Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Seplag inaugura Espaço de Eventos e Laboratório de Inovação no seu Complexo Administrativo

Publicado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) entregou nesta terça-feira (3.2) mais uma parte de um amplo pacote de intervenções estruturais em seu complexo administrativo, priorizando a modernização das instalações e a total adequação dos edifícios às normas vigentes de acessibilidade. Desta vez, os dois novos locais inaugurados são o Espaço de Eventos da Seplag e o Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas do Estado (LabSin).

Para o governador de Mato Grosso Mauro Mendes, que participou da cerimônia, a inauguração do Espaço de Eventos da Seplag e do LabSin simboliza mais uma etapa na modernização da gestão pública estadual. Segundo ele, a entrega dos novos ambientes é resultado direto do processo de reorganização fiscal e administrativa iniciado em 2019.

“O ajuste fiscal para restabelecer o equilíbrio das contas públicas permitiu não apenas reorganizar as finanças, mas também construir, retomar e concluir obras estruturantes em todas as regiões do Estado. A solidez fiscal alcançada por Mato Grosso, hoje reconhecida nacionalmente, é o que viabiliza investimentos contínuos e estratégicos. Além disso, a melhoria dos ambientes de trabalho nas secretarias e entidades estaduais também faz parte dessa política de modernização, por que acreditamos que estruturas adequadas impactam diretamente na eficiência do serviço público. Esses novos espaços da Seplag foram concebidos para estimular a inovação, a integração entre equipes e o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à melhoria da gestão pública”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

Veja Mais:  Ministro Augusto Nardes aponta que governança está ligada à estratégia e não a "jeitinho brasileiro"

Segundo o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o objetivo central dessas melhorias é adequar os ambientes de trabalho para oferecer mais bem-estar aos colaboradores, bem como consolidar esses espaços como locais estratégicos para atender as necessidades da administração pública.

“O Espaço de Eventos e o LabSin representam um avanço importante na melhoria das condições de trabalho e na modernização da gestão pública. Estamos investindo em ambientes mais acessíveis, funcionais e preparados para estimular a inovação, a colaboração entre as equipes e o desenvolvimento de soluções que tragam mais eficiência para o serviço público e melhores resultados para a população”, afirmou o secretário da Seplag.

Dentro dessa estratégia de renovação, o Espaço de Eventos foi projetado com uma área total de 857,54 m², abrigando um auditório moderno e um espaço de entrada receptivo. Com uma arquitetura versátil e reversível, o local terá capacidade para acomodar até 480 pessoas, consolidando-se como o cenário ideal para a realização de capacitações, seminários e reuniões corporativas. A obra se destaca pela aplicação de materiais e técnicas de engenharia que unem estética contemporânea e funcionalidade tecnológica, garantindo que a infraestrutura suporte com excelência as exigências de eventos oficiais.

A gestão também investiu na entrega do LabSin, um ambiente de 190 m² concebido sob conceitos dinâmicos e inovadores. Este espaço funcionará como um núcleo de experimentação e criatividade, voltado ao desenvolvimento de novos processos e serviços que otimizem a gestão governamental. O projeto arquitetônico do LabSin acompanha as tendências mais ousadas do mercado, criando um ecossistema favorável ao pensamento disruptivo e à busca por soluções eficazes para o setor público.

Veja Mais:  Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes virtuais em municípios de MT


Mais do que uma estrutura física, o laboratório assume a missão de fomentar o intraempreendedorismo e a cultura de inovação entre os servidores, focando na geração de valor público e na entrega de serviços de alta qualidade à população. Por meio da cocriação, do trabalho em rede e da proatividade, o LabSin pode ser considerado como a “casa da inovação” do Governo de Mato Grosso, mantendo suas portas abertas para que todo o quadro de funcionários estaduais possa colaborar na construção de uma administração mais moderna e eficiente.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, dos secretários de Estado Allan Kardec (Seciteci), César Roveri (Sesp), Laice Souza (Secom), Klebson Gomes (Setasc), do presidente da MTI Cleberson Gomes, da delegada-geral da Polícia Civil Daniela Maidel, do deputado estadual Ondanir Bortolini e dos promotores de Justiça do MPMT Milton Mattos e Marcelo Caetano Vacchiano.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Prefeituras e associações comerciais podem firmar parcerias com a Desenvolve MT e levar crédito para impulsionar economia local

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  MPMT inicia projeto-piloto de Gestão de Pessoas por Competências

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes virtuais em municípios de MT

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Quatro são detidos em Sapezal por tráfico de drogas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana