima.
Participaram da reunião para decisão os representantes do 18º GAC, Polícia Tática, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Diretoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.
As unidades de ensino interessadas em participar podem realizar a inscrição entre os dias 8 e 25 de agosto via e-mail [email protected]. O atendimento da Secretaria Municipal de Cultura, acontece em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 18h na Avenida XV de Novembro, 247 no Centro. O contato para mais informações é 3411-5324.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis
Rondonópolis
Secretarias se organizam para otimizar cursos de qualificação

A Prefeitura de Rondonópolis tem formado todo semestre novos profissionais capacitados em cursos de diversas áreas. Nesta quarta-feira (10) as lideranças das Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e também de Promoção e Assistência Social se reuniram com as entidades que oferecem e realizam os cursos na cidade.
A secretária Ciência, Tecnologia e Inovação Neiva de Col adiantou que o município vai abrir ainda essa semana 480 vagas em cursos de qualificação profissional, por isso reuniu todas as partes envolvidas nos processos dos cursos para traçar estratégias e alinhar os últimos detalhes para dar início nas inscrições.
A equipe técnica da Secretaria de Promoção e Assistência Social, principalmente os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social também participaram da reunião. É pelos Cras que o município pretende atrair os alunos que são as pessoas mais necessitadas e que precisam de uma oportunidade para começar uma nova atividade ou até mesmo se aperfeiçoar.
Os cursos contratados pelo município são das áreas da estética, beleza, culinária e até mesmo administrativa. A intenção do município é integrar também a pasta de Desenvolvimento Econômico para, depois de concluído o curso, o aluno pode acessar micro crédito especial para começar suas atividades profissionais de forma autônoma.
As entidades Obra Kolping e a Associação Luz e Sal serão as realizadoras dos cursos. O encontro antes da abertura das inscrições serviu ainda para avaliar em quais regiões cada curso deverá ser oferecido, com vistas na necessidade e vocação de cada região.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis
Rondonópolis
Prefeitura abre inscrições para Fórum Municipal de Cultura e eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais

A Prefeitura de Rondonópolis marcou para o dia 18 de setembro o Fórum Municipal de Cultura 2022, que será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O objetivo do Fórum, que teve o Edital no Diário Oficial do Município (DioRondon), é discutir políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município.
Aberto à comunidade artística e cultural, o Fórum pretende reunir representantes das artes visuais, plásticas, do artesanato, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, dança, entre outros.
Durante o Fórum, que será realizado no Centro Cultural José Sobrinho, a partir das 8h, serão discutidas as metas para o Plano Municipal de Cultura e a eleição de novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais para o próximo biênio (2022/24).
As inscrições para os interessados em participar é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de setembro, por meio do seguinte link (aqui):
A Secult alerta que todo o inscrito deverá preencher o formulário de cadastramento. Para a pessoa física o preenchimento é feito pelo link (aqui) . Já para pessoa jurídica (aqui)
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis
-
Policial05/08/2022 - 11:35
Irmãos são executados a tiros em frente de casa em Barra do Garças
-
Esportes05/08/2022 - 11:22
Cuiabá apresenta atacante Deyverson ex-Palmeiras
-
Policial05/08/2022 - 11:05
Acidente deixa uma pessoa morta e duas em estado grave na MT-130 em Rondonópolis
-
Política MT04/08/2022 - 21:31
Em Convenção, Thiago Silva é uma das principais apostas do MDB à Assembleia Legislativa
-
Rondonópolis05/08/2022 - 12:19
28ª edição do Torneio Leiteiro terá homenagem a pioneiro e premiação em dinheiro na 48ª EXPOSUL
-
Esportes05/08/2022 - 18:58
Rondonópolis Hawks fecha preparação para estreia no Brasileirão de Futebol Americano
-
Política MT08/08/2022 - 09:10
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Rondonópolis04/08/2022 - 12:40
Prefeito recebe representantes da categoria para discutir reivindicações