Mato Grosso
Seciteci inicia aulas de capacitação digital em Santo Antônio de Leverger

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou em Santo Antônio de Leverger, na noite desta terça-feira (17.6), a aula inaugural do projeto-piloto Muxirum Digital MT, que oferece capacitação digital para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto já foi lançado em Cuiabá.
A aula inaugural foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), o projeto será levado ainda para Chapada dos Guimarães, promovendo autonomia no uso de celulares e aplicativos essenciais para a vida cotidiana.
O Muxirum Digital MT propõe aulas práticas e materiais didáticos gratuitos, com linguagem simples, para pessoas que têm dificuldades de formação tecnológica. Essa é a primeira edição do projeto.
O projeto é quase homônimo do realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Mais MT Muxirum, que busca alfabetizar pessoas com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, não aprenderam a ler e escrever no tempo certo.
A coordenadora do Muxirum Digital em Santo Antônio de Leverger, professora Hozana Gonçalves, destacou o impacto da iniciativa na cidade. “Eu fico muito feliz e satisfeita. Já tivemos o Muxirum de Alfabetização aqui e foi um sucesso. É isso que eu espero, que o nosso projeto alcance o mesmo sucesso que nós tivemos com a alfabetização. Acreditamos que o povo de Santo Antônio merece todo esse carinho em forma de incentivo à educação”, afirmou.
Com ampla experiência no ensino, Hozana também ressaltou a qualidade do material didático do Muxirum Digital, disponibilizado em formato de apostila para todos os alunos matriculados.
“É um material muito rico e que vai suprir todas as necessidades dos nossos alunos. O que a gente espera é que esses idosos e esses adultos, que hoje enfrentam dificuldades no acesso à tecnologia, possam melhorar, ter uma facilidade maior para lidar com essa situação, principalmente nós, aqui de Santo Antônio, que temos muitos idosos que vivem sozinhos na zona rural. Eles estão vindo participar conosco e sei que esses serão os maiores impactados com o conhecimento adquirido”, completou.
Presente na aula inaugural, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou os alunos pela decisão de aprender algo novo e enfatizou o compromisso do Governo de Mato Grosso com a democratização do acesso ao conhecimento digital.
“Sei que, para muitos, estar aqui é um desafio. Mas vocês estão provando que nunca é tarde para aprender. O material é excelente, com temas atuais, como segurança digital. E, para incentivar ainda mais, quero dizer que estamos avaliando a possibilidade de sortear tablets e smartphones no encerramento do curso para os alunos que mantiverem bons índices de presença. É uma forma de reconhecer o esforço de cada um”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a presença da coordenadora do projeto Muxirum Digital, Dannyele Zamar; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Cilce Moraes; do coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Geraldo Júnior; e da coordenadora do Serviço de Convivência, Leda Cristina. Todos reforçaram o apoio das instituições locais ao projeto.
Muxirum Digital MT
O projeto Muxirum Digital MT é uma realização da Seciteci com financiamento da Fapemat, que investiu R$ 390 mil na ação e concedeu 21 bolsas para membros da equipe técnica e pedagógica. A proposta contempla 280 vagas em três municípios, com turmas de até 40 alunos. As inscrições estão sendo realizadas por meio de busca ativa em espaços estratégicos, garantindo o alcance da população que mais precisa.
A próxima aula inaugural acontece em Chapada dos Guimarães, no dia 18 de junho, encerrando o ciclo de abertura do projeto-piloto, que se estende até outubro de 2025.
*Com supervisão de Téo Meneses
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Escola de Governo oferece curso para desenvolvimento sustentável na Gestão Pública Estadual

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo (EG-MT), iniciou nesta segunda-feira (14.7) as inscrições para o curso “ESG e Políticas Públicas”. A capacitação vai abordar aspectos ambiental, social e governamental (sigla em inglês ESG), problematizando o papel das políticas públicas nas ações do Poder Executivo Estadual.
Foram disponibilizadas 40 vagas presenciais para servidores públicos. Os participantes irão refletir sobre o desenvolvimento sustentável como eixo estratégico da gestão pública.
A servidora do Núcleo de Acompanhamento da Qualificação Profissional da EG-MT, Rejane Gelinski, destaca a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cotidiano do serviço público e da classificação das atividades governamentais tendo como base as 169 metas dos ODS.
“Durante a aula, será possível compreender como os princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança se relacionam com a formulação e execução de políticas públicas”, explica Gelinski, que também vai ministrar a capacitação. O encontro será no dia 1º de agosto, das 8h às 12h, no prédio da EG-MT, localizado no Complexo Seplag-MT.
O curso possui quatro módulos. Entre os assuntos previstos a serem abordados estão os conceitos de ESG e a aplicação deles na administração pública, além do debate sobre a importância da relação do desenvolvimento sustentável com as políticas públicas.
Os participantes receberão certificado de 4 horas-aula. Para se inscrever, clique neste link.
Mais informações: [email protected]
*Com supervisão de Inácio de Paula
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seduc divulga lista das escolas selecionadas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14.7), a relação das 50 escolas da rede estadual selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília.
A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, durante as conferências municipais, que reuniram estudantes e professores em torno de debates e projetos sobre mudanças climáticas e justiça ambiental.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca mobilizar escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais contemporâneos.
A próxima fase será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo os projetos e delegações escolares em Cuiabá para a etapa estadual. A fase final, de âmbito nacional, ocorrerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com a presença de estudantes de todo o país.
Na etapa estadual, cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão de atividades formativas e apresentarão os projetos selecionados pelas conferências municipais. Desses, 18 estudantes e um projeto vencedor representarão Mato Grosso na conferência nacional. O processo visa promover ações educativas significativas, alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com envolvimento direto das comunidades escolares.
A conferência também contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade e inclusão na construção de soluções ambientais voltadas à realidade local e global.
“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto.
Os projetos são desenvolvidos com base em atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva de propostas. As escolas envolvidas elegem delegados e delegadas, responsáveis por defender as ações em etapas posteriores.
Além disso, a conferência oferece formação e intercâmbio de experiências, com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.
Confira abaixo o resultado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Setasc divulga sorteados para assistir à partida entre Cuiabá x Amazonas FC nesta terça-feira (15)

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) sorteou, nesta segunda-feira (14.7), oito crianças portadoras da Carteira de Identificação do Autista (CIA), para assistirem a partida entre Cuiabá Esporte Clube e Amazonas FC, nesta terça-feira (15), às 18h30, na Arena Pantanal. A partida é válida pela 16ª rodada do Brasileirão Série B.
A criação de um camarote específico para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do Programa SER Família Inclusivo, foi idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a senadora Margareth Buzetti, e com o apoio do Cuiabá Esporte Clube.
O sorteio é realizado a partir dos nomes que são inscritos, por meio de um formulário específico para a ação, disponibilizado no site da Setasc. Um dos campos do formulário a ser preenchido requer o número da Carteira do Autista.
Após a realização do sorteio, a equipe da Setasc verifica se o sorteado está inscrito na Carteira de Identificação do Autista. Caso não esteja, um novo sorteio é realizado para ocupar a vaga aberta. Além da Carteira de Identificação do Autista, se faz necessário também, o cadastro no FacePass.
FacePass
O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se
Confira abaixo o nome dos sorteados:
Gabriela Lais Weiller Santiago
Davi Henrique de França Nunes
Neohan Nelson Pereira da Silva
Daniel Tamashiro de Oliveira Sato
Maria Alice Rambo de Vasconcellos
Aurora Maria Anjos Costadelli Rodrigues
José Miguel Queiroz Cavalcante
Raul Amorim de Arruda Souza
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes08/07/2025 - 18:30
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis08/07/2025 - 12:48
Inscrições para a Cavalgada da 51ª Exposul seguem abertas
-
Rondonópolis08/07/2025 - 18:12
Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 23:40
SISPMUR cobra transparência no caso CODER e pede abertura de CEI para apurar irregularidades
-
Esportes09/07/2025 - 18:30
PSG atropela Real Madrid e garante vaga na final do Mundial de Clubes
-
Policial08/07/2025 - 09:59
Polícia Militar apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em Mato Grosso
-
Rondonópolis10/07/2025 - 12:30
Praça Por do Sol será palco do hip-hop em evento com oficinas de grafite e rimas, apresentações e batalha de break
-
Agro News08/07/2025 - 09:00
Safra de soja 25/26 deve alcançar 48,5 milhões de toneladas, diz Imea