Mato Grosso
Seduc altera ponto de embarque de ônibus gratuitos para a 3ª Corrida da Educação 2025; confira locais e horários

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alterou o ponto de embarque dos ônibus gratuitos para os participantes da 3ª Corrida da Educação 2025, promovida em comemoração ao Dia do Professor, para o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As provas serão realizadas neste sábado (18.10).
Os embarques serão realizados a partir da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Antes, o ponto de partida era no Parque das Águas.
Serão disponibilizados 15 ônibus rotativos, com embarque e desembarque gratuitos no estacionamento da ALMT, no Centro Político. A circulação será contínua dentro dos horários estipulados: ida (ALMT – Parque Novo Mato Grosso): das 16h às 18h30; e volta (Parque Novo Mato Grosso – ALMT): das 18h às 21h.
Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) dará apoio com duas linhas especiais de transporte coletivo, saindo do Pantanal Shopping. Nessa opção, o pagamento será no valor da tarifa comum, com ônibus circulando de forma rotativa e sincronizada para também atender aos participantes durante todo o evento.
Nas linhas ofertadas pela Semob, os horários de ida (Pantanal Shopping – Parque) são 16h, 16h45, 17h30, 18h15, 19h, 19h45 e 20h30. Já os horários de volta (Parque – Pantanal Shopping) são às 16h40, 17h25, 18h10, 18h55, 19h40, 20h25, 21h15, 21h30 e recolhimento final às 22h.
Modalidades e programação
A competição reunirá cerca de 4 mil participantes, entre servidores, estudantes e membros da comunidade. Haverá três modalidades: (1) kids, percursos de 100 metros a 1 km para crianças de 5 a 13 anos; (2) 5 km, aberta a participantes a partir de 14 anos; e (3) 10 km, para maiores de 18 anos.
Pessoas com deficiência (PCD) também terão categorias específicas em todas as distâncias.
A concentração dos participantes será no estacionamento do Parque Novo Mato Grosso às 17h, com largadas programadas da seguinte forma: Kids: 17h30; Categoria PCD: 18h50; e provas de 5 km e 10 km: 19h.
Todos os participantes que completarem a prova receberão medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria — público geral, servidores, estudantes e PCD — serão premiados com troféus.
Estrutura e segurança
A corrida terá duração máxima de três horas e contará com infraestrutura completa, incluindo pontos de hidratação, guarda-volumes e ambulâncias para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil prende foragido com duas condenações por homicídio

Um homem com dois mandados de prisão por condenação decretados pela Justiça de Rondônia, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na sexta-feira (14.11), em Várzea Grande.
O foragido, de 33 anos, vinha sendo procurado por dois crimes de homicídio qualificado, e foi localizado pelos investigadores da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, em um lava jato, no bairro São Mateus.
A prisão foi realizada após trabalho integrado entre as duas Polícias Civis, por meio de troca de informações entre a Polinter de Cuiabá e o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondônia.
Condenações
O condenado estava com dois mandados de prisão em aberto, pelo cometimento de dois homicídios qualificados ocorridos na cidade de Vilhena, em Rondônia.
Um dos crimes foi no ano de 2018 contra um mecânico. O homicídio aconteceu após um desentendimento em um balneário. O autor do crime foi condenado a pena de mais de 19 anos de reclusão.
A segunda ordem judicial é decorrente de outra condenação de mais de 10 anos de reclusão, por homicídio qualificado praticado em 2019. A vítima foi a ex-mulher de um amigo do acusado.
Segundo apurado pela Polícia Civil, o homem usava o apelido de “matador”, bem como estava há cerca de seis anos em Mato Grosso tentando esconder-se da Justiça.
Ele também é investigado por envolvimento na morte de outra mulher, atingida por um disparo de arma de fogo na região da cabeça, no ano de 2019, em Vilhena.
Mandados cumpridos
Ao ser surpreendido pelos policiais civis da Polinter, em Várzea Grande, o criminoso foi conduzido para cumprimento dos dois mandados de prisão por condenação.
Após as providências cabíveis, o preso foi encaminhado para audiência de custódia e colocado à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país

A Folha de S. Paulo destacou neste domingo (16.11), em reportagem especial, o avanço da 1ª Ferrovia Estadual, em Mato Grosso, apontada como o maior projeto ferroviário em execução no país.
Construída pela Rumo Logística, em um modelo regulatório considerado inédito no Brasil, a obra prevê 743 quilômetros de trilhos até 2030, com investimentos que podem chegar a R$ 15 bilhões. O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento dos grãos produzidos em Mato Grosso até o Porto de Santos (SP), principal porta de saída da produção agrícola nacional.
A construção tem como base Rondonópolis, de onde saem dois ramais. O primeiro ligando Rondonópolis a Cuiabá, e o segundo entre Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Quando concluído, o traçado deve formar um corredor ferroviário ligando 16 cidades do estado à malha já operada pela empresa em São Paulo, consolidando um novo eixo nacional de exportação.
Segundo a reportagem, a ferrovia terá papel decisivo no transporte da produção estadual, responsável por parcela significativa da safra nacional. A expectativa é de que o corredor seja capaz de escoar cerca de 40% dos 150 milhões de toneladas de grãos exportados pelo Brasil em 2024, volume concentrado sobretudo em soja e milho produzidos em Mato Grosso.
A megaobra também se destaca pela complexidade de engenharia. Estão previstos 21 viadutos, 22 pontes e 2 quilômetros de túneis, em um dos maiores empreendimentos de infraestrutura do país. Especialistas ouvidos pela Folha ressaltam que o modelo adotado no estado, uma ferrovia autorizada, não outorgada pelo governo federal, abre caminho para novos investimentos em trilhos pelo setor privado.
O impacto socioeconômico é outro ponto destacado pela reportagem. De acordo com os dados apresentados, a ferrovia deve gerar 145 mil empregos diretos e indiretos ao longo de suas etapas de execução. Somente na fase atual, os 5 mil postos de trabalho já criados representam 60% das vagas abertas em obras de infraestrutura em Mato Grosso, evidenciando o peso do empreendimento na economia regional.
O primeiro trecho, entre Rondonópolis e Campo Verde, com 211 quilômetros, está orçado em R$ 5 bilhões. A Folha destaca que os primeiros 160 quilômetros devem entrar em operação já em 2026, antecipando benefícios logísticos antes mesmo da conclusão total da obra da ferrovia.
Com a ampliação dos trilhos e a integração ao corredor paulista, o estado se prepara para uma mudança estrutural no transporte de cargas, reduzindo a dependência das rodovias, hoje sobrecarregadas, e tornando a exportação mais rápida, eficiente e competitiva. Para especialistas, trata-se de um marco para o agronegócio brasileiro e um divisor de águas na modernização da infraestrutura nacional.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto Doutores Palhaços integra Mostra de Experiências em Humanização no RJ

O projeto Doutores Palhaços, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), será apresentado na 1ª Mostra de Experiências em Humanização (HumanizaRIO 2025), que ocorrerá de 17 a 19 de novembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.
Entre 2023 e 2025, o projeto capacitou mais de 100 profissionais em Mato Grosso, entre servidores, trabalhadores aposentados do SUS (Sistema Único de Saúde) e membros da comunidade, para levar humanização, leveza e escuta sensível para pacientes, profissionais e familiares.
“Será feito um relato da experiência ‘Palhaçaria Hospitalar – Doutores Palhaços MT’, sobre como a arte e o riso vêm transformando os ambientes hospitalares de Mato Grosso em espaços mais humanos, afetivos e cheios de vida”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.
Segundo a gestora, as formações abordaram tanto aspectos técnicos da palhaçaria quanto dimensões éticas e emocionais, fortalecendo a sensibilização no cuidado.
“As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes. Essa história dos ‘Doutores Palhaços’ atravessa fronteiras e inspira o SUS de todo o Brasil”, acrescentou.
O projeto será apresentado pela servidora Áurea Kelly Campos, conhecida pelo nome artístico de Eloá Pimenta.
A mostra terá cerca de 70 trabalhos com o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que promovem cuidado e gestão humanizada, acolhimento, escuta ativa, empatia, saúde do trabalhador e promoção da saúde em diferentes contextos institucionais e comunitários.
Sobre os Doutores Palhaços
O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.
O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes09/11/2025 - 23:01Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
-
Esportes09/11/2025 - 22:01Flamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
Esportes09/11/2025 - 19:30Corinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
-
Esportes09/11/2025 - 19:30Empate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4
-
Esportes09/11/2025 - 19:30Cruzeiro empata com Fluminense e perde fôlego na briga pelo Brasileirão
-
Esportes11/11/2025 - 19:30Ancelotti comanda primeiro treino completo da Seleção Brasileira visando amistosos na Europa
-
Rondonópolis10/11/2025 - 11:55Atleta de Rondonópolis completa sua primeira maratona em Florianópolis-SC com garra e superação
-
Esportes11/11/2025 - 19:30Oscar é hospitalizado com alterações cardiológicas detectadas em exames





