Mato Grosso
Técnicos da Saúde debatem enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya
O Plano Regional de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya foi debatido em uma oficina de capacitação, realizada entre os dias 09 e 12 de abril em Cuiabá. Participaram do encontro técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, da atenção básica e primária, da Unidade de Regulação estadual, Laboratório Central do Estado (Lacen), além de profissionais da Vigilância de Cuiabá e de Várzea Grande.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Alessandra Moraes, destaca que o projeto faz parte do Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2019/2020, elaborado pela SES-MT, e que tem como objetivo realinhar as ações conjuntas entre as unidades de saúde pública. “Para combater essas doenças não é possível agir de forma isolada; cada unidade precisa trabalhar de maneira articulada para evitar que esses vírus provoquem epidemias e aumentem o risco de morte entre a população.”
A partir da notificação de um caso, mesmo que suspeito, a Vigilância Epidemiológica emite alerta e desencadeia uma série de ações de bloqueio do vírus no ambiente onde o paciente reside. Sem a notificação, a doença passa a ser tratada de forma comum e sem a devida importância que requer.
“A Vigilância Epidemiológica tem os critérios técnicos estabelecidos para agir em cada situação, porém, a ausência da notificação omite o cenário real e isso mascara um possível surto epidemiológico”, concluiu Moraes.
Subnotificação e automedicação
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da SES-MT, diversos municípios deixaram de notificar os casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya. No entanto, Mato Grosso é um estado endêmico, em que há a possibilidade de a população ser afetada de forma drástica caso não haja a notificação dos casos.
Outro problema enfrentado é a automedicação. “A automedicação por parte da população não passa pela notificação oficial e esse é um costume que coloca em risco a vida do paciente infectado pelo vírus. O profissional de saúde, especialmente o médico, precisa ter o olhar atento aos sintomas clínicos e acompanhar de perto a evolução do quadro de saúde do paciente – sem menosprezar a suspeita, não banalizando os casos e atribuindo a causa a uma virose simples”, alertou o gerente do Controle de Vetores e Zoonoses da SES-MT, Sandro Luiz Netto.
No ano de 2018, o uso do fumacê – recurso técnico usado em caso de dengue severa – ocorreu em Várzea Grande, em ação conjunta entre a SES-MT e a secretaria Municipal de Saúde do município.
Segundo os especialistas da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, o uso do fumacê depende da notificação de casos, principalmente quando há registro de quadro grave e de óbito, além do registro da quantidade de imóveis que possuem o criadouro do mosquito transmissor das doenças. Esses critérios precisam ser observados pelos municípios e profissionais da saúde pública.
“O fumacê é uma forma de combate ao vírus do mosquito que deve ser usado de maneira complementar e o sinal de alerta para o seu uso é a notificação de casos, ou seja, quando o registro está acima da média histórica do município”, esclareceu Luiz Netto.

Mato Grosso
Seduc realiza encontro formativo com Diretorias Regionais para debater recuperação da aprendizagem

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) irá realizar o Encontro Formativo (ENFOR) com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), tendo como foco ”O Sistema Estruturado de Ensino e as Estratégias Metodológicas para a implementação do Plano Estadual de Recomposição da Aprendizagem”. O encontro ocorrerá durante os dias 25 e 26 de maio, no auditório do Hotel Holiday Inn, em Cuiabá.
“O Encontro Formativo é uma das ferramentas que busca contribuir com os esforços de recuperação da aprendizagem na Rede Estadual de Ensino”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Ele lembra que, desde o início do ano letivo de 2022, estudantes de toda a rede estão usando o material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que visa auxiliar no processo de recomposição da aprendizagem.
“O objetivo do encontro é fortalecer as Coordenadorias de Formação das DREs na gestão de tomada de decisão e orientações referentes às ações de implantação do Sistema Estruturado de Ensino e o Plano Estadual de Recomposição de Aprendizagem”, acrescenta o secretário. Ele reforça que a Seduc adotou as melhores ferramentas de ensino e, agora, é o momento de dar um plus no efeito multiplicador dos educadores e gestores. “Vamos aprofundar essa discussão com as maiores autoridades no assunto”, disse.
Uma das presenças no evento será o ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim Fernandes. Outros oito professores doutores participarão de Grupos de Trabalho, além de mediadores com o mesmo nível curricular.
O evento tem carga horária total de 16 horas e prevê a participação de aproximadamente 125 pessoas. A programação será desenvolvida em parceria com especialistas da FGV e da Dian & Silva.
Entre os temas que serão discutidos, por meio de palestras e oficinas, estão as possibilidades de intervenção pedagógica conforme o Sistema Estruturado de Ensino, melhorias na aprendizagem de acordo com os resultados das avaliações e estratégias metodológicas para o plano das ações de recomposição da aprendizagem.
“Vejo como de suma importância esse evento para trazer engajamento na rede, oferecer todas as informações necessárias para que estejamos conectados para fazer a diferença na Educação Pública Estadual e, principal, na ponta, dentro da sala de aula”, analisa Saulo Scariot, Diretor regional de Educação do Polo Tangará da Serra.
“Além do elemento humano, fundamental nessa jornada, vamos nos valer dos avanços das tecnologias educacionais e do uso de ferramentas que permitem o ensino personalizado, com diagnóstico das lacunas de aprendizado e aceleração de aprendizagem”, define Amauri Monge Fernandes, secretário adjunto Executivo da Seduc. Dada à urgência da recuperação da aprendizagem, Amauri observa que a tarefa é de todos. “Toda a comunidade escolar deve se envolver, além da família, é claro”, finaliza.
Supervisão de Rui Matos.
Mato Grosso
Inscrições para projetos na área de educação ambiental e sustentabilidade continuam abertas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) mantém abertas as inscrições para a seleção de projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade, para as escolas que atendem a Educação no Campo e Quilombola. Os valores disponíveis chegam a R$ 250 mil, podendo atender a 40 escolas com recursos de até R$ 6.250,00 por unidade escolar.
A iniciativa busca subsidiar projetos ambientais, que ampliem as aprendizagens essenciais, mas que também promovam nos estudantes o desenvolvimento do protagonismo juvenil, valores de cidadania, inclusão social e responsabilidade em meio às questões ambientais, tão necessárias na atualidade.
Entre os temas, que poderão ser abordados nos projetos, estão Arborização com Espécies Frutíferas; Reutilização da Água; Reciclagem/ Reutilização de Lixo; Compostagem; Reutilização de Alimentos; Preservação de Espécies em Extinção e/ ou Perda de Biodiversidade; Biofertilizante Líquido; Queimadas e Preservação de Biomas.
“Nesses temas, estão contidas as preocupações e reflexões sobre as mudanças ambientais e como a educação ambiental pode ajudar no desenvolvimento de novas ferramentas, para promover a preservação ambiental e a sustentabilidade”, observa Lucia Santos, superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc.
Outra intenção da Secretaria, para o desenvolvimento destes projetos, é promover a recuperação da aprendizagem dos estudantes. Com a prática das atividades de educação ambiental, toda a comunidade escolar estará atuando de maneira interdisciplinar, estabelecendo relações com a parte teórica dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT), e a Parte Diversificada.
Para conhecer o documento acesse AQUI.
Mato Grosso
Escola de Governo oferta curso na área de administração pública

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, oferta 25 vagas para o curso “Administração pública pós-burocrática: modelos organizacionais”.
A qualificação será realizada na modalidade semipresencial e tem como público-alvo servidores que desenvolvam atividades na área de gestão e líderes que desejam aprimorar competências para gerenciamento. Interessados têm até a próxima terça-feira (31) para se inscrever. Inscreva-se AQUI.
O curso possui carga horária de 32 horas e abordará, entre outros temas, modelos da administração pública, conceito e metodologia de Parceria Público-Privada (PPP), de Organização Social e Empresa Pública. As aulas terão início no dia 1º de junho e serão ministradas pelo facilitador e servidor público Vinícius de Carvalho Araújo. As atividades presenciais ocorrerão na Escola de Governo – Sala Saber.
Mais informações pelo telefone (65) 3613-3611.
Supervisão de texto Nayara Takahara.
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