Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sema capacita servidores de Cuiabá e Várzea Grande para licenciamento e fiscalização de postos de combustíveis

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o 3º Workshop de Capacitação das Ações de Licenciamento e Fiscalização de Postos de Combustíveis, destinado aos servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Cuiabá e Várzea Grande.

O objetivo principal foi habilitar os técnicos municipais, que recentemente passaram a cumprir também essa função, para que estejam aptos a analisar processos de licenciamento ambiental e fiscalizar as atividades de postos de combustíveis nos dois municípios. O treinamento possibilita mudanças positivas para a Sema, ao descentralizar demandas antes atribuídas exclusivamente ao órgão ambiental.

A capacitação, promovida pela Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (SGDD) e pela Superintendência de Indústria, Mineração, Infraestrutura e Serviços (SUIMIS) da Sema, teve carga horária de 23h. Além das palestras expositivas ministradas, o curso contou também com uma aula prática de campo, proporcionando uma formação completa e voltada à realidade do setor.

De acordo com o superintendente da Suimis, Valmi Lima, “essa capacitação para os servidores municipais é uma forma de deixá-los prontos e preparados para atender a sociedade da melhor forma possível. Ao saírem daqui eles estarão sem dúvida capacitados sobre como proceder”.

A responsabilidade pelo licenciamento de 35 atividades exclusivas do Estado foi transferida em junho para o município de Cuiabá. A capital mato-grossense foi a terceira a receber esta delegação, após Várzea Grande e Sorriso.

Veja Mais:  Pregão do Detran-MT é suspenso com indícios de sobrepreço potencial de R$9 milhões

Para a engenheira ambiental Bruna Gonçalves Aquino, servidora municipal de Cuiabá, a capacitação possibilita uma melhoria na prestação de serviços da prefeitura para a população.

“A expectativa do município de Cuiabá com o recebimento da atividade de postos de combustível é poder atender melhor a população local, mantendo o nível de critério técnico. Nós achamos interessante essa ponte que as capacitações proporcionam, porque queremos poder contribuir com o trabalho que a Sema já faz de licenciamento, de preservação e de conservação ambiental”.

Aula Prática

Nesta sexta-feira, a capacitação foi encerrada com uma aula de campo realizada em um posto de combustível no município de Cuiabá. A prática envolveu demonstração de limpeza dos postos e recolhimento de resíduos.

“Posto de gasolina é uma atividade de alto impacto, alta poluição e tem que seguir normas rigorosas, então toda parte teórica e prática tem que ser unida para um atendimento maior de tudo que foi passado. Hoje foi de extrema importância, bem legal ver como se faz a gestão ambiental dentro do posto de gasolina, ficamos muito felizes com os resultados e com certeza teremos outros. Vamos continuar fazendo nossa obrigação que é passar conhecimento”, avaliou a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Farias Ferreira.

A demonstração das atividades foi feita pela empresa Eco Supply, que usou caminhões para explicar a prática. Mariana Cunha, coordenadora de Operações da Empresa, destacou que esta conscientização é importante, de como o descarte deve ser feito com segurança e considerou a participação em parceria com a Sema como gratificante.

Veja Mais:  Autocuidado: como ele pode ajudar a prevenir doenças ao manter em equilíbrio a saúde do corpo e da mente

“É um ciclo, fazemos a coleta e a separação desse material, que acaba virando um material de coprocessamento de blindagem, auxiliando tanto o meio ambiente como a sociedade com geração de emprego. Foi muito legal fazer parte deste curso, explicar melhor esse trabalho de como fazer a coleta, a separação deste material”, disse.

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Felipe Vieira Dias, a expectativa do município é manter o padrão técnico já executado pela Sema.

“Esperamos conseguir cumprir a legislação ambiental, manter a mesma qualidade de análise e a mesma competência que a Sema mantém. Afinal de contas, essas novas atividades são licenciadas pela Sema, são como uma extensão da secretaria”, pondera o subsecretário.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

CONFEF decreta intervenção administrativa no CREF17/MT e afasta conselheiros por 120 dias em MT

Publicado

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) decretou intervenção administrativa no CREF17/MT devido à insuficiência no número de conselheiros necessários para garantir o funcionamento administrativo e deliberativo previsto no regimento interno da entidade.

A medida resultou no afastamento dos 13 conselheiros titulares de suas funções, incluindo cargos de diretoria e participação em câmaras técnicas, a partir do dia 8 de maio de 2026, pelo período inicial de 120 dias.

Segundo o CONFEF, a intervenção tem como principal objetivo restabelecer a regularidade institucional do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso, assegurar a continuidade dos serviços de fiscalização profissional no estado e viabilizar a convocação de novas eleições para recomposição do plenário.

Ainda conforme informado, os atendimentos e atividades essenciais do conselho continuarão sendo realizados normalmente durante o período de intervenção.

A decisão foi oficializada por meio da Resolução CONFEF nº 618/2026.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prova do processo seletivo para bombeiros temporários em MT ocorre neste domingo (19)
Continue lendo

Mato Grosso

Promoção “Kitubaína Hits” de copo exclusivo com caixa de som integrada chega à reta final

Publicado

A campanha é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado

Com a proximidade da copa do mundo de futebol em junho, e a chance de mais uma vez torcermos pelo hepta da seleção brasileira, a refrigerantes Kitubaína lançou em todo o estado de Mato Grosso a promoção “Kitubaína Hits”. Que une, o sabor tradicional da bebida à paixão pela música e pelo futebol, a promoção oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir um item colecionável e tecnológico, um copo personalizado, nas cores verde, amarela e branca, com caixa de som integrada.

A ação foi pensada para celebrar a vibração única de uma Copa do Mundo e o espírito de celebração coletiva. Para participar da promoção é muito simples e acessível a todos os fãs da marca em todo o estado de Mato Grosso. Basta juntar cinco tampinhas identificadas com a inscrição “HITS”, mais o valor de R$ 29,90 e fazer a troca em um dos postos autorizados pelo copo exclusivo com caixa de som.

Mas não perca tempo, a campanha entra agora em sua reta final. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 27 mil unidades do brinde. A promoção é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado (lista no site www.marajarefrigerantes.com.br ). As trocas serão realizadas enquanto durarem os estoques.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prova do processo seletivo para bombeiros temporários em MT ocorre neste domingo (19)
Continue lendo

Mato Grosso

Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja

Publicado

O avanço do caruru (Amaranthus spp.) nas lavouras de soja tem se tornado um dos maiores desafios fitossanitários para os produtores em todas as regiões do país. No 26º Encontro Técnico de Soja, o assunto será um dos destaques no evento promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), ocorre entre os dias 12 a 14 de maio, em Cuiabá.

O pesquisador da área de Matologia da Fundação MT, Vicente Pontes, que abordará a temática “Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja”, destacou alguns tópicos de sua palestra no painel 6, juntamente com o pesquisador Dr. Lucas Barcellos. “Aplicar o herbicida de forma inadequada pode fortalecer o caruru. Neste contexto, um manejo mal planejado pode fortalecer a planta daninha.  E quando o caruru aparece na lavoura, é um sinal de alerta para o produtor. Aplicar o herbicida sem uma estratégia de manejo só aumenta a interferência do caruru e a solução está no manejo correto. Vamos discutir o manejo de caruru em função de biotecnologias no Encontro Técnico de Soja”, explicou.

Em especial para os agricultores de Mato Grosso, o gerente de pesquisas, serviços e operações da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira, explica que será uma oportunidade única para adquirirem mais conhecimento sobre o manejo correto do caruru em suas lavouras. “Sem dúvidas será um painel de destaque no encontro, com informações e dados ligados ao controle de caruru que é uma planta daninha que tem causado muitos problemas principalmente na região oeste do Mato Grosso, pois é de difícil controle e tem se expandido assustadoramente. Nós temos um projeto em Sapezal, na Fazenda Tucunaré, um projeto em parceria com a Amaggi, Grupo Locks e várias outras Empresas parceiras, onde nós testamos várias biotecnologias com controle químico e esse é um dos projetos que apresentaremos aos participantes neste evento”, finalizou.

Veja Mais:  BR-163/MT está entre as 5 rodovias com melhor desempenho ambiental do Brasil

Durante os intervalos dos painéis, todos os participantes poderão interagir e compartilhar experiências. O evento ocorrerá no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, no período de 12 a 14 de maio. As inscrições para o evento ainda estão abertas é e podem ser feitas pelo www.fundacaomt.com.br.

 

FMT – A Fundação MT é uma instituição privada sem fins lucrativos, referência nacional em pesquisa e difusão de tecnologias para o agronegócio. Com foco em culturas como soja, milho e algodão, atua no desenvolvimento de soluções que aumentam a produtividade e a sustentabilidade no campo, promovendo a integração entre pesquisa científica e aplicação prática junto aos produtores rurais. Conta ainda com cinco estações de pesquisa distribuídas estrategicamente pelo estado de Mato Grosso, ampliando sua capacidade de geração e validação de tecnologias em diferentes condições de cultivo. Entre seus pilares institucionais, destaca-se a imparcialidade, garantindo credibilidade e isenção na geração e disseminação de informações técnicas.

Programação:

12 de maio

Abertura Fundação MT

Painel 1: Painel de Abertura – Jeferson Souza (Agrinvest), Rafaela Debiase (Comunicadora Agro) e André Debastiani (Agroconsult).

Coquetel de Abertura

13 de maio        

Painel 2: Retrospectiva da Safra 2025/2026     

Abertura do painel: Me. Daniela Dalla Costa – Fundação MT

Relato Safra 25-26: de produtor para produtor – Leandro Zancanaro – Origens Parcerias Agrícolas;

Região Médio Norte – Reinaldo Carrara (Grupo Bavaresco);

Região Vale do Araguaia – José Ricardo Mariano Ferreira (Fértil Consultoria);

Região Oeste – Fernando Vriesman (Grupo Crestani);

Região Sul – Rodolfo Costa (Costaquino Agropecuária);

Veja Mais:  Prova do processo seletivo para bombeiros temporários em MT ocorre neste domingo (19)

História, desafio e pesquisa: Quando o problema impulsionou a ciência  Dra. Juliana Nunes.

Coffee Break    

Ambiente, fenótipo e produtividade da soja: o que os resultados da Fundação MT revelam.

Me. Daniela Dalla Costa – Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT.

Debate Moderador: Leandro Zancanaro – Origens Parcerias Agrícolas / Daniela Dalla Costa.

Almoço

 

Painel 3: Doenças da Soja: O que está mudando no campo e como reagir

360° da Fitossanidade – Dra. Mônica Müller;

Cercospora e Mancha-Alvo: Dinâmica das Doenças no Sistema – Dr. Nedio Tormen – Verde Agro;

Cercospora e Mancha-Alvo: Resultados de controle Fundação MT – Me. Victor Porto;

Abertura de Vagens e Podridão de Grãos: Existe Relação ou São Problemas Distintos?     Me. Victor Porto e Dra. Mônica Müller.

Coffee Break    

Manejo Genético, Químico e Biológico: Critérios para Uso Estratégico – Debate   Moderadora: Dra. Mônica Müller

Painel 4: Explorando o futuro: Deep Techs, AI Economy e inovação radical: Desafios e oportunidades para o agro

Palestra Magna Professor Gil Giardelli

Coquetel

Fim das atividades do dia

14 de maio

Abertura

Painel 5: Solos: Construindo Ambientes de Alta Performance

Manejo da qualidade física do solo em sistemas de produção de soja – Dr. Guilherme Anghinoni – Consultor e Fundador da Solo & Raiz;

Estratégias de plantio: Demonstração dos resultados de pesquisa – Me. Bruno Gherardi – Agrônomo de Soja, Milho e Algodão – América Latina – John Deere.

Manejo do Ambiente de Produção – Dr. Kassiano Rocha – Gerente Planejamento Agrícola – Grupo GGF;

Debate Moderador: Guilherme Dr. Guilherme Anghinoni.

Coffee Break    

Painel 6: Resistência e Manejo Estratégico do Caruru: Abordagem técnica para enfrentar o cenário atual na soja          

Aspectos da resistência de plantas daninhas.

Veja Mais:  Problemas no edital levam à suspensão de pregão presencial em Rondonópolis

Prof. Dr. Ricardo Alcântara de La Cruz  – Universidade Federal de Viçosa.

Perspectivas do caruru no estado do Mato Grosso: Passado, presente e futuro.

Prof. Dr. Anderson Cavenaghi – Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja.

Me. Vicente Pontes – Pesquisador de Matologia na Fundação MT e pesquisador Dr. Lucas Barcellos,

Debate Moderador: Dr. Lucas Barcellos – Pesquisador de Matologia na Fundação MT e Me. Vicente Pontes – Pesquisador de Matologia na Fundação MT.

Almoço

Painel 7: Dinâmica de Mosca Branca e Coleópteros na safra 25-26

Experiência do consultor na ocorrência de pragas.

Juliano Dellamea – Insolo Consultoria Agronômica e David Vallendorf – Origens Parcerias Agrícolas.

Importância da Mosca-Branca no Sistema Soja: Lições Aprendidas e Estratégias de Controle Eliane Quintela – Embrapa arroz e feijão.

Resultados no controle de Mosca-Branca.

Dr. Carlos Bezerra – Pesquisador de Entomologia na Fundação MT.

Ecossistema de pragas mastigadoras no MT.

Dr. Carlos Bezerra – Pesquisador de Entomologia na Fundação MT

Debate Moderador: Dr. Carlos Bezerra.

Painel 8: Cenário de Nematoides Safra 2025/2026

Efeitos dos produtos químicos, biológicos e da resistência genética da soja sobre a planta e a população de fitonematoides.

Dra. Andressa Machado – Pesquisadora e Responsável Técnica na Agronema -Análise, Consultoria e Experimentação Nematológica.

Resultados analíticos que auxiliam o manejo de fitonematoides nas propriedades.

Dra. Tânia Santos – Pesquisadora em Nematologia na Fundação MT.

Cisto, galhas e lesões: Desafios atuais e soluções práticas no manejo dos nematoides no campo.

Dra. Rosângela Silva.

Debate

Fechamento do evento

Coquetel de Encerramento.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana