Mato Grosso
Sine Estadual disponibiliza mais de 2,1 mil vagas de trabalho nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulgou 2.157 vagas de trabalho disponíveis para esta semana em Mato Grosso.
As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e estão distribuídas entre os 36 postos de atendimento do Sine, instalados em 32 municípios de Mato Grosso.
Em Cuiabá e Várzea Grande, são 301 empregos disponíveis em funções como auxiliar de linha de produção (108), auxiliar de logística (19), ajudante de obras (16), pintor de obras (15), servente de obras (11), empacotador à mão (8), garçom (8), ajudante de padeiro (5), carpinteiro (5), desossador (5), magarefe (5), motorista de caminhão (5), pedreiro (5), dentre outras.
Há também, a disponibilidade de nove oportunidades de trabalho exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD). As funções são auxiliar de limpeza (2), assistente administrativo (1), atendente de lojas (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar contábil (1), auxiliar de estoque (1), técnico de contabilidade (1) e vendedor interno (1).
No município de Barra do Garças, estão disponíveis 186 vagas de trabalho, nas funções de servente de obras (50), pedreiro (30), desossador (18), magarefe (17), encarregado de expedição (9), operador de produção (8), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (7), encanador (5), retalhador de carne (5), atendente de lojas (4), lombador em matadouro (4), cozinheiro geral (3), operador de caixa (3), operador de máquinas fixas em geral (3), repositor de mercadorias (3), afiador de facas (2), confeiteiro (2), mecânico (2), agente de vendas de serviços (1), caixa de loja (1), captador de recursos (1), cuidador de idosos (1), eletricista (1), empregado doméstico nos serviços gerais (1), fiscal de caixa (1), mecânico de veículos (1), motorista de caminhão (1), representante comercial autônomo (1) e serrador de parte traseira (1).
Em Juara, são 135 vagas disponíveis, nas ocupações de auxiliar de linha de produção (100), servente de obras (15), embalador à mão (10), assistente administrativo (2), babá (1), caseiro (1), cozinheiro geral (1), eletrônico de manutenção (1), empregado doméstico nos serviços gerais (1), monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo (1) soldador (1) e vigilante patrimonial (1).
A lista detalhada e completa das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.
Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.
Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 17h30.
Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
CGE lança novo formulário de denúncias no Fale Cidadão

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, disponibilizou um novo formulário de denúncias na plataforma Fale Cidadão. A atualização tem como objetivo tornar as manifestações mais completas e adequadas, facilitando a correta análise e encaminhamento das denúncias.
Desenvolvido em parceria com a Corregedoria-Geral da CGE, o novo formulário apresenta campos mais detalhados, como data do fato, identificação dos envolvidos, existência de testemunhas, além de solicitação de documentos ou evidências que comprovem a denúncia. Essas informações são fundamentais para assegurar maior eficiência na apuração dos casos.
A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral em substituição, Aline Landini, destaca que a mudança busca auxiliar o cidadão a registrar sua manifestação de forma clara e eficaz.
“Queremos orientar o cidadão desde o início sobre as informações essenciais para uma denúncia adequada. Um formulário mais completo evita relatos vagos ou sem elementos mínimos para investigação, o que permite à equipe técnica analisar as manifestações de forma mais eficiente, priorizando casos com indícios concretos de irregularidades. Isso fortalece o combate à corrupção e garante que os recursos públicos de apuração sejam utilizados de forma responsável”, destacou.
Outra inovação é a explicação dos tipos de denúncia diretamente no formulário. Ao selecionar, por exemplo, “assédio sexual”, o sistema exibe a definição legal correspondente: “ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. Essa funcionalidade ajuda o cidadão a compreender melhor a situação relatada e a preencher corretamente os campos do formulário.
Vale ressaltar que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sigilosa ou identificada, com garantia de confidencialidade em todas as manifestações.
O novo formulário já está disponível no site oficial da CGE, no canal Fale Cidadão. A iniciativa integra os esforços do Governo de Mato Grosso para promover uma gestão pública mais transparente, ética e comprometida com o interesse coletivo.
Para registrar uma denúncia ou saber mais, acesse Fale Cidadão.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Detran leva informações de forma lúdica para crianças de unidade escolar em Cuiabá

Em continuação às ações da campanha nacional Maio Amarelo, a equipe da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran esteve, nesta sexta-feira (23.5), no Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos, em Cuiabá, levando orientações de segurança no trânsito para crianças da unidade.
Cerca de 60 crianças das turmas do Jardim 1 e 2 assistiram atentas a palestra conduzida pela servidora Zoraide Urcino que, de forma lúdica, levou até elas informações sobre a importância da travessia pela faixa de pedestre, de usar os dispositivos de segurança no transporte em veículos, como a cadeirinha e o cinto de segurança. As crianças também aprenderam sobre as cores do semáforo e seus significados para o trânsito, com muita música e animação.
A diretora da unidade, Rosenalva Silva Damasceno, ressaltou a importância das orientações levadas pelo Detran para as crianças. “Essa é uma ação importante de sensibilizar as crianças da primeira infância. Desde pequenas elas são parte desse movimento do trânsito e precisam ter essa noção por meio de informações, de forma lúdica, que o trânsito é para todos. Isso é algo primordial para o processo de ensino aprendizagem, essas informações para um trânsito mais seguro, que expresse gentileza. Elas precisam aprender, desde pequenas, que todos precisam obedecer às regras, leis, e no trânsito não é diferente”, disse.
Para a coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, levar informações sobre condutas seguras no trânsito às crianças da primeira infância é essencial na construção de um trânsito mais seguro para todos.
“Desde cedo as crianças observam e absorvem tudo ao seu redor. Quando abordamos temas como respeito às regras, atenção no ambiente urbano e o cuidado com a própria segurança e com a dos outros, estamos formando cidadãos mais empáticos, responsáveis e preparados para conviver em sociedade. Essa vivência lúdica e adaptada à linguagem infantil permite que elas internalizem valores que vão além do trânsito: cooperação e conhecimento”, destacou a coordenadora.
A campanha Maio Amarelo continua, ao longo do mês, com diversas ações educativas em todo Estado, levando orientações com foco na preservação da vida e na construção de um trânsito mais seguro para todos.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seplag divulga práticas públicas selecionadas para penúltima etapa do Prêmio Eficiência e Inovação do Governo de MT

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) divulgou a lista com 87 práticas públicas selecionadas para a penúltima etapa do Prêmio Eficiência e Inovação. Os times classificados passarão por entrevistas eliminatórias entre os dias 26 e 29 de maio.
Participam dessa fase 295 servidores, sendo que 41 atuam em mais de uma iniciativa. Cada categoria classificou, em média, 20 práticas, com exceção da subcategoria B1, que teve apenas sete selecionadas.
Entre os órgãos com iniciativas aprovadas estão as secretarias de Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra), Fazenda (Sinfra), Educação (Seduc), Ciência, Tecnologia Inovação (Seciteci), Saúde (SES), Assistência Social (Setasc) e a própria Seplag.
Também participam instituições como o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Casa Civil, as empresas mato-grossenses de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e de Tecnologia da Informação (MTI).
Além dessas, ainda seguem no concurso times das polícias Militar (PM) e Civil (PJC), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do MT Participações e Projetos S.A (MTPar) e do Mato Grosso Previdência (MTPrev).
- A lista de classificados está disponível aqui.
- Já a relação com o dia, horário e ordem de apresentações da penúltima pode ser acessada aqui.
- Para esclarecimentos de dúvidas recorrentes sobre como vai funcionar a entrevista, o Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova) elaborou este documento.
Ainda de acordo com a organização, foram enviados e-mails com orientações dessa terceira etapa para todos os classificados.
Fonte: Governo MT – MT
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