Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Três foram presos durante Operação Tolerância Zero Sobre Duas Rodas em Cuiabá

Publicado

Três condutores foram presos e 104 veículos foram fiscalizados durante a 5ª Edição da Operação Tolerância Zero Sobre Duas Rodas, realizada nesta quarta-feira (25.6) na Avenida Coxipó Mirim, Bairro Doutor Fábio, em Cuiabá.

Conforme o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), entre os presos está um por embriagues ao volante, um por desobedecer à ordem de parada e fugir, e outro por mandado de prisão em aberto.

A operação fiscalizou 104 motocicletas, sendo que 41 veículos acabaram sendo removidos e 60 autuados, além de realizar 29 testes de alcoolemia, que geraram 70 Autos de Infração de Trânsito (AIT).

Do total de infrações, foram 23 de condutores sem habilitação, 23 com registro ou veículo não licenciado, nove de motocicletas com sistema de iluminação alterados, quatro de veículos sem equipamentos obrigatórios e outros quatro sem uma das placas de identificação.

Integração

A Operação Tolerância Zero Sobre Duas Rodas é realizada pelo GGI, com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e em Cuiabá da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Seis são presos por porte de arma e tráfico de drogas

Mato Grosso

Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos

Publicado

O Hospital Regional de Sinop, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), realizou 2.342 procedimentos cirúrgicos no primeiro semestre de 2025. A unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês. Além disso, foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês.

Em comparação ao primeiro semestre de 2019, em que foram realizados 1.491 procedimentos, o aumento é de mais de 50% em cirurgias realizadas na unidade.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a unidade é uma referência para a população da região ao proporcionar atendimento de qualidade para os cidadãos. “O Hospital Regional de Sinop é referência para os moradores da região Teles Pires e realiza diversos procedimentos com qualidade e eficiência, além de contar com mais de 90% de sua estrutura modernizada, para melhor atender à população”, afirmou.

O Hospital Regional realiza, desde 2022, atendimentos e procedimentos na especialidade de oftalmologia e, no primeiro semestre de 2025, foram agendadas 980 consultas de pacientes de 47 municípios diferentes, conforme dados do Cartão SUS. Neste mesmo período, foram realizadas 72 cirurgias eletivas, de pacientes de 10 municípios.

A unidade também atende nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular, UTI/UCI Pediátrica, UTI Adulto, Oftalmologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Emergência, Cardiologia, Neurologia e Cuidados Paliativos, tanto média, quanto em e alta complexidade.

Veja Mais:  Homem que perseguia e importunava sexualmente colega de trabalho é preso pela Polícia Civil

O hospital possui 4 salas cirúrgicas, 28 leitos exclusivamente ortopédicos e outros 18 leitos voltados para procedimentos cirúrgicos gerais.

“Os resultados alcançados neste primeiro semestre refletem o fortalecimento da capacidade de atendimentos do Hospital Regional de Sinop. Importante destacar também que o alcance desses números é graças ao empenho de muitos atores, sejam eles enfermeiros, médicos, farmacêuticos e todos os demais. Seguimos empenhados em garantir a prestação de serviços com qualidade, eficiência e de forma humanizada”, concluiu o diretor da unidade, Jean Carlos Alencar.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Crianças e adolescente se reúnem em 6º Intercâmbio de Programas Agentes Mirins de MT

Publicado

Quase 500 crianças e adolescentes que integram o programa social Agente Mirim, conduzido em diversas cidades de Mato Grosso por policiais penais, se reuniram neste fim de semana em Campo Novo do Parecis no 6º Intercâmbio Cultural de Projetos Sociais Mirins.

O encontro reuniu o público infantojuvenil também de outros projetos das forças de segurança como o PM Junior e a Guarda Mirim de municípios mato-grossenses e ainda de Rondônia. Entre as cidades representadas estavam Tangará da Serra, Jauru, Sinop, Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis, Comodoro e Cerejeiras (RO), com quase 500 participantes.

O programa de prevenção às drogas Agente Mirim foi criado em 2016, na cidade de Campo Novo do Parecis, por um grupo de policiais penais que viu no crescente aumento de um público cada vez mais jovem envolvido com delitos, especialmente o tráfico de entorpecentes, a necessidade de criar atividades preventivas.

O policial penal Fábio Aguiar, idealizador do projeto, junto com os colegas, resolveu agir de forma preventiva, além de aproximar os demais setores de segurança pública dos jovens. “O projeto foi pensando com a missão de formar o cidadão na sua integralidade com a visão de se tornar um centro de formação de melhores cidadãos, com atividades cívicas e físicas, envolvendo noções de cidadania, respeito e responsabilidade”, explicou o idealizador.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, visitou a sede do programa em Campo Novo do Parecis, e na abertura do encontro reforçou a importância de atividades semelhantes voltadas ao público jovem para evitar que crianças e adolescentes sejam cooptadas para práticas delituosas.

Veja Mais:  Governo contrata Hospital de Nova Mutum para realizar 53 mil procedimentos por ano

“Nós temos que ter todo o sistema de justiça criminal envolvido em atividades como essas que é também um enfrentamento à criminalidade. E projetos como esse, que envolvem atividades educativas e esportivas e apoiadas pela sociedade e com empenho de nossos servidores, nós vemos que podem fazer a diferença para afastar cada criança e adolescente de perigos como o aliciamento para o crime, para as drogas”, observou o secretário de Justiça.

O programa Agente Mirim é desenvolvido pelos servidores penitenciários em parceria com outros voluntários e também recebe doações da sociedade.

Inicialmente, o programa começou com um público infantojuvenil de um bairro com maior vulnerabilidade social em Campo Novo do Parecis, que ficava nas ruas durante o dia, enquanto os pais estavam trabalhando. Atualmente, as atividades atendem toda a comunidade.

A partir de 2021, o programa se expandiu e chegou a mais sete cidades de Mato Grosso, onde os policiais penais se organizaram, com apoio da sociedade civil e voluntários, para desenvolver as atividades. Em 2021 foi criado em Mirassol D’Oeste e no ano seguinte em Barra do Garças. Em 2023, foi implantado nas cidades de Sorriso, Tangará da Serra e Sinop e, neste ano, em Rondonópolis e Araputanga.

Aluno do programa em Tangará da Serra, Vinicios Souza começou a frequentar as atividades do Agente Mirim em 2023. “Mudou muita coisa na minha vida, todos os instrutores nos ajudam muito, como também a nossas famílias”.

Veja Mais:  Idoso condenado por estupro é preso pela Polícia Civil

O 6º Intercâmbio Cultural do programa teve uma programação com atividades esportivas, marcha contra as drogas e instruções com equipes especializadas da Polícia Penal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A programação contou ainda com imersão cultural na aldeia Quatro Cachoeiras, da etnia Paresí, com atividades de esporte na natureza, um sobrevoo de helicóptero e o famoso futebol de cabeça, dos povos indígenas.

Paralelo ao Intercâmbio Cultural dos projetos, a programação contou ainda com o 3º Workshop de Segurança Pública organizado pela Feconseg e Conseg de Campo Novo dos Parecis, com exposições de materiais bélicos, viaturas e equipamentos táticos de equipes da Secretaria de Estado de Justiça (Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Políticas sobre Drogas); Secretaria de Segurança Pública, Polícia Comunitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Atividades do Agente Mirim

Os participantes têm a oportunidade de conhecer, por meio de conversas e instruções os órgãos de segurança pública, empresariado, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, sociedade civil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, profissionais liberais, entre outros.

Há também atividades extras, com participação em campanha de trânsito, campanha de combate à dengue, exposição agropecuária, campanhas de combate às drogas, campanha contra o abuso sexual, entre outras.

O diferencial do projeto é a participação da família junto com as crianças e adolescentes, como forma de envolvê-los nas atividades.

Veja Mais:  Homem que perseguia e importunava sexualmente colega de trabalho é preso pela Polícia Civil

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Força-tarefa na Politec leva à conclusão de 80 laudos de exames de eficiência de armas de fogo na capital

Publicado

Uma força-tarefa realizada por peritos criminais de diversas gerências da Politec da capital resultou na conclusão de 80 exames de eficiência de armas de fogo, ao longo de três meses. Estas perícias são essenciais para a elucidação de crimes envolvendo armamentos, uma vez que atestam se uma arma apreendida é capaz de produzir disparo.


A atuação de peritos plantonistas, que voluntariamente se disponibilizam a colaborar com outras gerências da Politec, tem garantido mais celeridade na entrega de laudos periciais e contribuído diretamente para a resposta técnica aos órgãos do sistema de justiça.

Na força-tarefa da Balística, os peritos colaboradores dedicaram um dia a mais por mês para atuar exclusivamente no apoio à Gerência de Balística, concentrando esforços na análise do passivo acumulado. Enquanto isso, os peritos lotados na própria Gerência — atualmente em número de 11 — seguiram com o atendimento regular às novas requisições e outras demandas técnicas da unidade, garantindo a continuidade dos serviços.

A força-tarefa voltada aos exames de eficiência de armas de fogo foi encerrada no mês de junho, após cumprir a meta de análise de toda a demanda reprimida de exames. Os peritos convidados atuaram de forma pontual e coordenada, sem prejuízo às atividades regulares da Gerência de Balística, que manteve o atendimento contínuo às novas requisições.


A ação foi criada com a finalidade de sanar o volume grande de exames de eficiência de armamentos e munições, que se encontravam pendentes na Gerência de Perícias de Balística, vinculada à Coordenadoria de Perícias Internas da Diretoria Metropolitana de Criminalística.

Veja Mais:  Comissão de Saúde da Assembleia conhece estrutura do Hospital Regional de Sinop

Somente no primeiro semestre deste ano, foram requisitadas 262 perícias de eficiência balística na região metropolitana. A Coordenadora de Perícias Internas da Politec, Quezia Vicente Pereira Resplande, explica que a iniciativa evidencia a capacidade da instituição em articular seus recursos humanos de forma estratégica e integrada, mesmo diante de altos volumes de trabalho.

“A colaboração dos peritos envolvidos foi essencial para que conseguíssemos ‘zerar o passivo’ desse tipo de exame na capital com agilidade e sem comprometer o fluxo contínuo dos demais atendimentos”, ressaltou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana