Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Saúde divulga boletim de arboviroses de janeiro a maio deste ano

Publicado

Autoridades alertam para o risco de surto no Município

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), aponta que, de janeiro até o dia 20 de maio, deste ano, o número de casos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus. A dengue, por exemplo, foi registrada uma diminuição nos casos. Os números constam no Sinam Oon-line.

O Município registrou um aumento nos casos de dengue nos primeiros meses de 2025. De acordo com boletim epidemiológico atualizado, foram confirmados 93 casos entre janeiro e maio. Embora a maioria dos casos seja classificada como dengue clássica, um caso com sinais de alarme foi registrado em janeiro. Um caso grave de dengue foi confirmado em janeiro. Em paralelo, o número de casos descartados também aumentou, o que demonstra maior número de testagem, sendo 1073 procuras neste período, com 973 descartados.

Os registros de Chikungunya também chamam atenção: foram 614 casos confirmados, sendo os maiores picos em março, que registrou 230 casos, e abril, com 235 casos, a maioria concentrada em bairros como Bela Vista e Jonas Pinheiro Poranga.

Em casos de zika ainda são residuais, com apenas quatro descartes em cada mês, sem confirmações até o momento.

O segundo ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março, mostrou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,5%, muito acima do aceitável, segundo o Ministério da Saúde, que considera índices acima de 1% como situação de risco para surto. O Índice de Breteau (IB), que mede a presença de criadouros do mosquito por 100 imóveis visitados, chegou a 4,1%.

Veja Mais:  "É preciso ter persistência e comprometimento", afirma produtora rural durante Dia de Campo

Entre os bairros com os maiores índices de infestação destacam-se:

• Projeto Casulo: 9,09%

• Industrial Leonel Bedin: 10,29%

• Industrial Nova Prata: 9,74%

• Fraternidade: caiu de 11,58% no primeiro ciclo para 3,25% no segundo, mas segue em alerta.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, reforça o chamado à população para eliminar focos do mosquito dentro de casa, onde mais de 80% dos criadouros ainda são encontrados. “Vistorias, mutirões e ações educativas continuam sendo realizadas, mas o apoio da comunidade é considerado essencial. A vigilância e os cuidados simples em casa podem ser decisivos para evitar um surto desse vetor”.

A recomendação é que a população redobre os cuidados em relação a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças, como ressalta a coordenadora de Vigilãncia em Saúde, Taynná Vacaro.

Dados apontam também o índice de infestação predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti em patamares elevados em vários bairros. Bairros tradicionalmente afetados, como Boa Esperança, Estrela do Sul e Vila Bela, mantêm índices preocupantes que os colocam em alerta vermelho. A cobertura foi de 75,18% no 1º ciclo para 78,88% no 2º ciclo.

“Precisamos da mobilização social para a eliminação dos criadouros do mosquito que continuam sendo encontrados em vasos de plantas, recipientes expostos ao ar livre, caixas d’água destampadas e lixo doméstico acumulados. Sem o envolvimento da comunidade, não conseguiremos vencer essa batalha”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde Taynná Vacaro.

Veja Mais:  Secretária de Educação e juiz de Direito dialogam fortalecimento da Proteção Escolar em Sorriso  

Fiscalização

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta. As ações têm sido intensificadas com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Guarda Municipal, especialmente em casod em que residências não abrem as portas para a visita do agente de combate à endêmicas (ACE).

Em cada visita, seja em comércios, PEs ou residências que houver criadouros as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para que possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Procura nas unidades de saúde

Caso suspeite ter contraído ou apresente sintomas de qualquer uma das arboviroses, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É lá que a população recebe o atendimento clínico e a orientação correta sobre como agir.

Denúncias

Vale reforçar que quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na rua, descarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. Denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela que atende pelo número (66) 99600-1462.

Coleta de resíduos sólidos

E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de 2025; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada.

Veja Mais:  Atleta sorrisense irá representar Mato Grosso em Campeonato Brasileiro de Judô

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Vigilância Sanitária promove capacitação para feirantes sobre boas práticas e segurança alimentar

Publicado

Em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO

A Vigilância Sanitária de Sorriso, em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO, está intensificando as ações de educação em saúde com o lançamento do Manual do Instrutor, voltado à capacitação dos feirantes que comercializam alimentos in natura, processados ou preparados nas feiras livres do Município. O material foi elaborado como ferramenta de apoio didático para padronizar os treinamentos, fortalecer a segurança alimentar e garantir o cumprimento das normas sanitárias.

O objetivo do programa é capacitar os feirantes para o cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a proteção da saúde pública. A iniciativa destaca a atuação preventiva e educativa da Vigilância Sanitária, aliada a ações intersetoriais da saúde pública municipal.

A formação terá carga horária de 2 horas, com uma metodologia dinâmica que inclui aulas expositivas dialogadas, demonstrações práticas, estudos de caso e emissão de certificado de participação.O cronograma é composto por oito partes, apresentadas da seguinte forma:

Parte 1 – Introdução à Vigilância Sanitária: apresenta a definição, estrutura (ANVISA, estado e município), papel dos feirantes e benefícios das adequações.

Atividade: discussão sobre experiências com fiscalização.

Parte 2 – Legislação Sanitária Aplicável: explica a hierarquia legal, normas principais (RDC 216/2004, Lei 6.437/77, Código Sanitário de MT) e documentação exigida.

Atividade: análise de documentos obrigatórios.

Veja Mais:  Atleta sorrisense irá representar Mato Grosso em Campeonato Brasileiro de Judô

Parte 3 – Doenças Transmitidas por Alimentos: aborda agentes causadores (bactérias, vírus, parasitas), prevenção e as cinco chaves da OMS.

Atividade: estudo de caso sobre surto de DTA.

Parte 4 – Boas Práticas de Manipulação: inclui higiene pessoal, técnica de lavagem das mãos (8 passos), controle de saúde e comportamentos proibidos.

Atividade: demonstração prática de lavagem correta.

Parte 5 – Estrutura Física e Equipamentos: requisitos mínimos de bancadas, cobertura, pias, refrigeração e materiais adequados.

Atividade: análise de fotos de estruturas.

Parte 6 – Controle de Alimentos: método PEPS, zona de perigo de temperatura, critérios de aceitação/rejeição e boas práticas no recebimento e armazenamento.

Atividade: simulação de recebimento de mercadorias.

Parte 7 – Higiene Ambiental: conceitos de limpeza, desinfecção, cronograma, controle de pragas e manejo de resíduos.

Atividade: demonstração de diluição de produtos.

Parte 8 – Documentação e Fiscalização: explanação sobre POPs, Manual de Boas Práticas, certificações e como lidar com fiscalizações.

Atividade: simulação de fiscalização.

Locais e datas das capacitações:

18/07 – Feira Central – bairros Rota do Sol e Bela Vista

25/07 – Zona Leste (Turma 1)

01/08 – Zona Leste (Turma 2)

Todas, ocorrerão às 19h.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marystela Mamoré, ressalta que a participação dos feirantes é fundamental para melhorar as condições sanitárias nas feiras e garantir alimentos mais seguros à população.

“Nosso objetivo é orientar, padronizar e apoiar os feirantes para que eles possam oferecer alimentos seguros à população. Além disso, mostramos que a fiscalização também tem um papel educativo, e que cuidar da higiene e da estrutura é uma forma de valorizar o próprio trabalho e a saúde de quem consome esses produtos”, finaliza.

Veja Mais:  Prefeitura deve investir mais de R$ 14 milhões para recuperar...

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

Publicado

Promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.

Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.

Entre os temas abordados recentemente estão:

Estudo sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Estudo sobre Crises Hipertensivas;

Estudo sobre intoxicação por medicamentos depressores do SNC(sistema nervoso central);

Operações básicas de ventilador mecânico para transporte;

Técnicas de imobilização com cordas;

Abordagem sobre ritmos chocáveis e não chocáveis;

Práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

O diferencial, segundo a coordenadora da Base, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, está na participação multidisciplinar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores na gerência dos encontros. A troca de saberes valoriza os diferentes papéis dentro do atendimento de urgência e emergência, promovendo uma formação horizontal e integradora entre a equipe.

Veja Mais:  Prefeitura terá recesso administrativo de 26 de dezembro a 12 de janeiro

“Teoria e prática caminham juntas e aqui todos são aptos a compartilhar conhecimento. O médico pode abordar uma patologia, o condutor fala sobre segurança e sinalização, o enfermeiro discute os cuidados e condutas. A estratégia visa manter as equipes atualizadas, preparadas e integradas, valorizando o trabalho coletivo e aprimorando a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Marisa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso sediará evento de artes marciais mistas no próximo domingo

Publicado

Sorriso recebe, no próximo domingo (20), mais uma edição do Fight Night Champion – Artes Marciais Mistas. A programação terá início às 15h, no CT Jarutas, localizado na Rua Mato Grosso, nº 2668, bairro Centro Sul, próximo à Praça da Juventude.

O evento contará com um total de dez combates, envolvendo atletas das categorias masculina e feminina. Serão realizadas seis lutas de muay-thai, três de jiu-jitsu e uma luta de boxe.

A luta principal será protagonizada por atletas de Sorriso e valerá o cinturão da categoria até 61 kg. Gustavo Bassani, do CT Jarutas, fará sua primeira defesa do título enfrentando Michel Dams, da Fighter Club.

Além dos representantes locais, o evento reunirá lutadores de Sapezal, Sinop, Tapurah, Vera e Colíder. O Fight Night Champion é realizado pelo CT Jarutas, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Município repassa, via emendas impositivas do Legislativo, quase R$ 450 mil a instituições
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana