Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sejus e parceiros já qualificaram 1.622 reeducandos de MT em cursos profissionalizantes em 2025

Publicado

A qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade é fundamental no processo de ressocialização promovido pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Entre janeiro e setembro deste ano, 1.622 homens e mulheres passaram por cursos de qualificação nas unidades prisionais do Estado.

Os cursos foram ministrados por parceiros, como o Senai, o Senac-MT e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e contaram com o incentivo do programa SER Família Capacita, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), reforçando a articulação entre o governo e instituições de ensino profissionalizante para dar oportunidades de reinserção social também às pessoas privadas de liberdade.

Essa iniciativa, direcionada aos reeducandos do regime fechado, tem foco em fornecer habilidades para a reinserção produtiva na sociedade, oferecendo novas perspectivas de vida e reduzindo a reincidência criminal. A qualificação profissional, ao promover o trabalho digno e a formação, é considerada uma peça-chave para a transformação social dos indivíduos custodiados.

“Os dados demonstram o compromisso do Estado em ofertar oportunidades para que homens e mulheres que hoje estão cumprindo suas penas possam desenvolver novas habilidades e buscar uma oportunidade quando saírem da prisão. E isso só foi possível graças à parceria robusta com instituições de excelência e ao incentivo de programas como o SER Família Capacita”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.

Um dos exemplos da qualificação profissional empregada em atividades laborais dentro do Sistema Prisional está na padaria-escola da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, onde o grupo de presos que trabalha no local participa, continuamente, de cursos profissionalizantes, desde a produção de pães de diversos tipos até a confecção de bolos e doces e técnicas de confeitaria. Promovidos pelo Senac-MT, os cursos ensinam a produção e também noções de empreendedorismo.

Veja Mais:  Mais de 100 veículos são abordados em ação integrada pré-Carnaval na MT-215

A pedagoga da penitenciária, Creuza Rosa Ribeiro, explica que a padaria é um espaço não apenas de produção de alimentos, mas de conhecimento que é multiplicado entre os reeducandos. “Todos os trabalhadores já passaram por diversos cursos de qualificação, como panificação, confeitaria, produção de panetones, doces e, o mais recente, foi de bolos e tortas gourmet. É um espaço onde a mágica acontece, e o nosso pão de cada dia é a obra principal desse grupo”, ressalta a professora.

Na padaria-escola, são produzidos também os lanches para os reeducandos que estudam na unidade e do projeto Agente Mirim, além de atender à demanda dos parceiros da unidade prisional.

Entre o número geral de reeducandos que passaram por qualificações neste ano, 534 são mulheres. Os cursos profissionalizantes vão de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, eletricista, construção de alvenaria, pintura predial, assentador de cerâmica, avicultura de corte, instalação de ar-condicionado, corte e costura a qualificações na área de alimentação, como panificação, confeitaria, hamburgueria artesanal, hidroponia, olericultura e beneficiamento de pescado.

Na unidade feminina de Nortelândia, os cursos de artesanato, pintura em tela, confeitaria e cozinha industrial transformaram a realidade de um grupo de reeducandas. Hoje, as técnicas estão mais aprimoradas, e a direção da unidade prisional investe em qualificação e, com o auxílio de parceiros, adquire materiais para que as mulheres possam, cada vez mais, investir na confecção de telas e objetos decorativos e também na produção de bolos e doces que chamam a atenção de quem conhece o trabalho primoroso.

Veja Mais:  "Corpo de Bombeiros foi fundamental para combater incêndios no Pantanal", afirma prefeito de Poconé

“Ao qualificar as pessoas privadas de liberdade, estamos devolvendo a chance de adquirir uma nova profissão e a oportunidade real de romper com o ciclo da criminalidade. A qualificação transforma o tempo de pena em tempo de aprendizado, garantindo que elas saiam da unidade prisional não apenas com a liberdade, mas com uma ferramenta de trabalho para construir um futuro honesto”, afirmou a secretária-adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Brito.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Academia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta

Publicado

A Academia Mato-grossense de Letras vai se transformar em um palco de celebração da ancestralidade, arte e literatura negras na edição de novembro do projeto Casa Aberta, que ocorre nesta quinta-feira (13.11), das 18h às 21h30. Com entrada gratuita, a iniciativa, realizada mensalmente, é viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Nesta edição o tema é “A Voz da Pele”, inspirada no Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. A variada programação inclui a exposição “Grandes Heroínas Negras”, bate-papo com a escritora e poeta Luciene Carvalho, pocket show “Sankofa” de André D’Lucca, Rota da Ancestralidade na Casa Barão, entre outras atividades.

O bate-papo com Luciene Carvalho será realizado às 18h15. A escritora e poeta negra, que está em seu segundo mandato como presidente da AML, é autora de 15 livros. Ela se projetou também como a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil.

A literatura de Luciene Carvalho já conquistou visibilidade nacional e internacional, sendo também referência para o ensino universitário em Mato Grosso. Em sua produção prevalece um engajamento espontâneo com forte pegada social em defesa das literaturas e culturas da população negra. Ao longo desta edição do Casa Aberta, Luciene vai distribuir edições digitais do seu livro “Na Pele”.

Em seguida, o ator, dramaturgo, diretor e cenógrafo André D’Lucca apresenta o pocket show “Sankofa”. Baseado em um dos seus espetáculos mais recentes, a peça promove um resgate ancestral e letramento racial.

Veja Mais:  "Corpo de Bombeiros foi fundamental para combater incêndios no Pantanal", afirma prefeito de Poconé

A atividade seguinte é a “Rota da Ancestralidade na Casa Barão”, conduzida por Cristóvão Luiz, militante da cultura negra em Mato Grosso. Na AML, Cristóvão vai atuar como um ‘Griô’, expressão da África Ocidental, que identifica um mestre e guardião da memória e da tradição oral.

Haverá ainda a exibição do curta-metragem “Como ser racista em 10 passos”, concebido e dirigido por Isabela Ferreira. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo estrutural, por atitudes que vão além do verbalmente dito.

Do início a final do evento, no pátio externo, o público terá oportunidade de exercitar a escrita, redigindo mensagens e pequenos poemas na instalação artística ‘Sopa de Letrinhas’.

Já no salão social, acontece a exposição “Grandes Heroínas Negras”, que destaca a história de importantes mulheres negras, como a líder quilombola Tereza de Benguela, e as escritoras Carolina Maria de Jesus e Luciene Carvalho, entre outras. A mostra é uma iniciativa do Coletivo Negro Universitário (CNU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao final do evento, além de música com DJ, o microfone é aberto para participação do público. O evento é realizado na Academia Mato-grossense de Letras, localizada na Casa Barão, na rua Barão de Melgaço, bairro Centro Norte, em Cuiabá.

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar prende dupla e apreende pistola e munições em Conquista d’Oeste

Publicado

Policiais militares da cidade de Conquista d’Oeste prenderam dois homens, de 28 e 24 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, no final da manhã desta quarta-feira (12.11). Com a dupla, a PM apreendeu uma pistola e 24 munições.

Por volta de 10h45, a equipe policial da cidade estava em rondas pela cidade, nas proximidades de um campo de futebol, e encontrou os dois suspeitos em uma motocicleta. Os policiais flagraram o homem na garupa da moto sem capacete. O homem carregava duas bolsas camufladas.

Diante da infração de trânsito, os militares fizeram abordagem a dupla. Em contato com os homens, os policiais notaram que eles apresentavam bastante nervosismo.

Na revista aos suspeitos, a PM encontrou uma pistola municiada e carregada com 18 munições, além de outras seis em seu bolso. Também foram encontrados um relógio, celulares e uma máscara balaclava.

Os suspeitos não se pronunciaram sobre a procedência da arma e nem apresentaram documentação de porte do objeto.

Eles receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados para a delegacia de Pontes e Lacerda para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto "Prevenção Começa na Escola" será retomado em outubro
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza palestra educativa na APAE sobre prevenção e segurança

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta quarta-feira (12.11) uma palestra educativa nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Campo Verde (139 km de Cuiabá).

O evento teve como objetivo apresentar aos alunos, professores e colaboradores da instituição as principais atribuições e responsabilidades do Bombeiro Militar, destacando a importância da prevenção de acidentes e o papel social da corporação junto à comunidade.

Durante a palestra, foram abordadas as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, como o combate a incêndios, salvamento em diferentes tipos de ocorrências, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. Também foram apresentados alguns instrumentos utilizados nas operações, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de salvamento.

A atividade foi realizada de maneira acessível e adaptada ao público atendido pela APAE, utilizando linguagem simples e exemplos práticos para facilitar a compreensão. Além da parte expositiva, houve momentos de interação, nos quais os alunos puderam fazer perguntas, participar de demonstrações e conhecer uma viatura operacional.

O soldado BM Guilherme Nunes da Cruz, responsável por ministrar a palestra, destacou que a iniciativa teve o propósito de aproximar as crianças e jovens da instituição do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares.

“A ação teve como finalidade promover a conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes de maneira acessível e inclusiva, além de apresentar, de forma breve e interativa, as principais atribuições da profissão”, afirmou o militar.

Veja Mais:  "Corpo de Bombeiros foi fundamental para combater incêndios no Pantanal", afirma prefeito de Poconé

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana