Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seduc realiza Aulões Itinerantes do Pré-Enem Digit@l MT a partir deste sábado (20)

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza, a partir deste sábado (20.9), os Aulões Itinerantes do Projeto Pré-Enem Digit@l MT. As aulas serão realizadas no período de 20 de setembro até 18 de outubro, sempre aos sábados, em cidades escolhidas pela Diretoria Regional de Educação (DRE).

O projeto tem como objetivo apoiar e preparar os estudantes que residem nos municípios da regional e que não têm condições de participar das aulas presenciais.

Os professores do polo se deslocarão até os municípios selecionados pela regional para ministrar as aulas presenciais. As aulas são promovidas pelas 12 DREs e pela Diretoria Metropolitana de Educação (DME) e são direcionadas aos estudantes inscritos no projeto.

Além dos Aulões Itinerantes, o Pré-Enem Digit@l também oferece, por meio de cada DRE, aulas presenciais aos sábados nas escolas designadas como polo. Estudantes de outros municípios também podem acompanhar as aulas por meio da AVA Pré-Enem, disponível por meio do e-mail institucional.

As aulas podem ser acessadas tanto pelos estudantes inscritos no Projeto Pré-Enem Digit@l quanto pelos estudantes da rede estadual de ensino, também utilizando o e-mail institucional.

Próximo às datas das provas do Enem, serão realizados os Aulões de Vésperas, que também ocorrerão aos sábados. Devido a logística e disponibilidade dos estudantes, as aulas poderão ocorrer antes.

Veja Mais:  Operação Lei Seca em Várzea Grande termina com três presos por embriaguez e 38 veículos removidos

Municípios onde ocorrerão os Aulões Itinerantes:

  • DRE Alta Floresta: Carlinda, Nova Canaã do Norte, Apiacás e Nova Monte Verde.
  • DRE Barra do Garças: Nova Xavantina, Água Boa, Canarana e Querência.
  • DRE Cáceres: Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião.
  • DRE Confresa: São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Santa Terezinha e Novo Santo Antônio.
  • DRE Diamantino: São José do Rio Claro, Diamantino, Nova Marilândia e Arenápolis.
  • DRE Juína: Juara, Brasnorte, Aripuanã e Colniza.
  • DRE Matupá: Marcelândia, Terra Nova do Norte e Novo Mundo.
  • DME (Metropolitana): Chapada dos Guimarães, Jangada, Poconé e Santo Antônio do Leverger.
  • DRE Pontes e Lacerda: Campos de Júlio, Vila Bela, Jauru e Comodoro.
  • DRE Primavera do Leste: Campo Verde, Poxoréu, Paranatinga e Campo Verde.
  • DRE Rondonópolis: Alto Araguaia
  • DRE Sinop: Lucas do Rio Verde, Sorriso e Colíder.
  • DRE Tangará da Serra: Campo Novo Do Parecis e Sapezal.

*Sob supervisão de Rui Matos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de MT avança nas tratativas para comercialização de créditos de carbono

Publicado

O Governo de Mato Grosso está com as negociações bem avançadas para dar início à comercialização de crédito de carbono no Estado. Na manhã desta terça-feira (23.9), em uma das reuniões da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou a importância da validação dos dados sobre o estoque de carbono de Mato Grosso.

“Estamos trabalhando com a nossa equipe, junto com a PCI e parceiros, para termos segurança jurídica e, assim, avançarmos no início da comercialização. Com a Emergent discutimos os próximos passos para concretizar a comercialização”, explicou a secretaria.

Ainda segundo Mauren, o Estado poderá se beneficiar com os ativos que dispõe, conquistados pela política de combate ao desmatamento ilegal e as ações contra os incêndios florestais, desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso.

“Estamos a poucos passos de finalizar esse trabalho e podermos colocar no mercado os nossos créditos. Esse é um trabalho de muitas mãos e que estamos conseguindo tirar do papel”, reforçou.

Para o promotor de justiça, Marcelo Vachiano, essa estratégia é importante para estimular a preservação ambiental e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. “Precisamos acompanhar essas tratativas para que a melhor solução seja colocada a mesa para tomada de decisão”, enfatizou.

Também participaram da reunião a secretária de Comunicação, Laice Souza, a secretária adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, e servidores do Governo do Estado.

Veja Mais:  Escola de Governo abre inscrições para o curso Gestão de Finanças Pessoais

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre criança presa em banheiro de escola

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta segunda-feira (22.9), uma criança de sete anos que ficou presa no banheiro de uma escola, no município de Sinop (a 480 km de Cuiabá).

A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) encontrou a vítima deitada no chão, com a região da cintura presa na parte inferior da divisória de granito do banheiro. Ela estava estável, consciente e comunicativa.

Para fazer o resgate da criança, foram usados equipamentos para levantar e apoiar a divisória com segurança. A criança foi protegida com uma capa, capacete e outros materiais para evitar machucados.

Após a elevação controlada, a vítima foi retirada, apresentando apenas escoriações nas costas. Não houve necessidade de atendimento médico e a criança permaneceu sob os cuidados de seus responsáveis.

Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

*Sob supervisão da SD Karine Miranda

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Seduc-MT amplia revista Campoqui para incluir artigos sobre educação ambiental, do campo e quilombola
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT lança carteira digital de doador de sangue

Publicado

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou um novo serviço digital que beneficia diretamente os cidadãos: a carteira digital do doador de sangue. Na Seplag, o projeto é conduzido pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Governo Digital, por meio da Superintendência de Governo Digital e da Coordenadoria de Gestão da Transformação Digital.

A emissão da carteira digital de doador de sangue iniciou no dia 18 de setembro e, até o momento, já há 66 solicitações de emissão. O documento pode ser emitido de forma simples e rápida pelo Portal de Serviços do Governo de MT ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Para solicitar a carteira, basta preencher os dados cadastrais na plataforma online. O usuário pode acompanhar o andamento da solicitação e, após a aprovação, emitir o documento em formato PDF. A ferramenta também disponibiliza o histórico de doações realizadas.

O serviço está disponível para qualquer pessoa que tenha feito pelo menos uma doação de sangue no MT-Hemocentro ou em alguma unidade da Hemorrede Estadual. O prazo para emissão é de até cinco dias úteis da data da solicitação.

A doadora Vitória Fonseca dos Reis, que contribui com o MT-Hemocentro desde 2022, destacou a praticidade da novidade. “Fiquei impressionada com a facilidade. Em poucos dias, a carteirinha já estava disponível no meu celular, com um design impecável. A digitalização representou para mim um grande avanço, trazendo praticidade, modernidade e valorização ao doador”, relata.

Veja Mais:  Ligeirinho Paiaguás muda horário e rota

Além de não precisar carregar a versão física, Vitória consegue consultar todo o histórico de doações diretamente pelo aplicativo. “Sem dúvidas, foi uma mudança extremamente positiva. Recomendo a todos os doadores que solicitem sua Carteira Digital do Doador de Sangue”, completa.

A inovação busca facilitar a comprovação de doador de sangue, assegurando o acesso aos benefícios previstos em lei, como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da prioridade em determinados serviços. Mais do que uma ferramenta tecnológica, a carteira digital reforça a valorização da solidariedade e da cidadania.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, a carteira digital do doador de sangue é mais uma entrega que mostra como a transformação digital pode impactar diretamente a vida das pessoas. “Nosso objetivo é tornar os serviços públicos cada vez mais acessíveis, ágeis e modernos, valorizando o cidadão. Neste caso específico, além de facilitar o acesso aos direitos garantidos por lei, a ferramenta também incentiva e reconhece um gesto fundamental para salvar vidas: a doação de sangue. O Governo de Mato Grosso segue investindo em tecnologia para aproximar ainda mais o Estado da população, oferecendo serviços práticos, eficientes e que fazem diferença no dia a dia”, salienta o titular da pasta.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, a digitalização dos serviços para o Hemocentro é mais do que uma inovação tecnológica, é um exemplo concreto de como o Programa de Aceleração da Transformação Digital está transformando serviços públicos em experiências mais ágeis, humanas e seguras. “Ao trazer esse processo para o meio digital, garantimos eficiência na gestão da saúde, reduzimos burocracias e, principalmente, valorizamos o cidadão que doa sangue e salva vidas. Esse avanço simboliza o compromisso do Governo de MT em acelerar a transformação digital, colocando o Estado entre os mais inovadores do país e mostrando que tecnologia, quando bem aplicada, é ferramenta de cuidado e cidadania”, afirma Brandão.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros socorre duas vítimas após carro capotar na BR-163

Para o diretor do MT-Hemocentro, Fernando Modolo, o lançamento da Carteira Digital do Doador de Sangue representa um avanço significativo para o serviço prestado pelo MT-Hemocentro e por toda a Hemorrede de Mato Grosso. “A iniciativa demonstra o esforço contínuo do Governo do Estado e da SES em investir em tecnologia e eficiência no atendimento. Essa ação moderniza processos, desburocratiza o acesso às informações e reforça o compromisso do Estado com a valorização de quem pratica esse gesto tão essencial: a doação de sangue”, conclui o diretor do MT-Hemocentro.

Critérios para doação de sangue

Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ingerir bebidas alcóolicas no mínimo 12 horas antes da doação; pesar no mínimo 51 kg; apresentar documento original com foto; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de 18 anos devem apresentar termo de consentimento formal do representante legal. Por fim, só poderão doar sangue, desde que a primeira doação seja feita até os 60 anos.

Temporariamente não podem doar sangue quem estiver com diarreia; gripe ou resfriado; alergias e quem estiver grávida. Quem tem tatuagem, maquiagem definitiva e/ou micropigmentação deve aguardar 12 meses, se feitas em estabelecimentos adequados.

Faça o agendamento de sua doação, neste link.

Acesse o Portal de Serviços do Governo do Estado de Mato Grosso, neste link.
Baixe o aplicativo MT Cidadão versão Android e iOS

Veja Mais:  TCE de Mato Grosso é avaliado por comissão externa da Atricon com base no MMDC

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana