Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Sob o lema “No trânsito, o sentido é a vida”, Maio Amarelo estimula responsabilidade ao trafegar em vias públicas

Publicado

Condutores de automóveis, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, todos aqueles que transitam pelas ruas da cidade são alvo da campanha que estimula consciência e respeito às regras do trânsito nas vias públicas. Este ano, o Maio Amarelo adota o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, destacando a importância desse bem maior que deve ser preservado quando o objetivo é se chegar ao destino pretendido.

Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) em conjunto com o Detran, a Polícia Militar, as autoescolas e o Projeto Samuzinho prepararam uma programação especial para sensibilizar a população sobre a causa. Durante todo o mês de maio, escolas municipais e estaduais, além de empresas, vão receber palestras que abordam a necessidade de um comportamento adequado e seguro ao volante e também as ações primordiais em casos de emergência.

Ainda estão previstos pitstops a serem realizados no sábado (18), entre a Rua Fernando Corrêa e a Avenida Amazonas, e na semana seguinte, também no sábado (25), entre a Rua Castelo Branco e a Avenida Bandeirantes, sempre a partir das 8 horas.

Muitos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas respeitassem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nunca se deve misturar álcool e volante, dirigir na contramão ou discutir no trânsito. O celular é mais um vilão, como enfatiza o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Metello: “Não se pode falar ou manipular o celular quando se está dirigindo. E, ainda, é fundamental não ultrapassar o limite de velocidade, estando atento a isso, especialmente, em vias mais longas onde, muitas vezes, as pessoas aceleram mais”.

Veja Mais:  Estudo aponta impactos na qualidade de vida, segurança e valor de imóveis nas regiões afetadas pelos trilhos

Outra atitude que causa vários acidentes mesmo com o carro parado é abri-lo inadvertidamente, sem observar se há algum veículo se encaminhando no sentido da via que possa ser interceptado com o movimento de abertura da porta.

Uso de cinto de segurança e crianças em assentos adequados à sua faixa etária devem ser usados sempre. Sinal amarelo indica que é preciso reduzir a velocidade antes que ele fique vermelho. Parar em frente à faixa de pedestres para as pessoas atravessarem também é conduta básica.

Apesar de não estar dentro do carro, o pedestre interage com os veículos e faz parte trânsito, sendo um dos elementos que integram esse fluxo. Essa interferência também deve ter alguns cuidados, como não atravessar em esquinas de calçadas, onde os carros viram e, ainda, evitar ficar parado em frente a faixa de pedestres conversando, quando não tem intenção de fazer a travessia, confundindo os motoristas.

Rondonópolis

Liquidaqui 2026 espalha descontos pelo comércio e amplia oportunidades para consumidores

Publicado

Com promoções de até 60% e diferentes condições especiais, campanha da CDL Rondonópolis segue até 19 de setembro

Foto- Assessoria

O Liquidaqui 2026 está transformando o comércio de Rondonópolis em uma grande vitrine de oportunidades. Em diferentes estabelecimentos participantes, os consumidores já encontram descontos de até 60% entre outros percentuais e condições promocionais, que variam de acordo com cada empresa, produto ou serviço.

Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis, a 23ª edição da campanha segue até o dia 19 de setembro, incentivando os consumidores a circularem pela cidade, pesquisarem preços e conhecerem as ofertas preparadas especialmente para o período.

A variedade é um dos principais atrativos desta edição. Há promoções em diferentes segmentos do comércio e de serviços, com reduções percentuais, preços especiais e outras condições definidas individualmente pelas empresas participantes. Por isso, a orientação é simples, pesquisar e aproveitar, já que as ofertas podem variar de um estabelecimento para outro.

Além de economizar, quem compra nas empresas participantes também pode concorrer à premiação do Liquidaqui. A cada R$ 50 em compras, o consumidor recebe um cupom para concorrer aos prêmios. Para participar, é necessário baixar o aplicativo CDL Rondonópolis e cadastrar a nota fiscal.

Ao todo, serão distribuídos 500 vale-compras de R$ 200 e 10 iPhones 17 de 256 GB. A primeira apuração dos vale-compras já foi realizada, tendo como parâmetro oficial a extração da Loteria Federal do dia 9 de setembro, contemplando os primeiros 70 consumidores.

Veja Mais:  Chegada do Papai Noel no Rondon Plaza Shopping será neste sábado

Com a campanha ainda em andamento, a CDL reforça o convite para que a população visite as empresas participantes e acompanhe as promoções. Até 19 de setembro, novas oportunidades podem ser encontradas em diferentes pontos da cidade, fortalecendo o comércio local e oferecendo ao consumidor a possibilidade de economizar e ainda concorrer a prêmios.

Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito encaminha veto a projeto que suspendia extinção da CODER

Publicado

Foto- Assessoria

O Poder Executivo de Rondonópolis apresentou o Veto Total nº 0039/2026, referente ao Projeto de Lei Legislativo nº 0137/2026, de autoria do vereador Vinicius Amoroso, que propunha suspender a eficácia da legislação que autorizou a liquidação e extinção da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis (CODER).

O veto foi protocolado na Câmara Municipal sob o Protocolo Legislativo nº 3339/2026 e será submetido a apreciação pelos vereadores na última sessão do mês de setembro.

De autoria de Vinicius Amoroso, o projeto pretendia suspender a eficácia da Lei Complementar nº 573, de 4 de dezembro de 2025, responsável por autorizar a liquidação e extinção da CODER. A proposta estabelecia que a suspensão permaneceria até o cumprimento dos requisitos legais, administrativos e judiciais relacionados ao processo.

Na justificativa da proposta legislativa, a medida buscava interromper temporariamente os efeitos da extinção da companhia enquanto não fossem concluídas as providências consideradas necessárias para garantir a regularidade do processo.

Com o veto total apresentado pelo Executivo, caberá agora ao Plenário da Câmara Municipal apreciar a decisão. Os vereadores poderão manter o veto ou rejeitá-lo, conforme o resultado da votação e as regras previstas na legislação municipal.

O embate coloca novamente a CODER no centro das discussões entre Executivo e Legislativo, em um processo que envolve o futuro da companhia, seu patrimônio, obrigações e os procedimentos necessários para eventual liquidação e encerramento das atividades.

A votação do veto deverá definir se o projeto de Vinicius Amoroso será definitivamente arquivado ou se terá seus efeitos preservados mediante derrubada da decisão do Executivo.

Veja Mais:  Projeto do executivo sobre edificações irregulares é aprovado
Continue lendo

Política MT

Alessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT

Publicado

Foto- Redes Sociais

A candidata a deputada estadual Alessandra Ferreira (Podemos) elevou o tom contra um adversário político ao comentar as recentes movimentações na Justiça envolvendo sua possível candidatura à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Sem citar nominalmente o adversário no trecho, Alessandra afirmou que ele estaria incomodado com o crescimento de seu projeto político e que, em vez de disputar nas urnas, estaria tentando utilizar a Justiça para dificultar sua participação na eleição.

“Ele está muito incomodado com tudo isso, incomodado que há uma grande chance, possibilidade de a gente alcançar essa cadeira e, infelizmente, ele não quer vir para a disputa no pau a pau”, afirmou.

Na avaliação de Alessandra, a tentativa de questionar sua candidatura não deve prosperar e representa uma forma inadequada de fazer política.

“Ele quer jogar baixo desse jeito, buscando a Justiça, mas eu acredito que a Justiça vai ser justa e vai entender que nós estamos fazendo o que todo cidadão tem a possibilidade de fazer e tem o dever de fazer”, declarou.

A candidata também levantou a possibilidade de que sua condição de mulher e o fato de ser esposa do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, estejam entre os fatores que provocariam resistência ao seu projeto eleitoral.

“Eu não sei se é porque eu sou mulher, eu não sei se é porque eu sou a esposa do Cláudio, eu não sei se ele está se sentindo acuado, se ele pensa que a nossa candidatura atrapalha a dele”, disse.

Veja Mais:  Estudo aponta impactos na qualidade de vida, segurança e valor de imóveis nas regiões afetadas pelos trilhos

Alessandra defendeu ainda que a disputa eleitoral seja definida pelo eleitor e afirmou que sua candidatura estaria ganhando força justamente por provocar reações dos adversários.

“Eu entendo que nós estamos no caminho certo, porque senão ele não estaria fazendo isso. Eu só gostaria que ele fosse mais homem e não jogasse baixo igual ele está jogando e fizesse uma disputa justa”, afirmou.

A pré-candidata reforçou que considera legítimo o direito de qualquer cidadão disputar uma eleição e pediu que a população tenha liberdade para decidir nas urnas.

“Deixar o povo escolher. O cidadão tem o direito de fazer a sua escolha, escolher o que é melhor para sua cidade, melhor para seu estado”, declarou.

Na sequência, Alessandra associou o discurso eleitoral às ações e investimentos realizados em Rondonópolis. Ela citou obras e serviços na área da saúde, o microrevestimento de vias e a ordem de serviço para o viaduto, além da duplicação do anel viário, destacando a parceria entre o município e o Governo de Mato Grosso.

“Nós não fazemos a política da pessoalidade. E, como eu falei, eu sinto muito por um homem velho daquele, velho na política, enxergar dessa forma, mas você tem uma oportunidade de mudar os seus pensamentos. Pense grande, vamos ser grande, vamos pensar numa Rondonópolis para todos”, concluiu.

As declarações colocam a disputa pela vaga na Assembleia em um novo patamar de confronto político, com Alessandra sinalizando que pretende manter a candidatura e enfrentar os adversários diretamente nas urnas.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana