Mato Grosso
Sema-MT capacita mais de 500 engenheiros florestais e responde dúvidas sobre o novo Sisflora 2.0
O evento foi voltado para os engenheiros florestais, que são os principais responsáveis pelos empreendimentos florestais de Mato Grosso e utilizarão o sistema diariamente para o controle da madeira legal.
Durante a reunião, representantes da Sema e da Tecnomapas, empresa que desenvolveu as mudanças no sistema, apresentaram as melhorias que estão sendo implantadas, a situação atual de implantação e migração de dados, e a importância da participação e recadastramento dos engenheiros florestais para o acesso ao novo sistema.
Segundo a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian Ferreira, a instituição ainda está na etapa de renovação dos cadastros e haverá a necessidade de outros treinamentos e bastante diálogo com o setor florestal, até que o Sisflora 2.0 esteja totalmente implantado e operando.
“A ideia é conversar sobre as principais dúvidas que os responsáveis técnicos e operadores têm tido, e auxiliar nesse processo de transição. O sistema trará muitas melhorias para o controle do órgão ambiental, e também para o setor, que passa a ter garantia de que o seu produto é legal”, explica.
Atualmente existem cerca de quatro mil inscrições que devem fazer o recadastramento para a nova versão do sistema. Conforme a coordenadora coordenadora de Crédito e Recursos Florestais, Tatiana Arruda, a recomendação principal é que os responsáveis técnicos utilizem corretamente os Termos de Referência para o recadastramento.
Os documentos para o recadastramento estão disponíveis no site da Sema-MT, clicando AQUI. As duas edições da capacitação sobre o Sisflora estão disponíveis no canal do YouTube (www.youtube.com.br/@SemaMatoGrosso).
Novo Sisflora 2.0
A Sema-MT implantou o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) 2.0, que possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso, e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade, e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
O Sisflora é um sistema estadual que tem como objetivo o monitoramento e controle da comercialização e o transporte de produtos florestais em Mato Grosso.
(Com supervisão de Lorena Bruschi)
Fonte: GOV MT
Mato Grosso
CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Foto- Assessoria
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).
“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.
Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.
“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.
O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.
Mato Grosso
Circuito do Varejo promove capacitação sobre atendimento e vendas digitais em Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Colíder e Água Boa

-
Rondonópolis10/06/2026 - 13:30Vereador Adonias Fernandes propõe concessão do Título de Cidadã Rondonopolitana a Secretária Rane Curto Nascimento Ferreira
-
Saúde08/06/2026 - 12:32Copa do Mundo: Combinação de estresse emocional e excessos acende alerta para a saúde cardiovascular e mental
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:06Prefeito sanciona lei que inclui prevenção à violência contra a mulher na rede municipal de ensino
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:08Torcedor poderá ganhar uma moto zero km e brindes nos jogos da Copa do Mundo
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:42Rondonópolis|Prefeitura reativa linha 112 Buriti via Goiânia e amplia acesso da população ao transporte coletivo
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:16Saúde de Rondonópolis recebe reforço de R$ 14,9 milhões por meio de emendas parlamentares
-
Rondonópolis09/06/2026 - 12:36Prefeitura destina R$ 100 mil para campanha “Nós Amamos Rondonópolis” por meio de parcerias com ACIR e CDL
-
Política MT09/06/2026 - 17:19Zé Medeiros quer proibir multas ambientais automáticas baseadas apenas em imagens de satélite







