Sinop
Sinop se consolida como referência nacional na produção de etanol de milho e fortalece papel estratégico na transição energética

O município abriga a maior biorrefinaria de etanol de milho do mundo, pertencente à empresa Inpasa. A unidade instalada em Sinop possui capacidade produtiva estimada em cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, volume que coloca a cidade no centro da cadeia nacional de biocombustíveis e reforça sua importância estratégica para o país.
A produção em escala bilionária é resultado da integração entre agricultura, tecnologia e indústria. Milhões de toneladas de milho cultivadas na região são processadas localmente, agregando valor à produção agrícola e reduzindo desperdícios, além de contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira por meio de um combustível renovável.
Desenvolvimento econômico e geração de empregos
Outro diferencial do setor é o aproveitamento integral da matéria-prima. Além do etanol, as usinas produzem coprodutos como DDGS, utilizado na alimentação animal, óleo de milho e até energia elétrica. Esse modelo amplia as fontes de receita, aumenta a eficiência do processo e reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Ambiente favorável e novos investimentos
Esse desempenho está alinhado ao cenário estadual. Mato Grosso lidera a produção de etanol de milho no país, resultado da combinação entre alta oferta do grão, infraestrutura industrial robusta e investimentos contínuos em inovação e logística.
Papel da gestão municipal
“O destaque do município, no setor da indústria, como o do Portal 6, é o reconhecimento nacional que reforça o potencial de Sinop para novas parcerias, ampliação de investimentos e projetos voltados à agroindústria e à bioenergia. Esse é o setor da economia que move Sinop, região Norte de Mato Grosso e todo o estado matogrossense. Temos tudo aqui ao alcance de nossos olhos. E quando fazemos isso sempre com atenção à sustentabilidade e ao equilíbrio entre crescimento econômico e qualidade de vida”, explicou o secretário José Pedro Serafini.
Com um modelo de desenvolvimento responsável, planejado e sustentável, Sinop projeta seu nome no cenário nacional, fortalece sua economia e se consolida como exemplo de como o agronegócio pode impulsionar inovação, energia limpa e progresso social.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop oferta curso gratuito de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está com inscrições abertas para o curso de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação. O curso integra o programa Qualifica Turismo e é voltado à capacitação de profissionais para atuação em eventos, ações turísticas e atividades recreativas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até a próxima sexta-feira (23), no Senac Sinop.
O curso possui 40 horas de duração e ocorrerá de 2 a 20 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter Ensino Médio incompleto e idade mínima de 16 anos. A ementa contempla fundamentos do lazer e da recreação, jogos populares, práticas esportivas, desenvolvimento humano, organização de eventos recreativos e elaboração de atividades lúdicas para diferentes públicos.
O curso busca trabalhar criatividade, dinamismo, responsabilidade e trabalho em equipe, além de orientar o uso de recursos e materiais adequados para ações recreativas em hotéis, clubes, escolas, colônias de férias e eventos turísticos. A formação também prepara o aluno para planejar e executar atividades que promovem integração social, entretenimento e bem-estar, elementos essenciais para a experiência do visitante em destinos turísticos.
O objetivo é que, após o curso, o participante amplie possibilidades de atuação profissional e contribua para a diversificação da oferta turística em Sinop. O prazo para inscrição foi prorrogado e os interessados devem procurar o Senac Sinop, que fica localizado na Avenida das Sibipirunas, nº 3.662, no Setor Comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo número (66) 99908-6204.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop dá posse e promove acolhida a 39 novos professores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concedeu posse a 39 novos servidores da educação, que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal. A acolhida ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme), localizado em anexo à Secretaria.
O evento marcou o início da carreira desses profissionais como servidores públicos municipais, selecionados e contratados por meio do maior concurso público da história de Sinop, o nº 001/2024. Para a secretária de Educação, Salete Rodrigues, a chegada dos novos profissionais fortalecerá ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede. “São profissionais capacitados e com bagagem suficiente para promover a troca de experiências e contribuir com o melhor ensino que podemos oferecer na rede municipal”, avaliou.
Durante o evento, Salete desejou boas-vindas aos novos profissionais e destacou a importância de que eles sirvam como suporte e referência em um setor fundamental para a formação do caráter e do futuro profissional dos cidadãos. “Desejo a vocês que possam ser suporte para alguém e que também tenham suporte de alguém. Essa troca de experiências e capacidades é muito importante. Independentemente de estarmos na Secretaria ou em sala de aula, somos profissionais responsáveis pela construção da sociedade do futuro”, discursou.
Em Sinop, as aulas retornam no dia 2 de fevereiro. Mais de 23,2 mil alunos já tiveram suas matrículas confirmadas para o ano letivo de 2026. Mais de 1,2 mil professores atuarão nas 45 unidades escolares do município, sendo 24 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).
A novidade mais aguardada para o retorno às aulas é a entrega dos uniformes e dos kits escolares. A Secretaria de Educação fará a distribuição já no primeiro dia de aula. A entrega ocorrerá na própria unidade em que a criança estuda e seguirá um padrão: os uniformes, padronizados, serão entregues nos tamanhos solicitados previamente, conforme levantamento realizado pela escola de referência; já os kits escolares são personalizados e contêm itens adequados à série em que o aluno está matriculado, considerando a idade e a fase de aprendizagem.
“Os kits são divididos por faixa etária, de acordo com aquilo que a criança vai utilizar. Temos os kits da creche, do Pré I e Pré II; do 1º ao 3º ano; e do 4º ao 5º ano. Os materiais são adequados à idade do aluno. Estamos oferecendo kits com materiais de qualidade: boa borracha, bom lápis, lápis de cor, tudo aquilo de que a criança precisa para desenvolver suas atividades. Percebemos que há uma motivação quando a criança recebe esse material, porque não há nada mais gostoso do que iniciar o ano com materiais novos”, comentou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.
Neste ano, haverá novidade nos materiais escolares para alunos do 3º, 4º e 5º anos. “Vamos iniciar um trabalho com essas turmas utilizando o método de apostilas, com sistema de ensino. Por que trabalhar assim com esses anos? Porque, a partir do 4º ano, há o fracionamento de professores, que passam a atuar mais por área, e os livros do Governo Federal não abrangem todos os conteúdos necessários. Já no 1º e 2º anos, utilizamos o método de alfabetização, com mais atividades concretas, jogos e leitura de livros — com material do programa Alfabetiza MT”, explicou Salete.
Neste ano, o município retorna às aulas com investimentos de R$ 60 milhões na rede de educação básica, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino. A secretária reforça que a qualidade do aprendizado é resultado da soma entre os investimentos do poder público e a frequência dos alunos em sala de aula. “É imprescindível — este é um ponto principal — que a criança não falte à escola, pois toda a programação do professor tem continuidade. Quando a criança falta, pode perder o início de um conteúdo, o que prejudica a assimilação da matéria”, destacou.
Veja também: Prefeitura de Sinop prepara retorno às aulas com kit escolar e uniforme
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop oferta curso de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação de forma gratuita

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está com inscrições abertas para o curso de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação. O curso integra o programa Qualifica Turismo e é voltado à capacitação de profissionais para atuação em eventos, ações turísticas e atividades recreativas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até a próxima sexta-feira (23), no Senac Sinop.
O curso possui 40 horas de duração e ocorrerá de 2 a 20 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter Ensino Médio incompleto e idade mínima de 16 anos. A ementa contempla fundamentos do lazer e da recreação, jogos populares, práticas esportivas, desenvolvimento humano, organização de eventos recreativos e elaboração de atividades lúdicas para diferentes públicos.
O curso busca trabalhar criatividade, dinamismo, responsabilidade e trabalho em equipe, além de orientar o uso de recursos e materiais adequados para ações recreativas em hotéis, clubes, escolas, colônias de férias e eventos turísticos. A formação também prepara o aluno para planejar e executar atividades que promovem integração social, entretenimento e bem-estar, elementos essenciais para a experiência do visitante em destinos turísticos.
O objetivo é que, após o curso, o participante amplie possibilidades de atuação profissional e contribua para a diversificação da oferta turística em Sinop. O prazo para inscrição foi prorrogado e os interessados devem procurar o Senac Sinop, que fica localizado na Avenida das Sibipirunas, nº 3.662, no Setor Comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo número (66) 99908-6204.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Agro News12/01/2026 - 08:00Produtores têm até 17 de janeiro para regularizar cadastro das lavouras de soja
-
Policial11/01/2026 - 16:30Polícia Militar prende homem por feminicídio em MT
-
Esportes11/01/2026 - 22:32Diretoria do União é recebida pelo prefeito interino Altemar Lopes
-
Saúde13/01/2026 - 11:57Crianças também podem desenvolver câncer de pele – saiba como suspeitar e prevenir
-
Esportes13/01/2026 - 23:30CBF divulga tabela das oito primeiras rodadas do Brasileirão 2026
-
Agro News12/01/2026 - 08:30Veja calendário 26 e orientações de planejamento para o produtor rural
-
Esportes13/01/2026 - 23:00Palmeiras avança na Copinha em jogo eletrizante e polêmico nos pênaltis contra o Vitória
-
Agro News12/01/2026 - 08:00Agronegócio fechou 25 com recordes de volume e receita e projeta novo ciclo forte em 26






