Mato Grosso
Segmento artístico e TRE abraçam luta contra à corrupção
“Nós precisamos despertar o interesse pela política e saber escolher e não cair nas armadilhas das promessas. Na disputa eleitoral, assim, como ocorre com a seleção brasileira, muitos querem confiar em apenas um único jogador (candidato) para resolver. O cidadão esquece que o futebol é coletivo e só se vence quando todos contribuem guardadas as devidas proporções. Nós, cidadãos, também estamos em campo e temos o dever legal e moral de buscar a vitória”, ressaltou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, durante o Grande Encontro: Cultura e Democracia, que reuniu representantes da classe artística de Mato Grosso e autoridades da Justiça Eleitoral.
O Encontro: Cultura e Democracia ocorreu nesta segunda-feira (13/08) no plenário do TRE. Na ocasião, artistas e autoridades da Justiça Eleitoral dialogaram sobre temas relevantes para o futuro do país, como políticas públicas, combate à corrupção, controle social e a participação popular na política. Evento semelhante já foi realizado com os representantes das entidades religiosas e ainda, este ano, será promovido com os indígenas e quilombolas.
“Somos todos Nação. Para que esse País avance todo cidadão de bem precisa fazer sua parte. Essa consciência precisa ser despertada e para tanto, a Justiça Eleitoral busca o apoio dos representantes de todos os segmentos sociais”, ressaltou Vidal.
O cantor e apresentou matogrossense, Pescuma fez a abertura do evento e conclamou os colegas de profissão a se unirem por um Brasil melhor para todos. “Eu já cantei neste plenário e naquela oportunidade me senti muito bem ao contribuir com a Justiça Eleitoral. Mas hoje, eu não vim cantar. Hoje o segmento artístico foi chamado aqui para conversar sobre um assunto muito sério. Precisamos falar sobre o Brasil. Precisamos nos envolver com os problemas sociais e políticos do nosso País. Precisamos debater a participação de todos na política. “
Presente no encontro, o diretor do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), Cristóvão Gonsalves da Silva parabenizou a Justiça Eleitoral pela iniciativa. “É necessário lutarmos ativamente pela transformação da mentalidade de um povo de um país, e nunca é tarde, este é o momento, esta é a hora da democracia, e uma consciência fértil. O artista tem sim essa sensibilidade, esse poder de transformar. Nós temos o poder de fazer diferente, de transformar. Estou aqui de pronto e que ‘’oxalá’’ nos ilumine e que de muito certo, e que vá para o Brasil afora e que nós possamos, sim, ser essa caixa de ressonância”.
Outra artista matogrossense a parabenizar o TRE foi a cantora Vera Capilé. “Esse evento vem para mostrar o quanto o TRE é sério, o quanto está valorizando o voto de cada um de nós”.
Poeta e membro da Academia Rondonopolitana de Letras, George Ribeiro aproveitou para parabenizar os jovens que marcaram presença no encontro. “Quero parabenizar os jovens que aqui estão, acabei de verificar na camiseta de um, que está dizendo: “eleitores do futuro”. Nós temos urgência que esses eleitores sejam de agora e que essa formação de opinião seja agora, e que os jovens possam desde já contribuir com esse Brasil. Participo ativamente da política desde 2016 e sou produtor cultural e sei que a inserção dos artistas na política é muito necessária”.

Mato Grosso
Hospital Metropolitano atende 58 homens com consultas urológicas neste sábado (2)

O Hospital Metropolitano, unidade mantida pelo Governo de Mato Grosso em Várzea Grande, realizou 58 consultas em urologia neste sábado (02.12). O mutirão possibilitou o atendimento de pacientes que aguardavam por uma consulta com especialista via Sistema de Regulação e de trabalhadores da própria unidade.
Além das consultas, também foram disponibilizados exames de análises clínicas e ultrassonografia.
Durante a ação, foi ministrada uma palestra sobre saúde do homem com o médico urologista Carlos Evaristo Metello.
“Os hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estão cada vez mais empenhados na realização de mutirões para suprir a necessidade da população que precisa dos atendimentos. O objetivo é atender cada vez mais as demandas e expectativas da população de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane Oliveira, os pacientes que tiverem indicação cirúrgica já serão regulados para realizarem o procedimento na própria unidade.
“Foram ofertadas e agendadas 105 consultas com urologista no Hospital Metropolitano, contudo, 58 pacientes compareceram à unidade neste sábado. Os pacientes que não compareceram serão reagendados para consultas durante o mês de dezembro. Estamos fazendo a nossa parte no âmbito da Saúde do Homem e ofertamos exames e até cirurgias, caso necessário”, avaliou a gestora.
Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, a ação é resultado do comprometimento e dedicação das equipes técnicas do hospital.
“A necessidade de se fazer uma abordagem com o público masculino é tão importante quanto qualquer outro evento do calendário de saúde. O Hospital Metropolitano tem o serviço de urologia e se planejou para ofertar esse serviço ambulatorial e diminuir a demanda da rede. Essa ação contribui para a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento das demandas reprimidas”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Mulheres ocuparam 82% das novas vagas de emprego geradas em MT em outubro, aponta Caged

Ao todo, foram contratadas 50.197 pessoas e demitidas 48.310, naquele mês, gerando saldo positivo de 1.887 vagas. Deste total, 1.561 foram ocupadas por mulheres e 326 por homens.
O perfil das mulheres contratadas é formado por jovens de até 24 anos, com ensino médio completo. Cerca de 73% das trabalhadoras foram contratadas para vendas no comércio e as demais para serviços administrativos.
“As contratações das mulheres se devem às vagas para as vendas de fim de ano. Muitas lojas abrem a oportunidade para pessoas sem experiência e, por isso, abre mais oportunidades para pessoas mais jovens. Mas, no acumulado do ano, Mato Grosso contratou mais homens do que mulheres. O que houve em outubro é uma questão sazonal”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
No acumulado de janeiro a outubro de 2023, foram geradas 57.497 novas vagas de emprego no Estado, sendo que 39.818 resultaram em contratações de homens e 17.679 em mulheres. Em 10 meses, o setor de Serviços (21.834) e agropecuária (10.811) foram os que mais empregaram pessoas.
Se comparar o saldo de empregos gerados em outubro deste ano em relação ao mesmo mês de 2022, houve um salto de 136% em novas vagas de trabalho, passando de 800 para 1.887. O setor de comércio foi o maior contratante, seguido por serviços (842) e a indústria (409).
Por outro lado, a agropecuária e a construção civil tiveram saldo negativo com fechamento de 305 e 139 vagas, respectivamente.
“Nos últimos meses do ano, experimentamos uma considerável queda nas contratações no setor do agronegócio. Essa tendência pode ser atribuída à sazonalidade agrícola, pois esse período coincide com o final do plantio da soja, resultando em menor atividade agrícola e, consequentemente, menos contratações temporárias. Além disso, a interligação com os ciclos econômicos desempenha um papel crucial, já que em momentos de desaceleração econômica, as empresas ajustam suas contratações para se adaptarem a uma demanda mais fraca por produtos agrícolas”, afirmou o coordenador do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), Vinicius Hideki.
Ele ponderou ainda que os eventos climáticos extremos, como a seca e as ondas de calor, podem impactar adversamente a produção agrícola, contribuindo para a redução da necessidade de mão de obra no setor durante esse período.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto com cães visa mais qualidade de vida a pacientes do Hospital Regional de Sorriso

No mês de novembro, ocorreu uma prévia da atividade com um grupo de pacientes do hospital; o projeto deve iniciar oficialmente no mês de dezembro.
Conforme a diretora do Hospital Regional, Ione Carvalho, os animais, guiados pelos bombeiros, realizarão visitas semanais durante seis meses.
“Nosso objetivo é a promoção do bem-estar do paciente, melhoria da qualidade do ambiente hospitalar por meio da presença dos cães, proporcionando alegria e descontração. A atividade fortalece ainda os vínculos solidários entre pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores”, explicou a diretora.
A terapia com cães proporciona ainda a manifestação de afeto; diminuição da ansiedade e do nível de estresse; normalização de batimentos cardíacos e melhoria dos níveis de pressão arterial; reforço no sistema imunológico; possibilidade do aumento da autoconfiança e resgate da autoestima; estímulo dos sentidos como tato, visão, olfato e audição, além da promoção das sensações de proteção e segurança.
Devem receber a Pet Terapia os pacientes com dificuldade de socialização e comunicação com a equipe assistencial; introvertidos, que verbalizam sentimento de solidão por estar longe da família e do ambiente doméstico; emocionalmente entristecidos, com medo, com dificuldade de expressar sentimentos, com sintomas de ansiedade; com dificuldade para confiar, aderir e cooperar com o tratamento; com comportamento de defesa ou com baixa autoestima e pacientes em longa internação.
“A equipe multiprofissional da unidade hospitalar identificará os casos prioritários para receber a interação e comunicará aos oficiais para que tragam os cães para visita junto aos pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores”, pontuou Ione.
Expirado o prazo do projeto, que é de seis meses, a unidade de saúde vai avaliar os resultados obtidos e analisar a continuidade da ação. “A expectativa é de atender cerca de 200 pessoas por mês nesse período e alcançar resultados visíveis no quadro clínico de cada um deles”, afirmou a gestora.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes26/11/2023 - 20:46
Palmeiras busca empate com um a menos contra o Fortaleza e segue líder do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 21:16
São Paulo empata sem gols com o Cuiabá pelo Brasileirão
-
Nacional27/11/2023 - 18:45
Comissão aprova prazo de um ano para bens de informática atenderem a requisitos ambientais e de eficiência energética
-
Esportes26/11/2023 - 21:16
Flamengo vence o América-MG e assume à vice liderança do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 19:46
Atlético-MG vence o Grêmio e embola disputa pelo título do Brasileirão
-
Esportes26/11/2023 - 19:46
Santos arranca empate no fim e mantém Botafogo atrás do Palmeiras no Brasileirão
-
Política MT27/11/2023 - 16:29
Novo partido de direita declara apoio a pré-candidatura de Thiago Silva a prefeito
-
Rondonópolis27/11/2023 - 12:15
Novo Centro Comercial do Sanear começa a funcionar